Canais
Eventos
publicado em 18 de novembro de 2019 - 16h27

FHAN ficará marcado na memória até próxima edição

O Fórum de Hospedagem e Alimentação do Nordeste (FHAN) já está confirmado para 2020.

Da Redação

O Centro de Convenções de Pernambuco recebeu pelo segundo ano consecutivo o Fórum de Hospedagem e Alimentação do Nordeste (FHAN). Com o objetivo de promover um grande encontro entre especialistas e gestores reconhecidos em todo o Brasil nos ramos de hotelaria e alimentação, o FHAN discutiu tendências, desafios e alternativas de sucesso para o mercado de hospedagem e food service, reunindo cerca de 120 pessoas em cada uma das sete palestras oferecidas pelo Fórum.

O painel faz parte da HFN - Hotel & Food Nordeste, que, este ano, apresentou um crescimento exponencial de 30% em comparação à primeira edição, realizada em 2018. O crescimento também se deu na quantidade de expositores. Foram 250 ao todo, 90 a mais que no ano passado, quando recebeu 160 fornecedores, número que demonstrou maior diversidade nos espaços e estandes ocupados. A feira gerou um impacto econômico de R$ 350 milhões e recebeu mais de 11 mil visitantes, que puderam aproveitar todos os espaços oferecidos pelo maior evento de hospedagem e alimentação fora do lar do Nordeste. Com estrutura impecável em um ambiente que esbanjou conforto, bem-estar e segurança ao público, o FHAN fez parte da expressiva variedade e crescimento da HFN 2019.

Com realização da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE), curadoria do Hotelier News, apoio da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Prefeitura do Recife e do Governo de Pernambuco, o Fórum de Hospedagem e Alimentação do Nordeste foi um dos grandes destaques do Hotel & Food Nordeste, sendo um dos projetos paralelos da feira mais prestigiados por visitantes e fornecedores de serviço do ramo hoteleiro e gastronômico, áreas que foram observadas e muito bem atendidas nas valiosas palestras do FHAN.

"A gente procurou observar o meio empresarial, perguntando o que se gostaria de ouvir, qual era o assunto em alta no momento. Todas as palestras que trouxemos para o FHAN o empresariado já tinha dado sinal de interesse pelo assunto. As palestras foram todas ocupadas. Esse é o sucesso", destacou o presidente da ABIH-PE, Eduardo Cavalcanti.

Entre os assuntos discutidos no primeiro dia de fórum, destaque para aqueles que ressaltaram a importância dos gestores dos meios de hospedagem estarem em sintonia com a inovação tecnológica e com as novas demandas dos clientes, oferecendo sempre a melhor experiência. A palestra de abertura do painel tratou justamente sobre essa questão. O olhar humanizado do diretor executivo da ABRACORP, Gervásio Tanabe, que compartilhou o microfone com o gerente geral do Ibis Hotel Boa Viagem, Nelson Moreira, e com a gestora de viagens corporativas do Grupo Ser Educacional, Danielle Almeida, encantou o público. Em sua fala sobre turismo corporativo, segmento em constante ascensão e que exige bastante planejamento por parte das empresas, Tanabe apresentou técnicas que mostraram como o setor hoteleiro pode utilizar a tecnologia a seu favor, de forma que ela seja entendida como o meio facilitador de um negócio, não como o fim.

Também chamou a atenção a fala experiente do gerente geral do Best Western Premier, Fábio Kazuo, que atentou para o sentimento de pertencimento que o cliente deve ter ao entrar pela primeira vez em um hotel hoje em dia. A palestra Tendências foi conduzida por ele e contou com a participação do diretor executivo do Vivá Resort, Artur Maroja, representante de um dos hotéis mais requisitados de Porto de Galinhas, e do gerente geral do VerdeGreen, Daniel Machado. Os condutores trouxeram um vasto repertório sobre os processos de aproximação e conquista da fidelidade de um público. "Hoje, o cliente quer enfrentar situações práticas e eficientes", disse Kazuo. Além disso, foram feitas projeções das possíveis tendências reservadas ao universo hoteleiro no futuro.

