Barilla e ESPM realizam Summit Respect e promovem debate sobre futuro da diversidade e inclusão

Líderes de empresas e representantes da sociedade civil se encontram nos dois dias do evento para debater ações em prol das mulheres, negros e população LGBTQ+.





Incentivar o debate sobre diversidade, respeito e inclusão em diversos meios, incluindo o corporativo, é uma das missões da Barilla, líder mundial em massas. Com esse objetivo, a empresa, em parceria com a ESPM, desenvolve o Summit Respect, evento gratuito e aberto ao público. O intuito é discutir como as empresas estão promovendo o respeito às diversidades internamente, no consumo e nas ações de marketing. Será realizado nos dias 11 e 12 de junho, na ESPM-TECH São Paulo.

Serão dois dias repletos de programação com painéis (confira temas abaixo) que abordarão assuntos relacionados à diversidade. Além do conteúdo, o Summit Respect promoverá oficinas para capacitação técnica profissional da população Trans e travestis, e uma pequena cota voltada a alunos da ESPM.

Antes do evento, o Summit Respect chega ao Instagram. No perfil @summit.respect, os seguidores passam a ter acesso a conteúdo relacionado à diversidade: personalidades que lutaram (ou lutam) pelos direitos dos negros, mulheres e população LGBTQ+; dicas de filmes, livros e séries; orientações sobre legislação e telefones úteis em caso de qualquer violência ou discriminação; entre outros serviços.

Segundo Fabiana Araújo, gerente de marketing da Barilla e integrante do Grupo Respeito - que reúne colaboradores da empresa para promover a diversidade no ambiente corporativo - o Summit Respect contribui para reforçar o posicionamento global da companhia em prol da diversidade e inclusão. Nos últimos anos, a marca vem apoiando importantes projetos como a Casa Florescer, espaço que acolhe mulheres trans em São Paulo; Mães pela Diversidade, ONG que luta contra a discriminação com base em orientação sexual, identidade de gênero e condição sexual; e Chefs Especiais, instituto que atua pela socialização de pessoas com Síndrome de Down por meio da gastronomia; além de ações internas, desenvolvidas com o Carlotas, que visam proporcionar por meio de palestras e experiências pessoais, o diálogo sobre empatia, respeito e diversidade.

TEMAS

“Como desenvolver uma cultura inclusiva”

  • Karina de Andrade Chaves, gerente de responsabilidade social do Carrefour
  • Suelen Marcolino, líder do grupo de equidade racial e especialista em novos negócios no LinkedIn Brasil
  • Simon Gamboa, head of user acquisition da Tapps Games

“Quem são os influencers da diversidade?”

  • Leandro Bravo, Partner e CMO da Celebryts

“Conversa com advogados”

  • Melissa Cassimiro, advogada da Accenture
  • Kalebe Machado, advogado do Carrefour
  • Marcel Francarolli Nunes, advogado da Trench Rossi Watanabe

“Engajamento, ativismo e marca”

  • Rodrigo Santini, gerente de missão social da Ben & Jerry’s

“Benchmark com empresas líderes em diversidade”

  • Marco Giovanne Tobias da Silva, vice chairman do Bank of America
  • Ricardo Yuki, superintendente da área de risco da Citi

“Os desafios das pessoas negras nas organizações”

  • Pedro Jaime, professor da ESPM, antropólogo e autor do livro Executivos Negros (vencedor do Prêmio Jabuti 2017)
  • Renata Hilário, líder do grupo Publicitários Negros
  • Felipe Guerra, representante do grupo Publicitários Negros

“Quando a cultura LGBT toma as ruas e a cidade”

  • Prof. Dr. Fábio Mariano Borges, especialista em comportamento do consumidor e professor da ESPM
  • Pedro Gariani, co partner da Unicorns Brasil

“Promoção dos Direitos Humanos nas organizações: quais os resultados?”

  • Daniela Cortezze, gerente de RH da Barilla
  • Profa. Dra. Gisele Castro, comitê de direitos humanos da ESPM
Fonte: assessoria