Concurso talentos do Gelato terá nova etapa durante o Sirha São Paulo

O concurso – exclusivo da versão brasileira do evento – contará com três tipos de provas em que o gelato é o ingrediente principal.

Após o sucesso na última edição do Sirha no Brasil, o Talentos do Gelato está de volta, com nova etapa no dia 14 de março, durante o Sirha São Paulo. Com coordenação do mestre sorveteiro Frederico Samora, o concurso – exclusivo da versão brasileira do evento – contará com três tipos de provas em que o gelato é o ingrediente principal.

Serão quatro duplas de gelatieres que irão preparar, ao vivo, durante cinco horas, cubas de sorvete e tortas geladas, além de uma entrada inusitada tratando-se de gelato: os finger food salgados. Serão duas cubas de sorvete, uma delas decorada conforme o tema escolhido por cada equipe e apresentada aos presentes, a outra destinada à degustação do júri. As tortas geladas deverão ter no mínimo três sabores, sendo um deles o gelato e outros podem ser cremes, mousses e semifrios de livre escolha das equipes. Já os finger foods devem harmonizar com um ou mais elementos da gastronomia, sendo um deles uma bebida alcoólica.

Para avaliar e escolher a dupla vencedora, um júri bem diversificado. Entre os chefs do time, estão Ângelo Perrela – como presidente do júri –, Frédéric Monnier e Rachel Armani; já entre as personalidades de influência no setor, estão Eduardo Weisberg – presidente da ABIS (Associação Brasileira de Indústrias e do Setor de Sorvetes) – e Gisela Redoschi, gestora de desenvolvimento da área de gastronomia do SENAC SP; e, entre os jornalistas especializados, Renata Mesquita (Paladar/Estadão).

Além de prestigiar a atividade de sorveteiro, a competição procura valorizar o profissional que trabalha de forma criativa e ágil, revelando novos prodígios do setor. A dupla que vencer o Talentos do Gelato – que é desenvolvido em parceria com a Carpigiani e PreGel, patrocinadoras do evento – irá levar para casa o Troféu Sabor Sirha São Paulo 2018.

O Talentos do Gelato tem como patrocinadores Gold a Bragard, a Carpigiani e a Pregel.

CANDIDATOS

Chris Souza e Maria Bodstein

Chris é formada em gastronomia e cursa pós-graduação em pâtisserie francesa. Foi sócia-proprietária durante 6 anos de um atelier de bolos artísticos e atualmente ministra aulas de confeitaria.

Maria é graduada em engenharia de alimentos e possui especialização em vigilância sanitária e mestrado em ciências e tecnologia de alimentos pela IFRJ. No momento está desenvolvendo um projeto entre o Grupo Pão de Açúcar e o Governo do Estado do Rio de Janeiro diante o mesmo tema.

Camila Valin e Luana Bettanin

Camila é engenheira de alimentos com formação em gelateria artesanal pela Carpegiani Gelato University em Bologna, Itália. Fundadora e responsável técnica da Sallini Gelati, empresa de gelato italiano focada no foodservice. Fundada em set/2009 a empresa atende restaurantes, hotéis, buffets e também pessoas físicas em São Paulo e Campinas e região.

Luana está cursando engenharia de alimentos e tem experiência em controle de qualidade de matéria-prima, controle de estoques e na produção de gelatos, sorbettos e sorvetes.

Flávio Augusto e Mailson Rita

Flávio é formado em comunicação social e tem mais de oito anos de experiência na fabricação de sorvete artesanal. É responsável pela formulação e fabricação dos sabores na Sorveteria Fruttello, na cidade de Itápolis. Mailson possui mais de dezessete anos de experiência na fabricação de sorvete artesanal e participação direta na formulação e fabricação dos sabores nas cidades de Itápolis, Ribeirão Preto, Barra Bonita e Itirapina.

Márcia Garbin e Augusto Melo

Maria Garbin é formada em gastronomia pela Le Cordon Bleu de Paris, trabalhou por dois anos em confeitarias na França. Em seguida rumou para a Itália, onde desenvolveu a maior parte de sua carreira. Trabalha com confeitaria e gelateria há 15 anos e já obteve diversos reconhecimentos internacionais, como Gelato Pioneer em Bolonha em 2012, Chef revelação em Florença também em 2012, Sabor mais inovador em Milão em 2013 e Melhor Gelato em Florença também em 2013. Hoje atua como chef executiva da Gelato Boutique, uma das gelaterias mais conceituadas do mundo.

