Canais
Eventos
publicado em 07 de fevereiro de 2019 -  1h16

Gramado será sede de encontro internacional de executivas do turismo

Gramado será sede da Junta FIASEET, um evento assinado pela Associação Federativa de Executivas de Empresas Turísticas – AFEET Brasil.

Da Redação

Abrindo portas para um mercado especializado e internacional, Gramado será sede da Junta FIASEET, um evento assinado pela Associação Federativa de Executivas de Empresas Turísticas – AFEET Brasil e que vai reunir cerca de 80 mulheres no Hotel Alpestre.

Rosane Ávila, presidente da AFEET–RS, explica em entrevista a atuação da Associação no Brasil e no Rio Grande do Sul, além de dividir alguns detalhes do evento que acontece de 1º a 5 de abril de 2019 e foi captado pelo Convention Bureau Gramado e Canela, tendo a Rossi & Zorzanello na organização.

Como é a atuação da AFEET-RS no Brasil e quais os principais projetos da Associação?

A AFEET-RS é uma entidade composta por mulheres executivas e empreendedoras em diversas áreas do turismo comprometidas e dispostas a trabalhar para o desenvolvimento turístico e social. É filiada a uma federação internacional de associações, a FIASEET, que compreende atualmente 7 países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Paraguai e Peru.

Nossos principais projetos como AFEET Brasil tem como carro chefe a Campanha contra exploração comercial e sexual de crianças e adolescentes no Turismo, a Valorização do Agente de Viagens além de ações sociais direcionadas a entidades carentes bem como aos refugiados que que estão chegando ao Brasil.

Um dos eventos anuais da Federação é a Junta FIASEET. A edição de 2019 acontece em Gramado. O que levou o grupo a escolher a cidade gaúcha como sede?

Gramado sempre esteve na lista de todos os países pertencentes à FIASEET para que se realizasse uma nova edição no Brasil tendo o município como sede. Aceitamos o desafio apesar de todas as dificuldades que enfrentamos no Brasil, atualmente.

O Tripadvisor, uma plataforma de busca de viagens que reúne avaliações de usuários e com base nelas rankeia os melhores e mais desejados destinos de viagem do mundo, elegeu em 2018 e concedeu o Prêmio “Traveller’s Choices” a Gramado como o segundo melhor destino de viagens do Brasil, e quinto da América Latina.

Além disso, uma associação de mulheres precisa ter sempre um destino de compras. Que melhor lugar para oferecer às nossas associadas se não Gramado?

O que está se preparando para as sócias na Junta em Gramado? O que as participantes podem esperar?

A Junta é uma reunião/encontro das associadas com a sua mesa diretiva com o intuito de ouvir ideias e dificuldades enfrentadas pelos seus países visando buscar estratégias para transformá-las em ações vitoriosas. Nesta ocasião, também, são realizadas conferências e networking.

O Brasil está preparando para as sócias que vierem a Gramado um programa com as melhores opções de hospedagem, gastronomia, vivências e experiências que farão destes dias inesquecíveis . Com o cenário de beleza que a própria cidade oferece temos certeza de que será um sucesso, já que a organização está a cargo da empresa Rossi & Zorzanello, conhecida por sua eficiência e profissionalismo.

Quantas sócias têm no Brasil? Além da Junta, quais ações entre as participantes são realizadas anualmente?

Atualmente o Brasil conta com 33 sócias em sua maioria no Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

Além da Junta, a FIASEET organiza anualmente o seu congresso internacional, que acontece em novembro. É o momento onde se discutem as ações realizadas nos países pertencentes e resoluções de sua Mesa Diretiva. Durante este evento são oferecidas às sócias: capacitações, conferências, oportunidades de networking e passeios culturais.

O mercado de negócios está cada vez mais feminino. Como você avalia essa atuação da mulher dentro dos empreendimentos de turismo?

As mulheres são responsáveis por 70% das decisões de viagens nas famílias e compõem 54% do mercado de viajantes. Porém na Indústria são minoria em posições de liderança, segundo o Jornal Panrotas em publicação março de 2018.

Especificamente nas várias áreas do Turismo como redes hoteleiras, aviação, operadoras, locadoras, para citar alguns exemplos, a maioria são comandados por homens. Há diferenças salariais nos mesmos cargos entre homens e mulheres e muito menos oportunidades para nós, além de preconceitos e machismo de nossa sociedade.