Por outro lado, Maroja destacou os pilares da tecnologia, orientações para o fornecedor estabelecer uma relação com o cliente que não se limite ao momento da negociação e práticas de sustentabilidade no setor de hospedagem, assunto bastante presente nas discussões realizadas pelo FHAN. Os três dias do Fórum de Hospedagem e Alimentação do Nordeste dentro da HFN proporcionaram uma interação que se estendeu nos momentos de pausa de uma palestra para outra, com um coffee break à disposição do público ao final de cada palestra.

O segundo dia de evento contou com adesão de um público mais preocupado em compreender os Desafios da Distribuição no setor de hospedagem. A palestra foi mediada pelo diretor de Vendas do Vert Hotéis e CEO da Visit Now, Bruno Guimarães. Em seguida, a diretora executiva do B hotel, um dos principais empreendimentos do setor gastronômico e hoteleiro de Brasília, Ana Paula Ernesto, ministrou um Case de Restaurante de Hotel, com um olhar voltado à importância de investir em técnicas efetivas para expandir seu restaurante no ramo hoteleiro, trazendo novas tendências, mas sem esquecer da estética da cidade. "A intenção foi contar como a gente partiu de um terreno e desenvolveu um conceito que fortaleceu a gastronomia", ponderou a diretora executiva do B Hotel.

O terceiro dia de encontro no FHAN sinalizou a despedida temporária de mais um ano de sucesso e dever cumprido. Com a perspectiva de apresentar aos fornecedores a paixão e os desafios do setor de hospedagem, a palestra Inspirou-se no sucesso do case do yoo2 do Rio de Janeiro, conduzida pelo diretor executivo da Intercity Hotel Administração, Marcelo Marinho, e reuniu gestores locais, do Nordeste e do Brasil para falar do sucesso que é o ICH.

"Foi um prazer estar de volta. Sou pernambucano, sou turismólogo com muito orgulho e foi muito legal trazer o case do yoo2 e dizer que quem tem paixão, para quem estuda, dá certo. É preciso se propor a fazer o melhor", salientou Marcelo Marinho, que pela segunda vez marcou presença no espaço FHAN, presenteando o meio hoteleiro com sua experiência e técnicas utilizadas no ICH, inserido no seleto grupo dos maiores grupos de hotéis do Brasil.

Chegando ao fim, a palestra de encerramento foi ministrada pelo sócio do Digital Restaurantes, Daniel Saldanha. O empreendedor utilizou de sua curiosidade e pensamento inovador, atravessando países como Estados Unidos e China, para transmitir ao público a técnica de Cloud Kitchen, muito aplicada pelos chineses para levar a comida para os consumidores de maneira mais prática e efetiva. Ao final da palestra + Receita? Delivery! O público teve a oportunidade de bater um papo com Saldanha em mais uma troca de experiência.

"O FHAN é incrível, bem organizado e cumpre um papel importante para as pessoas colocarem as ideias em prática. Isso faz a HFN ser uma feira completa", avaliou o sócio do Digital Restaurantes.

A experiência oferecida pelo FHAN superou as expectativas nos três dias de feira e consolidou uma estrutura que certamente ficará marcada na memória dos visitantes para os 365 dias do próximo ano. A HFN - Hotel & Food Nordeste já tem data para acontecer no ano que vem. Será de 4 a 6 de novembro de 2020, no Centro de Convenções de Pernambuco.

 Gervásio Tanabe


Fonte: assessoria

Veja também:

07/12/2019
FESTURIS marca presença no XXXVI Congresso Nacional da Abrajet
O evento, entre os dias 27 de novembro e 1 de dezembro, reuniu mais de 100 profissionais de todo país.
05/12/2019
Livro "Líderes de Marketing" tem participação de Celio Ashcar Jr.
A seção de autógrafos acontece no dia 5/12, às 19h, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi Faria Lima.
03/12/2019
Começa o 28º EVENTOS BRASIL
ABEOC Brasil vai retomar Dimensionamento Econômico do Setor de Eventos em parceria com CNC.
03/12/2019
MATCHER firma parceria com BLTA, Sindepat e Unedestinos para edição 2020
Evento, que acontece entre os dias 19 e 20 de maio, reúne compradores internacionais com os mais importantes fornecedores do turismo brasileiro.
Newsletter
Receba as novidades