FecomercioSP e Senac São Paulo fomentam o empreendedorismo no Brasil

Alunos participam do Empreenda Senac e conquistam prêmios por projetos inovadores desenvolvidos em sala de aula.



Para impulsionar a cultura de empreendedorismo em seus alunos, o Senac São Paulo incentiva o fomento de projetos inovadores por meio de uma competição interna que premia os melhores projetos desenvolvidos por alunos de graduação, pós-graduação, técnicos (presenciais e a distância), do Programa de Educação para o Trabalho e do Programa Senac de Aprendizagem. Trata-se do Empreenda Senac, uma parceria com a FecomercioSP, que, em sua 11ª edição premiou 12 projetos. A divulgação dos contemplados ocorreu no dia 8 de novembro, no Centro Universitário Senac – Santo Amaro. A competição envolveu mais de 6 mil alunos e recebeu 670 projetos.

De acordo com a FecomercioSP, a competição buscou estimular comportamentos empreendedores para que os alunos assumissem o papel de inovar, criar e realizar seus próprios projetos de negócios. Para a Entidade, o mercado tem exigido cada vez mais iniciativas que atendam às necessidades de um novo consumidor, mais informado, consciente e atento às transformações.

As iniciativas apresentam novos formatos de negócios que conversam com demandas de mercado. É o caso do projeto Caneta Gotejador de Cera, vencedor na categoria cursos Técnicos. Mariana Marques Paulon Papa e Erick Tsuruda, alunos do Senac Tiradentes, apresentaram a empresa que vai desenvolver e vender equipamento com foco na área de Prótese Dentária, que prevê realizar o gotejamento de cera pelo próprio dispositivo automaticamente, o que vai otimizar todo o processo dessa atividade.

Para Mariana e Erik, o Empreenda – Senac transformou as ideias da dupla em ações inovadoras. “Agora vamos buscar investidores que acreditem em nosso negócio”, afirma Mariana. Parceiro no projeto, Erick avalia que a competição foi desafiadora e a dedicação na execução de cada etapa fez toda diferença. “No começo nem imaginávamos a proporção do plano, mas com o passar do tempo foi surpreendente ver o sonho se tornar algo tangível”.

Segundo Valquíria Monte Cassiano Rizzo, coordenadora da área de empreendedorismo do Senac São Paulo, durante a competição os estudantes seguiram vários critérios para o desenvolvimento dos trabalhos que passam por inovação, aplicabilidade, compreensão dos conceitos de novos negócios, sustentabilidade e criatividade nas soluções. “Nosso objetivo é fomentar o empreendedorismo na prática e engajar cada vez mais nossos alunos a criar planos de negócios e aplicar esse conceito em um projeto real”, explica.

De abril a novembro, o Empreenda – Senac recebeu e proporcionou o desenvolvimento de propostas inovadoras de negócios dos alunos da instituição. A competição premiou iniciativas em quatro categorias (Programas, Cursos Técnicos, Graduação e Pós-Graduação) do primeiro ao terceiro lugar. As melhores ações serão contempladas com intercâmbios no exterior, voucher de passagem aérea nacional para visita a um centro de referência em empreendedorismo; tablet; leitor de livros digitais, workshop para refinamento do plano de negócio, a depender da colocação na competição por categoria.

Para conferir os vencedores da competição e conhecer os seus projetos, acesse o portal Empreenda – Senac.

Fonte: assessoria