Natal de Curitiba

A segunda edição do Luz dos Pinhais terá de espetáculos nos bairros a roda gigante.

A segunda edição do Luz dos Pinhais - Natal de Curitiba, a temporada natalina da capital paranaense, começa no dia 22 de novembro e estará entre as maiores programações gratuitas de fim de ano do país. Serão mais de 70 atrações, entre autos, corais, exposições de presépios, paradas, concertos e feiras temáticas, promovidas pela Prefeitura de Curitiba e empresas privadas.

A capital ganhará também uma decoração repleta de luz, cor e brilho, que levará a festividade do Centro para os bairros. Estrelas de Belém iluminadas indicarão e valorizarão as atrações históricas de Curitiba.

Os espetáculos vão até 23 de dezembro. Já a decoração natalina ficará montada até 6 de janeiro de 2019. “A programação do Luz dos Pinhais - Natal de Curitiba foi concebida para espalhar um clima de renovação de esperanças, de espírito de paz e de união entre as pessoas, transformando nossa cidade também em uma ótima opção turística para desfrutar das festas de fim de ano”, afirmou o prefeito Rafael Greca.

Inspirações para renovar esperanças não faltarão no Natal de Curitiba. Grandes árvores de Natal vão tomar o calçadão da Rua XV de Novembro e os principais parques e jardins da capital. Paradas e espetáculos por toda a cidade prometem encantar crianças e adultos. Uma Vila de Natal, em pleno coração de Curitiba, terá como maior atração uma roda gigante. Além disso, haverá um buggy elétrico, com o Papai Noel a bordo, que irá parar o Centro da capital ao cruzar toda a Rua XV. Já a nostálgica Maria Fumaça anunciará com seu apito a passagem por vários bairros de Curitiba.

Greca salientou que, como na primeira edição do Luz dos Pinhais, Curitiba celebrará o Natal com criatividade e de maneira inovadora, com uma programação descentralizada, contemplando todos os bairros, uma rede de voluntários e apoio financeiro de patrocinadores, como a Caixa Econômica Federal, a Electrolux e os Supermercados Condor. O Instituto Municipal de Turismo, responsável pela organização da programação, promoveu vários editais de chamamento para realização dos eventos da Prefeitura, sempre procurando unir qualidade e preço competitivo.

“Estamos consolidando Curitiba no roteiro nacional natalino e mostrando que uma cidade inteligente, como é a nossa capital, consegue recriar, com parcerias público-privadas, cenários mágicos que retratam o caráter lúdico do nascimento de Jesus Cristo”, completou Greca, acompanhado da primeira-dama, Margarita Sansone.

Economia

A temporada natalina deverá estimular a economia local em diversos setores, como hotelaria, gastronomia, transporte, prestação de serviços e o comércio em geral.

Levantamento do Instituto Municipal de Turismo (IMT) aponta que, no ano passado, os principais espetáculos natalinos reuniram cerca de 300 mil pessoas. Somente os turistas, 20% deste total (60 mil), ajudaram a movimentar R$ 53 milhões na cidade.

A expectativa do município é que haja incremento nesses números, já que a festa este ano está maior e com mais atrativos.

Núcleo central

As apresentações de Natal começam no dia 22 de novembro, com o Auto de Natal – Espírito de Amor e Confraternização, uma celebração ao ar livre, no Largo da Ordem (Centro Histórico), em que os sinos tocarão e "anjos" anunciarão a chegada do espírito natalino.

A programação continua até 22 de dezembro, quando será realizado o Auto de Natal de encerramento, no Parque Tanguá. Já as feiras natalinas funcionam até 23 de dezembro.

A ornamentação da capital estará nos parques Barigui e Tanguá, que receberão árvores de Natal. No Parque Lago Azul, no Ganchinho, um presépio iluminado celebrará o nascimento de Jesus. O Jardim Botânico, por sua vez, terá decoração especial, com a iluminação da estufa e a Árvore da Vida, composta por flores.

A Árvore da Vida também poderá ser vista na Rua XV de Novembro, que receberá até dezembro um buggy elétrico com o Papai Noel a bordo. O Memorial de Curitiba, no Centro Histórico, terá uma bela árvore de luz de nove metros e espetáculos.

