Canais
Eventos
publicado em 24 de maio de 2018 - 20h17

O maior evento do mundo sobre mobilidade urbana com bicicletas acontece no Rio em junho

Ao longo de quatro dias, de 12 a 15 de junho, a Velo-city 2018 reunirá cerca de 2 mil participantes, unidos pela temática da mobilidade urbana.

Da Redação

No mês de junho, o Rio de Janeiro se torna a capital da bicicleta quando recebe o maior evento sobre mobilidade urbana por bicicletas do mundo. Ao longo de quatro dias, de 12 a 15 de junho, a Velo-city 2018 reunirá cerca de 2 mil participantes, unidos pela temática da mobilidade urbana.

O enredo da conferência é resumido nos seguintes pontos: "Aprenda a viver para alcançar Felicidade e Qualidade de Vida", pois precisamos "Integrar a Vida e o Transporte gerando uma Economia Viva". A cidade do futuro é uma cidade com Acesso à Vida.

A conferência Velo-city apresenta conexões com educação, transporte, turismo, lazer, cultura, inovação, sustentabilidade e políticas públicas.

São debates, plenárias e palestras que reúnem os maiores nomes da mobilidade por bicicletas do mundo e, para completar o conteúdo do evento, 165 trabalhos acadêmicos de empresas, prefeituras e organizações da sociedade civil selecionados de vários países serão apresentados.

A Velo-city é uma realização da Federação Europeia de Ciclistas (ECF – European Cyclists’ Federation) em parceria com a Prefeitura do Rio, através da Riotur.

"Depois de realizar a Velo-city na Europa, América do Norte, Austrália e Ásia, o Conselho da ECF tomou uma decisão unânime de promover uma edição sul-americana da Velo-city, e o Rio foi a escolha mais evidente", afirma o presidente da ECF, Manfred Neun.

“Nesses dias que abrigará a Velo-City, o Rio de Janeiro se transforma na capital mundial da bicicleta, um meio de transporte saudável, não poluente e sustentável, excelente alternativa para nossa cidade. Ano passado, estive na Holanda, última edição do evento, e recebi as chaves para ser anfitrião da edição de 2018 e puder sentir de perto o amor dos holandeses pela bicicleta", conta o prefeito do Rio Marcelo Crivella.

Escolhida em 2015 para sediar o evento deste ano, a cidade do Rio de Janeiro faz jus à seleção, especialmente pela conexão orgânica deste importante meio de transporte com a cultura da cidade.

“A bicicleta é a cara do Rio e queremos apresentar ao mundo nosso potencial para o cicloturismo e como esse meio de transporte está incorporado ao nosso cenário”, explica Marcelo Alves, presidente da Riotur.

Plenárias em destaque

O programa abrangente da Velo-city vai além da abordagem acadêmica ou política, trazendo o viés social da mobilidade urbana aplicado à vida prática. Ao todo, são oito sessões plenárias, sendo duas por dia, ocupando local de destaque. Acontecem ainda sessões paralelas, sendo oito delas dedicadas à pesquisa científica sobre a bicicleta como meio de transporte, formando o Scientists for Cycling, um compilado de trabalhos selecionados pela ECF em parceria com a UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, apresentados por estudiosos de todo o mundo. A equipe do programa que recebeu os mais de 300 trabalhos enviados e os avaliou junto a ECF, para seleção dos 165 palestrantes de 34 países é da organização carioca Transporte Ativo.

Então, o que você está esperando? As inscrições estão abertas.

Veja também:

19/07/2019
Visit Iguassu e ESPM oferecem curso sobre como entender o cérebro do consumidor
Programação do Fórum de Executivos de Turismo do Iguassu traz conceitos da Neurociência com a consultora Érica Ariano.
19/07/2019
Evento reúne líderes do Mercado Livre para apresentar metodologia de vendas
Becommerce Seller Day acontece no dia 24 de julho, em SP. Evento contará com palestras exclusivas das principais autoridades do Mercado Livre, influenciadores do setor, consultores e especialistas motivacionais.
18/07/2019
FIC completa 15 anos e traz como tema “Nova Ordem Digital”
A 15ª edição do Festival de Interatividade e Comunicação – FIC19 acontece dias 28 e 29 de outubro, na Unisinos Porto Alegre.
18/07/2019
Connectors, maior evento para profissionalização de influenciadores na América Latina
Evento, que tem estimativa de receber 3,5 mil pessoas por dia, conta com consultoria da The Marketing Arm.
Newsletter
Receba as novidades