FIC completa 15 anos e traz como tema “Nova Ordem Digital”

A 15ª edição do Festival de Interatividade e Comunicação – FIC19 acontece dias 28 e 29 de outubro, na Unisinos Porto Alegre.

O Festival já tem nomes de peso confirmados: Leandro Demori, jornalista do The Intercept Brasil; Ivan Mizanzuk, fundador do Anticast e Projeto Humanos; Rafael Sbarai, Digital Sports Lab and Branded Content Manager na Globo; e Luís Felipe Monteiro, Secretário de Governo Digital do Governo Federal são alguns. Em 2019, o FIC completa 15 anos e traz como tema “Nova Ordem Digital”, criado a partir da união entre os assuntos debatidos ao longo dos últimos três anos. O Festival é promovido pela Abradi-RS e Grupo Austral.

A ideia do tema deste ano é abordar os ambientes de transformação digital e os novos ordenamentos que isso traz. Segundo explica Melissa Lesnovski, que coordena a curadoria do evento, a ideia é refletir o que mudou, mas também como foi essa mudança. "Para isso, traremos ao palco profissionais e pensadores que trabalham através dessas mudanças, tanto no jornalismo quanto no empreendedorismo, política, tecnologia, cultura e outras áreas, já que a ideia do FIC desde a sua criação é justamente reunir conhecimentos e debates transversais e multidisciplinares", explica. Fazem parte do grupo de curadoria: Daniel Bittencourt, Filipe Campelo, Gustavo Mini, Margarida Galafassi, Hipárcio Stoffel e Giovanni Comunello.

Palestrantes

A lista de palestrantes confirmados do FIC 2019 segue crescendo conforme o evento se aproxima. A presença mais recente confirmada foi a do jornalista Leandro Demori, editor-executivo do The Intercept Brasil, responsável pela divulgação do material chamado de #VazaJato, que está sendo compartilhado com outros veículos e relatando supostas conversas entre Sérgio Moro e Deltan Dallagnol. Demori será entrevistado por outros jornalistas no FIC para compartilhar sua experiência e visões sobre tecnologia e convergência.

Outro nome muito conhecido atualmente é o do fundador do Anticast e Projeto Humanos, Ivan Mizanzuk, que falara sobre conteúdo e engajamento no FIC 2019. Ele é ainda autor de "Até o Fim da Queda" e co-autor de "Existe Design?", além de Doutor em Tecnologia (UTFPR) e professor universitário.

Rafael Sbarai, Digital Sports Lab and Branded Content Manager na Globo, também falará sobre conteúdo e engajamento. Ele é um entusiasta por tecnologias e negócios digitais e já foi editor de Social Media na VEJA, além de ser professor de Mídias Digitais, Jornalismo de Dados, Negócios Digitais e Empreendedorismo na Faap e Cásper Líbero.

Luís Felipe Monteiro, Secretário de Governo Digital do Governo Federal, será outro nome reconhecido para abordar tecnologia e convergência. Ele foi indicado em 2018 como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em governo digital, sendo servidor de carreira de Analista de Planejamento e Orçamento. Nos últimos anos ele foi responsável por acelerar projetos que transformaram o acesso, a entrega e a qualidade dos serviços públicos federais no país.

Para falar de experiência e consumo os palestrantes Eduardo Hommerding e Guilherme Massena se destacam, já que são criadores da startup Dobra. A marca de carteiras e vestuário busca não vender apenas produtos, mas experiências, além de ser entusiasta dos novos modelos de negócios e tendo sido citada como case de sucesso pelo Facebook e Instagram.

Outro nome confirmado é o de Bruno Natal, co-fundador da Queremos. Ele é jornalista e documentarista, com mestrado em Goldsmiths, University of London. Ainda é consultor do canal Multishow, foi colunista da Globo e edita o blog URBe há 13 anos.

Entre as presenças confirmadas como palestrantes ainda há o professor de Design de Experiências da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e pesquisador pós-doc no Programa de Pós-graduação em Informática da PUCPR, que tem o blog Usabilidoido, Frederik van Amstel; o CEO e sócio da Share Eat, Diego Fabris, que ajudou a criar a ideia da plataforma de curadoria personalizada de gastronomia; Felipe Oliva, co-fundador e Chief Strategy Officer da Squid, primeira plataforma de marketing de influência especializada em microinfluenciadores no Brasil; a CEO da Tecnosinos, Suzana Kakuta; Patrícia Sant'Anna, Chief Visionary Officer da Tendere; Ken Fujioka, co-fundador da Ada Strategy; e Gustavo Guertler, jornalista e CEO da Belas Letras, empresa vencedora do Prêmio Nacional de Inovação Sebrae/CNI 2019 - Categoria Marketing.

O FIC19 contará com três eixos: Conteúdo e Engajamento – que conversa com o tema The Content Revolution, de 2016; Experiência e Consumo – ligado à Economia da Experiência, debatido em 2017 e Tecnologia e Convergência – em referência ao tema da Inteligência Artificial, de 2018.

Em 2018, o FIC recebeu mais de 1600 participantes, 30 palestras, workshops e uma maratona de desenvolvimento de aplicações. Empresas como Google, Bradesco, AWS, SAP, Accenture e Amaro mostraram como estão utilizando a Inteligência Artificial a favor de seus negócios e nomes da academia trouxeram a evolução das pesquisas nessa área de estudo.

SERVIÇO

15ª edição do Festival de Interatividade e Comunicação – FIC19

Data: 28 e 29 de outubro de 2019

Local: Unisinos Porto Alegre (Av. Dr. Nilo Peçanha, 1600 - Boa Vista)

Valores: R$ 180,00 ( lote 1) ou R$ 145,00 (na compra de 2 ingressos)

Inscrições aqui.

Fonte: assessoria