Concordo com a vice-presidente da ABAV nacional, Magda Nassar, quando diz: “Temos a sensação, desde sempre, de que há mais mulheres no Turismo. A massa operária, isto é, o atendimento, consultoria e hotelaria, entre outras funções, tem um peso predominantemente feminino. Agora, quando pensamos nas lideranças, sejam empresarias ou políticas, a realidade muda''.

Precisamos mudar estas estatísticas e para isto temos que mostrar que somos capazes, eficientes, profissionais e persistentes para chegarmos lá em igualdade com os homens.

E sobre o mercado do turismo: Que ações em sua opinião podem impulsionar o setor a nível nacional e internacional?

Com relação ao Brasil o Turismo é uma atividade pouco explorada diante do potencial que apresenta. Temos uma imensa variedade de riquezas naturais, culturais, históricas além de sua extensão.

Com alta do dólar e consequente redução de viajantes brasileiros indo ao exterior, na minha opinião o Brasil deveria aproveitar este momento para investir mais em publicidade, ofertas especiais em conjunto com as operadores e hotéis para que o consumidor veja vantagens em fazer turismo no seu próprio país.

Somos mais de 200 milhões de habitantes e se tivéssemos ações mais direcionadas e preços justos para esta população, toda a atividade turística se beneficiaria com isto e economia do país também.

O Brasil ocupa, na atividade turística, apenas 1% do fluxo mundial, esta posição deve-se a todas estas questões além da infraestrutura muitas vezes precárias em certas regiões e falta de segurança. Falta o poder público rever a sua política, possibilitar créditos acessíveis aos empreendedores para que eles possam crescer.

Fale sobre a sua atuação no turismo. Há quantos anos trabalha na área e porque escolheu o ramo?

Na época que me inscrevi no vestibular para o Faculdade de Turismo, em 1975, era muito jovem, tinha apenas 17 anos. O curso era oferecido pela PUC-RS e estava em sua terceira edição. Tudo era novidade e o tema muito interessante porque me daria oportunidade de me aprofundar nas matérias de história e geografia que sempre me fascinaram.

Até hoje muita gente pensa que cursar Turismo é para quem quer viajar. No meu caso, meus planos estavam voltados para o planejamento turístico tanto que meu estágio foi dentro da EPATUR - Empresa Porto Alegrense de Turismo, na época.

Ao sair da faculdade meus caminhos profissionais me levaram direto para Agência de Viagens, de certa forma não saí do meu objetivo e continuei planejando, só que desta vez planejando viagens.

Trabalhei de 1978 até 2001 somente em duas agências: Ouro e Prata Turismo e APLUB Turismo, iniciando como atendente de vendas até chegar a Gerente. Aprendi muito com elas o que me permitiu em seguida assumir um novo desafio: abrir minha própria empresa, a Rota Sul Viagens e Turismo.

Sou muito feliz, pois tenho mantido fidelidade de meus primeiros clientes até hoje e trabalho com o que mais gosto. Este ano completarei 41 anos como agente de Viagens.

No decorrer desta trajetória também me preocupei em pertencer a entidades que nos valorizam, defendem e nos representam no setor turístico como é o caso da ABAV-RS ,onde atualmente faço parte da Diretoria como Vice Presidente Administrativa.

Minha trajetória dentro da AFEET-RS começou como vice-presidente, depois passei a atuar como Diretora Brasil durante vários anos perante FIASEET onde estive no Comitê de Vigilância por duas presidências e atualmente sou pro-secretária da nova gestão de 2018 a 2020, além de presidente da AFEET-RS.

Fonte: assessoria

Veja também:

22/05/2019
Green Rio 2019
Dias 23, 24 e 25 de maio acontecerá a oitava edição do Green Rio na Marina da Glória do Rio de Janeiro.
22/05/2019
Mastercard promove experiências exclusivas no Theatro Municipal de São Paulo
Como parte da plataforma Priceless Cities, clientes Mastercard podem ter acesso exclusivo aos bastidores de um dos maiores pontos turísticos da cidade e até mesmo assistir ao espetáculo do palco.
22/05/2019
Goiânia recebe nesta semana maior evento de vendas do Brasil
O Ramp Up Tour se tornou referência entre empresários de variados segmentos para ajudar marcas a fazerem a revolução digital em vendas B2B.
16/05/2019
Após sucesso em 2018, Rio de Janeiro recebe segunda edição do Portugal 360
Evento na Cidade das Artes traz atrações culturais, gastronômicas e uma série de informações para quem quer morar, estudar, visitar ou investir em Portugal.
Newsletter
Receba as novidades