II Seminário Mice aborda temas sobre turismo e Copa do Mundo

Realizado na última quinta (14/8), em Brasília, o encontro abordou desafios do mundial, promoção e captação de eventos.
Presidente da ABear




Eduardo Sanovicz, presidente da ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) e ex-presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) falou durante o II Seminário MICE, em Brasília, sobre A Copa do Mundo e a Aviação, os desafios, planejamentos e resultados desse megaevento. “Essa foi a Copa do avião, devido às longas distâncias. Por exemplo, a distância entre Lisboa e Moscou é semelhante a de Porto Alegre e Recife”, destacou.

Durante palestra realizada na última quinta-feira (14/8), Sanovicz enumerou quais eram os desafios para o Mundial: 12 sedes, dimensões geográficas, carência da infraestrutura aeroportuária, capacidade de terminais, oferta de posições de pátio, obras em pistas, acessos terrestres aos aeroportos e a influência do clima. Dificuldades essas que, segundo o presidente da ABEAR, não foram impeditivos para o sucesso do evento no que diz respeito às questões aéreas.

A expectativa era de preços altos e incapacidade de infraestrutura. Para resolver isso, segundo ele, foi criado um planejamento estratégico que passou pela malha aérea, com 16 mil novos voos. As companhias aéreas Avianca, Azul, Gol e Tam transportaram 8,8 milhões de passageiros durante a Copa do Mundo; 77,2 mil voos foram operados no país; 80% de taxa média de ocupação das aeronaves; 92% de pontualidade.

Captação de eventos

Já no painel do II Seminário MICE – Brasil Destino de Eventos, realizado pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) teve como tema “A prospecção de eventos – Cases de candidaturas para o Brasil”. Deste, participaram o secretário de Saúde do Rio de Janeiro, Marcos Musafir; o presidente do Bonito Convention & Visitors Bureau, Rodrigo Coinete; e como moderador, o representante do MCI Group, Juliano Lissoni.

Musafir falou sobre o processo de Captação do Congresso Mundial de Ortopedia e Traumatologia 2014 para o Rio de Janeiro. “Decidimos batalhar para que o evento fosse no País porque entendemos que seria uma oportunidade de dar visibilidade para a medicina brasileira, além de apresentar o Brasil para o mundo, incentivar a integração e o intercâmbio global, além de motivar outras captações”, explicou o secretário de saúde. Em sua palestra sobre as etapas para a captação do Mundial de Ecoturismo, realizado em 2014, em Bonito (MS), o presidente do Bonito CVB, Rodrigo Coinete, ressaltou o programa de Captação e Promoção de Eventos da Embratur.

O segundo dia do II Seminário MICE, realizado na última sexta-feira (15) na sede da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), em Brasília, começou com a palestra do diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marco Lomanto, e da gerente de Congressos, Negócios e Incentivo do Instituto, Maria Katavatis. Eles falaram sobre as estratégias de apoio à captação e promoção de eventos. Lomanto destacou que a agenda de eventos continua nesse semestre e segue no ano de 2015, e ressaltou a importância da parceria para a realização dos eventos.

Campanhas de promoção

O gerente de Comunicação Digital da Embratur, Tiago Tomazella, apresentou aos participantes do seminário as campanhas de promoção e divulgação do Brasil no exterior realizadas pelo Instituto. Tomazella destacou a nova ferramenta digital voltada exclusivamente para o segmento MICE. A plataforma está hospedada no site do Visit Brasil (www.visitbrasil.com/mice) e, segundo o gerente, é uma fonte de informações para empresas, instituições e turistas que pretendem visitar o País a negócios.

O último painel do Seminário MICE – “Brasil Destinos de Eventos”, realizado pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), em Brasília (DF), reuniu representantes dos Convention & Visitors Bureaux e da ICCA (Internacional Congress and Convention Association). Com o tema “Destinos Hospitaleiros e as Estratégias de Competitividade Internacional”, os participantes fizeram um balanço das potencialidades do Brasil e buscaram novos caminhos para lançar o País em um novo patamar no segmento MICE (Meetings, Incentive, Congress and Events).

O presidente do São Paulo Convention & Visitors Bureau, Toni Sando, apresentou as experiências da capital paulista nas etapas que antecedem os eventos, o período de realização e o pós-congresso. O diretor executivo do João Pessoa Convention & Visitors Bureau, Ferdinando Lucena, compartilhou sua experiência na captação da Robocup, realizada no último mês na cidade, e destacou que a integração entre o trade turístico é fundamental para o sucesso da realização dos eventos.

Fonte: Embratur