Entre as apresentações privadas, destaque para o consagrado Natal do Palácio Avenida, e novidades, como a Parada de Natal do Batel, além de atrações como a Maria Fumaça da concessionária de trens Rumo e o Natal do Paço 2018.

A presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, contou que as calçadas do Centro Histórico e da Rua XV de Novembro, entre as praças Osório e Santos Andrade, serão o núcleo da programação. Na Santos Andrade, inclusive, a tradicional feira de artesanato de fim de ano irá se transformar na Vila de Natal Electrolux, com direito a uma inédita roda gigante, com entrada gratuita.

Mas a celebração vai envolver toda a cidade. “Todas as regionais terão atrações para a população e visitantes. As Ruas da Cidadania, por exemplo, ganharão rosáceas e árvores de luz e estão programados espetáculos musicais”, exemplificou Tatiana. De acordo com ela, a atuação da equipe municipal e o apoio de diversas pessoas e instituições estão possibilitando que a celebração natalina de Curitiba seja ainda maior este ano.

Toda a agenda de Natal está disponível no site oficial.

Algumas atrações da segunda edição do Luz dos Pinhais - Natal de Curitiba

Auto de Natal – Espírito de Amor e Confraternização - Abertura oficial da programação

O Natal começa em Curitiba com um show gratuito de luzes, música e teatro onde a plateia acompanha caminhando pelo cenário do Largo da Ordem. Traga os filhos para este criativo espetáculo ao ar livre, onde a plateia segue caminhando pelas atrações teatrais e musicais desde a Igreja do Rosário até a Igreja da Ordem, passando pelo Memorial de Curitiba.

Espetáculo de abertura: 22/11, às 20h30

Demais espetáculos: 28 e 29/11 e 5, 6, 12 e 13/12, às 20h30

Local: Início no Palacete Wolff (Praça Garibaldi, s/n), no Centro Histórico

Entrada: gratuita

Feira Especial de Natal da Praça Osório

A chegada do Natal lembra as comidas gostosas e enfeites artesanais que nossas avós faziam e tanto nos encantavam na infância. A Feira Especial de Natal da Praça Osório tem tudo isso e muitas sugestões de presentes. Enquanto faz as compras da sua lista e prestigia os artesãos, delicie-se com as comidas típicas de diversos países no setor gastronômico da feira. O local também receberá a Casa do Papai Noel.

Datas: de 23/11 a 23/12, todos os dias (das 10h às 22h, de segunda a sábado; e, aos domingos, das 14h às 19h)

Local: Praça Osório

Entrada: gratuita

Vila de Natal Electrolux da Praça Santos Andrade

A Praça Santos Andrade, no Centro, vai ganhar a Vila de Natal Electrolux, uma feira com artesanato, gastronomia e uma espetacular roda gigante iluminada (que começará a funcionar no dia 30/11). Todas as atrações serão gratuitas.

Datas: 23/11 a 23/12, todos os dias (das 10h às 22h, de segunda a sábado; e, aos domingos, das 14h às 19h)

Local: Praça Santos Andrade

Entrada: gratuita

Coral Palácio Avenida - Natal do Bradesco 2018

Quando as luzes do Palácio Avenida se acendem, as janelas se abrem e as mais de 100 crianças de escolas municipais e de instituições de acolhimento apoiadas pelo Bradesco começam a cantar. Há quase 30 anos, a emoção toma conta das milhares de pessoas que assistem a um dos maiores espetáculos musicais natalinos do país. O show desse ano tem como tema Tempo de Sonhar e termina com uma queima de fogos de artifício.

Data: 30/11 e 1, 2, 7, 8, 9, 14, 15 e 16/12 (sextas, sábados e domingos)

Horário: 20h20 até às 21h05

Local: Palácio Avenida, calçadão da Rua XV de Novembro esquina com Travessa Oliveira Belo

Entrada: gratuita

Natal do Paço 2018 – O Chefe da Fábrica

A fachada do Paço da Liberdade, primeira sede da Prefeitura e que atualmente abriga a unidade cultural do Sesc, ganha vida em mais um evento grátis. Através de projeção computadorizada, luzes, teatro e música, o espetáculo O Chefe da Fábrica conta a história do encontro do Papai Noel e a Fada Lia, que o apresenta ao Karambólis, um serelepe morador do relógio da torre do Paço da Liberdade. O espetáculo também terá a apresentação da Banda Lyra.

