Grandes marcas se unem para ativar maior festival brasileiro voltado para Geração Z

Samsung, Cinemark, YouTube Music, Nescau, Chilli Beans, Kibon, Likee e Gringa se uniram à Fibra.Ag para movimentar o público no Festival Teen que tem como plataforma a música, experiência e os influenciadores digitais.

A 2ª edição do Festival Teen, idealizada pela agência de live marketing Fibra.Ag, movimentou a Audio, em São Paulo, com uma programação composta por mais de 10 horas de shows de artistas que ganharam enorme popularidade e visibilidade através de seus canais digitais como Lexa, Luisa Sonza, UM44K, João Guilherme, BFF Girls, entre outros, e também por experiências promovidas pelas marcas patrocinadoras Samsung, YouTube Music, Cinemark, Nescau, Chilli Beans, Kibon, Likee e Gringa.

Para se conectar com o propósito de integração entre o online e o físico o evento propõe transformar likes em aplausos, com um time de estrelas da música jovem do país que, juntos, somam cerca de 35 milhões de inscritos em seus canais no YouTube e mais 1,7 bilhão de visualizações nos últimos 12 meses.

A Samsung investiu em transformar o público em influenciadores por um dia. Em um estúdio completamente montado e equipado, os presentes podiam entrar, passar por entrevistas com perguntas formuladas pela marca, usar o tempo para produzir live para as suas próprias redes sociais e ainda interagir com quem observava a tudo pela parede de vidro e também pela internet. Já no estúdio ao lado, influenciadores reconhecidos, como Lucas Rangel, que conta mais de 16 milhões de seguidores nas suas diferentes plataformas, se revezaram em uma live de mais de 10 horas de duração no canal do Festival no Youtube.

Espaço para criação de conteúdo também foi o investimento de Chilli Beans, da Likee e da Gringa, que fizeram instalações instagramáveis para que todos pudessem, além de conhecer seus produtos e serviços, produzir suas fotos e postar com as hashtags do momento. Os mais aventureiros puderam ainda aproveitar a parede de escalada de Nescau para repor a energia, o food truck do Cinemark oferecia diferentes opções de pipocas e snacks na área do Food Truck Park Fest.

O festival repetiu esse ano uma ação que fez bastante sucesso no ano passado: o Meet & Greet solidário. Os fãs que adquiriram o ingresso pelo site da Ticket360, por um valor simbólico, puderam escolher com qual das atrações gostariam de participar de um “Meet & Greet Feliz”. Esta é uma ação de responsabilidade social do evento e dos artistas e todo o dinheiro arrecadado com este encontro entre fãs e ídolos foi revertido para a instituição Amigos do Bem.

O sucesso da iniciativa é traduzido em números. Ao todo cerca de 10 mil pessoas passaram por lá e todo o movimento foi transmitido ao vivo no canal do Festival Teen no YouTube e com acesso simultâneo de mais de 100 mil pessoas acompanhando a live. Dentre o público presente mais de 500 nomes integram o time de influenciadores brasileiros de relevância com a geração Z, como Viih Tube (8 milhões de seguidores no YouTube e 11 milhões no Instagram), Sophia Valverde (7 milhões de seguidores no Instagram e 1,2 milhão no YouTube), Mharessa (6 milhões de seguidores no Instagram), Valentina Schulz (2 milhões de seguidores no Instagram e 1 milhão no YouTube), João Pedro Mota (1,6 milhão de seguidores no Instagram), Kevin Vechiatto (2 milhões de seguidores no Instagram), Ananda (2 milhões de seguidores no Instagram) e Any Gabriely (900k de seguidores no Instagram). Se somados, esses creators (que se tornaram a mídia moderna) levaram para o evento mais de 50 milhões de followers (uma audiência potencial muito maior do que os horários nobres das emissoras de TV aberta).

Embora a iniciativa tenha uma classificação etária de 13 anos, os menores também puderam comparecer, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis. E pensando nesses adultos que marcaram presença, o projeto contou com o “Paidódromo”, um local totalmente preparado para acomodá-los enquanto aguardavam os jovens curtirem os shows de seus ídolos.

“As marcas precisam inovar todos os dias para se conectar com uma geração que vive atrás de uma tela na maior parte do seu tempo e estamos diante de um novo caminho para alcançá-los que já se consagrou não apenas enquanto evento, mas como fonte de informação”, detalha Vitor Nunes, CEO da Fibra. “O Festival Teen hoje é uma plataforma 100% dedicada à Geração Z, e esse evento é o nosso principal ponto de contato com o público, além da nossa TV no Youtube, blog e, claro, redes sociais. Esse segundo ano do Festival Teen foi um sucesso de público, com um line up incrível, muita diversão e experiência, e marcas parceiras, que junto com o Festiva Teen, apostam nesse público”, comemora.


Fonte: assessoria