Augusto é amante da gastronomia desde menino, seguiu seu sonho estudando na Anhembi Morumbi e após se aventurar em eventos, estagiou na Gelato Boutique, onde descobriu uma forte paixão pela alta confeitaria e aprendeu toda a base da profissão. Após a faculdade foi efetivado e hoje trabalha como confeiteiro na Gelato Boutique. Durante estes anos descobriu uma forte paixão pela alta confeitaria e especificamente pela gelateria.

Sobre o Sirha São Paulo

O Sirha (Salon international de la restauration, de l'hôtellerie et de l'alimentation), principal evento internacional para profissionais de foodservice e hotelaria, chega a sua terceira edição brasileira. Será de 14 a 16 de março no São Paulo Expo com expectativa de reunir 15 mil pessoas durante os três dias, além de 250 expositores e marcas brasileiras e internacionais. O grande diferencial do Sirha é a programação tão diversificada que atrai profissionais do setor que querem ter acesso ao conteúdo, às inovações tecnológicas, concursos, aulas e degustações.

Uma das grandes inovações desta edição do Sirha é a apresentação de um Hotel Modelo, uma concepção pioneira desenvolvida em parceria pela Samba Hotéis, Eurobras e Pokt Design + Arquitetura. O projeto Samba in the Box levará ao público e aos possíveis investidores uma alternativa rápida e criativa para hospitalidade. Partiu-se do conceito que utiliza contêineres na produção de edificações residenciais, que vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil e no mundo. Considerando a ideia de que hotéis são casas de caráter temporário, o projeto tem a intenção também de criar ambientes em que os hóspedes possam se sentir confortáveis e seguros, como no interior de seus lares. Para isso, foram escolhidas definições claras e objetivas para os espaços de circulação e permanência, com materiais de acabamento clássico, como madeiras e carpetes, aliando-os à novidade das paredes e forro de materiais não convencionais.

O Sirha São Paulo, que tem patrocínio da Cielo e a Avianca como transportadora oficial, oferece uma grande quantidade de conteúdo relevante para seu público. Em parceria com a CNC (Confederação Nacional do Comércio e apoio da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação), o ´Seminário Senac de Gastronomia: Saberes & Sabores - a hotelaria põe a mesa´ acontecerá durante os 3 dias de evento. Referência em educação profissional para o Turismo e a Hospitalidade, o Senac reunirá durante o Sirha renomados profissionais da Gastronomia para apresentar e debater as melhores soluções para incremento e valorização dos serviços de alimentação em hotéis, bares e restaurantes.

Outra novidade é o Bar Sirha, um espaço inédito onde marcas nacionais e internacionais vão expor seus produtos de forma atraente, através da apresentação de conteúdo exclusivo, palestras, demonstrações e harmonizações envolvendo temáticas de café, vinho, cerveja e mixologia. A ativação contará com a curadoria da Carolina Oda, professora e consultora para implantação de marcas e negócios, serviço de sala e de bebidas.

O Sirha conta ainda com o Terroir Brasileiro, uma oportunidade para pequenos produtores de diversos estados do Brasil mostrarem seus produtos aos chefs e compradores do mercado. Fruto de uma parceria estratégica com o Sebrae Nacional, o espaço ganhou destaque nas últimas edições, chegando a ir para Lyon em janeiro de 2017, na edição francesa do Sirha. Este ano serão 60 expositores de todo o país onde a aposta serão “ilhas” com queijos especiais, vinhos e cafés, além de produtos que apresentam um apelo gourmet e que são oriundos de localidades distintas do país, mas que retratam o jeito brasileiro de ser.

O Sebrae, a CNC, o Senac Nacional são os patrocinadores master e a Cielo é patrocinadora Gold do Sirha São Paulo. A Avianca é a transportadora oficial do evento.

Sobre o Sirha Lyon

Em sua última edição, em janeiro de 2017, o Sirha Lyon bateu recordes. Em cinco dias, foram mais de 200 mil profissionais, entre eles 25 mil chefs de cozinhas, aumentando em 10% o público presente em relação a edição anterior. O evento contou com mais de 3 mil expositores franceses e internacionais, com o que há de mais inovador em maquinários e tendências para os próximos anos.

Fonte: Assessoria