Canais
Eventos
publicado em 05 de maio de 2019 -  0h23

Movimento Free Free realiza festival com experiências e atividades que exploram o universo feminino

Avatar "Gloria", robô com inteligência artificial para atendimento de vítimas de violência, realiza o primeiro contato com o público.

Da Redação

O Free Free, movimento criado pela diretora criativa e stylist Yasmine Sterea para promover iniciativas de resgate da identidade e liberdade das mulheres por meio da expressão e criatividade, realiza, no dia 5 de maio, o Free Free Festival – evento gratuito e aberto ao público com a proposta de explorar o autoconhecimento, confiança e liberdade das mulheres. A programação acontece na Praça Victor Civita ao longo de todo o dia.

"O festival é um convite para que as mulheres se entreguem a novas experiências e percebam que o lugar em que estão agora não é o único lugar que precisam estar. É só circular, entrar em outra sala, conhecer pessoas, ouvir novos assuntos e descobrir possibilidades. Ser quem somos de verdade não envolve fazer sempre a mesma coisa. O Free Free é sobre isso", explica Yasmine.

Com o tema "para se despir, vestir e colorir", o festival oferece uma série de atividades simultâneas que discutem o universo feminino e amplificam a voz de mulheres dos mais diversos backgrounds - de influenciadoras digitais a promotoras de justiça. Violência, empreendedorismo, carreira e espiritualidade são temas das rodas de conversa junto com as habituais discussões a respeito de corpo, auto estima e maternidade.

"Por exemplo, ao invés de trazer maquiagem, da perspectiva de padronizar, corrigir ou 'embelezar', trazemos o olhar da pintura facial. É sempre do ponto de vista da liberdade, criatividade, a vontade de se divertir criando um novo personagem", conta Yasmine.

Um dos destaques da programação será a imersão Gloria, que consiste em apresentar o avatar "Gloria", robô com inteligência artificial desenvolvido pelo Movimento Free Free em parceria com um hub de empresas de tecnologia e inovação, que tem como objetivo auxiliar o combate da violência contra a mulher. A "imersão Gloria" será o primeiro contato do avatar com o público, para que ela aprenda informações e crie base para dialogar e interagir com vítimas de violência para ajudá-las. Após o evento, a plataforma estará disponível em perfis no Facebook e Instagram e auxiliará no mapeamento de dados e relatórios em território nacional. As mulheres poderão conversar com a "Gloria" que entenderá os fatos relatados e identificará soluções para a quebra do ciclo de violência.

Entre as rodas de mulheres, a conversa #eudecido levanta uma das principais causas do Free Free. Em parceria com o Núcleo de Gênero do Ministério Público do Estado de São Paulo, o movimento desenvolveu um calendário de atividades e projetos para apoiar mulheres em suas trajetórias de superação e independência após situações de violência e abuso. A ideia é falar sobre o trabalho desenvolvido com o MP para a causa #eudecido, além de discutir o poder de decisão das mulheres sobre suas vidas, carreiras e manifestações. A roda conta também a participação de Patrícia Santos, fundadora da EmpregueAfro, consultoria de RH que se propõe a abrir espaço para jovens negros no mercado de trabalho.

A programação também traz atividades e oficinas que convidam o público a repensar beleza, roupas e até dança. Espaços de customização de camisetas, pintura facial e momentos de dança meditativa e africana antecedem o show do grupo As Bahias e A Cozinha Mineira.

O evento que traduz os princípios do Free Free também coloca luz na primeira coleção de roupas exclusiva do movimento - a Free Free Serie 01. Trata-se de uma linha desenvolvida com base em refugo de tecidos, garimpos de brechós, artesanatos e peças doadas pela Riachuelo, criada para arrecadar fundos para as atividades sociais do movimento, além de oferecer uma alternativa de consumo de moda mais consciente e circular.

As peças foram customizadas com artefatos de 10 comunidades de artesãs, artistas e costureiras de diferentes estados e cidades do país e ganharam identidade única com bordados, aplicações e outras técnicas manuais, que imprimem a história de vida dessas mulheres.

O Free Free Festival conta com o patrocínio das marcas Riachuelo, Quem Disse Berenice, Schutz e Eqlibri, e apoio da Pantys, Grin, Beefeater, Jameson, WME e House of All.

PROGRAMAÇÃO

Rodas de Conversa

11h – Coragem para recomeçar

Com Fabiana Saad (S.O.S. Mulheres), Gabriela Silveira Camargo (Fundo Social), Carol Corona (Smart Fit), Maria Marlene Monteiro, Flávia Regina Back e Talita de Oliveira (Vítimas de violência).

12h15 – Eu vivo das minhas ideias

Com Sofia Patsch Camargo (Mulheres Positivas), Manu Gavassi (atriz e cantora), Renata Cruz (Chef), Maria Eduarda Camargo e Emily Ewell (Pantys).

13h30 – Liberdade está (mesmo) na moda?

Com Paula Merlo (Vogue Brasil), Marcella Kanner (Riachuelo), Fernanda Simon (Fashion Revolution), Yasmine Sterea (Free Free) e Dudu Bertholini (Stylist).

14h45 – Meu corpo é presente

Com Alexandra Gurgel (Alexandrismos), Lian Tai (atriz) e Stella Yeshua (rapper)

16h – Eu decido

Letícia Vidica (Jornalista), Patrícia Santos (Empregueafro), Valéria Scarance (MP), Yasmine Sterea (Free Free), Cris Castro (Wedo Brasil, Gloria) e Marina Ruy Barbosa (atriz).

Oficinas

11h às 18h30 – Customização de camisetas

Com trace e Tasha Okereke – Por Riachuelo

12h, 14h e 16h – Oficina de Beleza Libertadora

Com Vale Saig – Por Quem Disse Berenice?

13h30 – Oficina de Dança: Celebre seu corpo

Com Gabb Cabo Verde

14h45 – Dança Meditativa

Com Renata Labury

Imersão

11h às 18h30 – Gloria

17h15 – Como criar seu lugar mágico

Por Madama Broona

Show

11h – DJ Set – Due Lipa

12h15 – Giulia Be

18h30 – As Bahias e a cozinha mineira

Confira programação completa no site.

SERVIÇO

Free Free Festival

Data: 5 de maio

Horário: 11h às 18h30

Local: Praça Victor Civita - Rua Sumidouro, 580

Entrada gratuita, mediante inscrição no site.

Fonte: assessoria

Veja também:

14/06/2019
Curaçao Global Trade Symposium reuniu parceiros de 18 países
O evento foi realizado entre 31 de maio e 2 de junho. Mais de 75 participantes estiveram presentes.
13/06/2019
São Paulo sedia primeiro endurance de spinning do País
24 Horas de Spinning de São Paulo acontece no Parque das Bicicletas, na Zona Sul. Cada quilômetro pedalado pelos participantes será revertido em R$ 1 para a conservação do parque
13/06/2019
Evento "Vinhos de Portugal" coleta 1 tonelada de vidro e 350 quilos de papelão
Em parceria com a startup Green Mining, ação sustentável no evento devolveu resíduos à cadeia produtiva.
13/06/2019
O Single-Malt mais cultuado do mundo estará na primeira Bar Convent que acontece no Brasil
The Macallan marcará presença no estande da Importadora Aurora nos dias 17 e 18, em São Paulo.
Newsletter
Receba as novidades