Data: 11, 12, 13/12

Horário: 20h30 até às 21h35

Local: Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques, Centro)

Entrada: Gratuita

Parada de Natal do Batel

A Avenida Batel vai ganhar sua primeira Parada de Natal com carros alegóricos, figurinos exclusivos, trilha sonora gravada pela Orquestra Filarmônica de São Petersburgo (Rússia), centenas de personagens encenando o sonho natalino em alas grandiosas e todos interagindo com o público. Promovida pelo Shopping Pátio Batel, a celebração gratuita terá bailarinas, soldadinhos de chumbo, renas, brinquedos e uma linda festa na neve.

Data: 27/11 e 4, 11 e 18/12

Horário: 21h

Local: Avenida Batel (início na frente do Castelo do Batel e término em frente ao Shopping Pátio Batel)

Entrada: gratuita

Maria Fumaça do Natal

O inconfundível e nostálgico apito da Maria Fumaça Mallet 204 voltará a ser ouvido em vários bairros da capital a partir de 1º de dezembro e, neste ano, ela terá uma novidade: paradas para a apresentação de pequenos espetáculos gratuitos. A histórica locomotiva da concessionária de trens Rumo, toda iluminada e ornamentada com adereços natalinos, irá passar por bairros como Capão da Imbuia, Cajuru, Cachoeira, Barreirinha e Centro.

Data: de 1º a 15/12

Horário: 17h e 19h

Locais: ao longo da linha férrea entre a Rodoferroviária, no Centro, e a garagem da Concessionária Rumo, no Cajuru

Entrada: Gratuita

Nataleluia 2018

Espetáculo da Primeira Igreja Batista de Curitiba, o Nataleluia resgata o cunho religioso da verdadeira mensagem do Natal. Com performances ao vivo e a participação de mais de mil voluntários da congregação religiosa, este evento reúne orquestra, teatro, dança, um grande coral e efeitos especiais garantidos por três painéis de LED e um grandioso show de luzes que emocionará toda a família.

Data: 20, 21, 22, e 25/12

Horário: 20h

Local: Primeira Igreja Batista de Curitiba (Avenida Batel esquina com Bento Viana, Batel)

Entrada: R$ 10 (venda pelo site)

Bach na Capela Santa Maria

Muita música sacra vai ecoar no palco da Capela Santa Maria. O Concerto de Encerramento da Temporada da Camerata Antiqua de Curitiba apresenta a obra Weihnachts Oratorium (Oratório de Natal) de Johann Sebastian Bach, composta para celebrar o nascimento de Jesus Cristo.

Datas: 14/12, às 20h; e 15/12, 18h30

Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro)

Entrada: R$ 30 (inteira)

36ª Feira de Santa Rita

A 36ª Feira de Santa Rita é promovida pela Associação e Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia. São 145 estandes de artesanato, presentes e uma grande praça de alimentação com variadas atrações folclóricas e musicais. A entrada é franca e toda a renda obtida é revertida para as 168 entidades beneficentes cadastradas.

Datas e horários: 30/11, das 14h às 22h; e 1º e 2/12, das 10h às 22h

Local: Pavilhão da Expo Renault Barigui, no Parque Barigui

Entrada: gratuita

Orquestra UniCesumar no Parque Barigui

A Orquestra da UniCesumar apresenta músicas natalinas, grandes sucessos populares e trilhas sonoras que marcaram a história do cinema. Regida pelo maestro e diretor artístico Davi Oliveira, a orquestra prepara um espetáculo ao ar livre inesquecível que começa ao pôr do sol. Assim que escurecer, o público poderá se encantar com a maravilhosa árvore de Natal iluminada de 22 metros que a Volvo patrocina no local.

Data: 25/11

Horário: 18h

Local: Parque Barigui

Entrada: gratuita

Fonte: assessoria