Festival da Lua Cheia traz atrações culturais chinesas gratuitas para Foz do Iguaçu

A terceira edição do evento tem como objetivo fortalecer os laços de amizade e atrair mais turistas chineses à cidade.

Foz do Iguaçu realizará a terceira edição do Festival da Lua Cheia, um dos mais importantes feriados do calendário chinês. O evento é promovido pela Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos e pelo Centro Cultural da Ásia em São Paulo, com apoio do Ministério do Turismo e da Fundação Cultural, e tem como objetivo fortalecer os laços de amizade e atrair mais turistas chineses à cidade. O Grupo de Tambores de Shanghai Empireast Picture e o Grupo de Monges do Templo Shaolin são as atrações deste ano.

O Grupo de Tambores de Shanghai se apresenta no próximo domingo, 15, na Praça da Paz. A programação começa às 17h, com entrada franca. O show, que traz um pouco da tradição da cultura chinesa em ritmos e figurinos típicos, é o primeiro dos renomados artistas no Brasil. No portfólio do grupo consta apresentações durante os Jogos Olímpicos de Pequim, na Exposição Mundial de Shangai e na visita do príncipe William à China.

No dia 20, a partir das 19h, é a vez do Grupo de Monges do Templo Shaolin se apresentar no palco da Praça da Paz. O espetáculo, também gratuito, leva ao público a cultura das artes marciais chinesas, com performances do Kung-Fu Shaolin. No currículo da companhia constam espetáculos no Teatro Real da Inglaterra, além do Vienna Golden Hall (Áustria), Kremlin (Rússia) e Braddway (Nova York, EUA).

Grupo de Tambores de Shanghai Empireast Picture

Além do show aberto ao público, o Grupo de Tambores Shanghai Empireast Picture realiza uma apresentação, no dia 16, para representantes de órgãos chineses, autoridades e imprensa, no Parque Nacional do Iguaçu, tendo como cenário de fundo as Cataratas do Iguaçu.

Segundo a Secretaria Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, a realização do Festival da Lua Cheia em Foz contribui para fortalecer o fluxo turístico de chineses no destino e faz parte de um planejamento estratégico, em parceira com agências de viagens chinesas, para aumentar o fluxo anual de turistas chineses. No ano passado, o Parque Nacional do Iguaçu, recebeu 18.371 visitantes da China.

Gilmar Piolla

“O Festival da Lua Cheia é um evento que veio para ficar. Já estamos na terceira edição. E este ano temos um motivo a mais para comemorar: o aniversário de 45 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China. Queremos cada vez mais estreitar os laços de amizade, culturais e turísticos com os chineses, que são os maiores consumidores de viagens do mundo”, afirma o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla.

Fonte: assessoria