Governo da Suíça ilumina Cristo de vermelho para celebrar novo trem do Corcovado

Jantar de lançamento da iluminação acontece no dia 10 de outubro, a partir das 19h, no Cristo Redentor.

O Governo da Suíça iluminará o Cristo Redentor com a cores de sua bandeira (vermelho e branco) durante um jantar, que vai celebrar a inauguração do novo trem do Corcovado fabricado no país – conhecido pela sua alta tecnologia, inovação e pontualidade. Aos pés de uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, o Switzerland Tourism (órgão de promoção turística da Suíça) junto com Consulado Geral da Suíça receberá 140 convidados (incluindo um mailing assinado por Bruno Astuto) – na próxima segunda-feira (14/10), a partir das 19 horas para comemorar as relações entre a Suíça e o Brasil e divulgar o melhor de experiências de trem para conhecer o destino dos Alpes.

O evento terá apresentações lúdicas para se inspirar com o melhor da Suíça, como relógios, chocolates e neve, além de imersões sobre experiências - gastronomia, paraíso natural, lifestyle e neve, aliado ao sistema único de transportes público que liga o país de ponta a ponta. Ao mesmo tempo, o jantar será destaque do ano de comemoração dos 200 anos de imigração da Suíça no Brasil, comemorado pelo Consulado Geral da Suíça. A noite no Cristo será uma homenagem aos dois mil emigrantes suíços que foram acolhidos e integrados de braços abertos pelo Rio de Janeiro (em Nova Friburgo, em 1819). Uma noite única nos alpes do Rio de Janeiro, onde os cariocas serão recebidos pela Suíça, também, de braços abertas.

"O evento é a celebração de uma longa história de relacionamento entre a Suíça e o Rio de Janeiro. São 200 anos de imigração da Suíça no Brasil. Além disso, os maiores ícones turísticos da cidade carioca, Pão de Açúcar e trem do Corcovado, possuem tecnologias suíças. Agora, os 135 anos de história são celebrados com modernos trens suíços", afirma a Diretora do Turismo da Suíça e organizadora do evento, Christina Gläser. "Esperamos os brasileiros na Suíça para conhecer nosso país por meio de inúmeras experiências, incluindo o nosso sistema de transporte público único", completa.

O evento da próxima segunda contará com as presenças do embaixador da Suíça no Brasil, Andrea Semadeni, do cônsul da Suíça na cidade do Rio de Janeiro, Rudolf Wyss, do vice-presidente do Switzerland Tourism, Urs Eberhard, que vem ao Brasil ao lado do CEO do Swiss Travel System (o equivalente ao Ministro dos Transportes), Maurus Lauber.

Novos trens

Chegar ao Cristo ficará mais cômodo a partir de outubro de 2019. Foram adquiridos três novos modelos de veículo (com capacidade para 134 viajantes), que vão modernizar a chegada ao Cristo. Os vagões terão teto panorâmico, espaço para bicicletas e acesso para cadeiras de rodas. Esta será a quarta geração de trens da ferrovia (com um investimento de R$ 200 milhões em um projeto da construtora de trens suíça Stadler Rail). Com essa modernização, estima-se que o número de passageiros transportados ao ano aumente em 30%, considerando ultrapassar um milhão de visitantes ao Cristo Redentor em 2020.

História do trem do Corcovado

Mais antiga do que o próprio monumento do Cristo Redentor (que teve sua pedra fundamental lançada em 1922 e inaugurado em 12 de outubro de 1931), a Estrada de Ferro do Corcovado foi a primeira ferrovia eletrificada do Brasil. Inaugurada em 1884 por D. Pedro II, foi por ela que as peças do monumento chegaram ao topo do morro depois de quatro anos. Antes, um trem a vapor percorria os 3.824 metros íngremes de linha férrea – e isso era considerado um milagre da engenharia da época. Em 1910, os trens foram substituídos por máquinas elétricas e, em 1979, foram trazidos da Suíça modelos mais modernos quando a Esfeco assumiu o controle da ferrovia.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

19h – Recepção dos convidados na Estação Cosme Velho.

19h30 – Subida de trem

19h50 – Chegada ao Cristo Redentor / Iluminação do Cristo com as cores da Suíça acompanhado pela música do instrumento tradicional da Suíça "Alphorn" (instrumento de comunicação entre os Alpes suíços) e "inauguração simbólica de comemoração entre a montanha Corcovado e as montanhas da Suíça".

20h – Fala dos Anfitriões (Embaixador da Suíça, Stadler Rail, CEO SwissTravelSystem e vice-presidente Switzerland Tourism)

20h45 – Jantar

22h15 – Encerramento

22h30 – Início da descida

22h50 – Chegada à Estação Cosme Velho

Website / Facebook / Instagram


Fonte: assessoria