Novos turistas, Novos desafios

Com aumento de voos internacionais, Setur realiza evento para debater novo momento do turismo no Ceará.

Entender as mudanças de perfil de compra dos visitantes na era digital e capacitar empresários e setor público para receber cada vez melhor estão entre os temas do seminário “Novos turistas, Novos desafios”, promovido pela Secretaria do Turismo do Ceará. O evento, que acontece dia 28/6, é voltado para empresários e profissionais da área e terá importantes nomes nacionais e internacionais do mercado de turismo, negócios e ambiente digital.

Com novos voos vindos de Paris e Amsterdã desde o início de maio e às vésperas de receber novos voos diretos de Frankfurt (Alemanha), Cidade do Panamá, Buenos Aires, Rosário e Córdoba (Argentina) e Miami e Orlando (EUA), a capital do Ceará é hoje um importante portão de entrada de turistas estrangeiros no Nordeste.

A inauguração do centro de conexões da Air France/KLM/GOL no Aeroporto Internacional Pinto Martins em maio, consolidou Fortaleza como hub regional de voos nacionais e internacionais. Até o final de 2018, o Ceará terá 47 frequências semanais internacionais para 13 destinos.

O estado recebe atualmente cerca de 300 mil turistas estrangeiros por ano. Com os novos voos, a expectativa é de um aumento entre 60 e 70 mil visitantes internacionais por ano. Já em números domésticos, o hub deve ser responsável por um aumento de 1,5 milhão de passageiros/turistas ao ano.

“Com o aumento previsto na quantidade de visitantes – nacionais e estrangeiros – a expectativa é de que haja um incremento no campo de capacitação e oportunidades de negócio para os cearenses. Na hora que a gente mostra que tem mercado, ligação com o exterior e competitividade, as grandes empresas mundiais vêm para cá. Precisamos aproveitar esse momento da melhor forma”, destaca o secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho.

Embora seja encarada com otimismo pelos setores público e privado, a nova realidade traz grandes desafios. Como lidar com este cenário de mais turistas estrangeiros visitando o estado, com profissionalismo e qualidade? Como melhorar ainda mais a hospitalidade? Como gerar mais e melhores empregos a partir da evolução do turismo na região? Como trabalhar em conjunto para que o novo turista permaneça mais tempo e conheça mais destinos no Nordeste?

Desafios que ganham ainda mais relevância quando colocados ao lado da rápida mudança no perfil de compra do turista que - a partir de canais digitais cada vez mais eficientes – pode decidir sua viagem em apenas alguns cliques.

Novos turistas, Novos desafios

Diante desta realidade, a Secretaria do Turismo do Ceará realizará, no dia 28 de junho, o seminário “Novos turistas, Novos desafios” no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

O evento é voltado para empresários, gestores e técnicos do setor público e não-governamental, profissionais da área de educação e capacitação em turismo e estudantes do setor – sobretudo os que atuam no Nordeste.

O seminário contará com debatedores nacionais e internacionais que atuam no mercado de países emissores de turistas para o Nordeste brasileiro e especialistas em mundo digital e vendas. Entre as presenças confirmadas estão Lisha Duarte, diretora de Marketing de Vendas do SeaWorld Parks & Entertainment, Bernardo Cardoso, do European Tourism Commision, a especialista em mundo digital Martha Gabriel e Joni Galvão, referências na técnica de contar histórias (storytelling), entre outros. A moderação será feita pelo ator, piloto e viajante Max Fercondini.

O evento terá tradução simultânea e será transmitido ao vivo pelo perfil da Secretaria do Turismo do Ceará no Facebook. Inscrições e programação completa aqui.

Objetivos do Evento

– Compartilhar informações e experiências sobre o perfil do turista global, em especial dos mercados emissores para o nordeste e para o Brasil
– Desenvolver habilidades e qualificar os empresários e profissionais de turismo para receber com eficiência e originalidade o turista brasileiro e estrangeiro
– Conhecer mais profundamente as mudanças no turismo global e a forma como a experiência do turista no processo de compra e no destino se transforma rapidamente na era digital
– Proporcionar aos participantes uma viagem ao conhecimento e oportunidades de melhorar seus negócios

Público-alvo

– Pequenos e médios empresários de todas as áreas de turismo, em especial aqueles que lidam diretamente com o visitante
– Gestores e técnicos do setor público e não governamental
– Secretários de turismo dos estados e municípios brasileiros e equipes técnicas
– Profissionais da área de educação e capacitação em turismo
– Lideranças empresariais de setores impactados diretamente com a indústria de viagens
– Profissionais ligados à cadeia produtiva do turismo
– Estudantes e estudiosos do turismo

Inscrições gratuitas aqui.

SERVIÇO

Novos turistas, Novos desafios
Data: 28 de junho de 2018
Horário: 8h às 19h
Local: Centro de Eventos do Ceará
Avenida Washington Soares, 999
Edson Queiroz, Fortaleza – Ceará
Pavilhãp Pecém – Entrada A
Fonte: assessoria