Patchwork Design 2019 no Centro de Convenções Frei Caneca

A 19ª edição da feira oferece oficinas gratuitas e destaca ação social para Crianças com câncer e a exposição “Boneca de Pano é Gente”.

O Centro de Convenções Frei Caneca recebe e patrocina, de 13 a 16 de fevereiro, a 19ª edição da Patchwork Design, feira que reúne diversos expositores da arte têxtil, apresentando em seus estandes produtos e serviços voltados para o segmento. O evento destaca a exposição “Boneca de Pano é Gente”, que reúne 20 bonecas com técnicas e características diversas de 20 artesãos brasileiros.

Oficina Patchwork Design

São 48 expositores oferecendo serviços e produtos, desde a matéria-prima até artigos acabados para decoração, vestuário e acessórios, entre outros. O evento oferece três oficinas gratuitas para quem quiser aprender algumas técnicas de patchwork básico. A Patchwork Design 2019 realiza também uma ação social voltada para crianças em tratamento contra o câncer, que reúne artesãos e visitantes em uma corrente de carinho e positividade.

Zeca Medeiros, produtor da Patchwork Design

Segundo Zeca Medeiros, produtor da Patchwork Design, a escolha do Centro de Convenções Frei Caneca para a realização do evento se deve a vários fatores favoráveis, como a excelente localização, segurança e ótima estrutura. “É uma parceria bem-sucedida há 10 anos e o público apaixonado por arte têxtil já reconhece o lugar como uma referência para a realização da exposição internacional e da feira", afirma.

Winston Chagas, diretor do Centro de Convenções Frei Caneca

“O Centro de Convenções Frei Caneca é a casa da Patchwork Design em São Paulo, pois o evento acontece em nosso espaço desde a sua primeira edição, em 2011. Acompanhamos – e hoje patrocinamos – o sucesso de cada edição, que recebe expositores e visitantes de todo o país e do exterior”, declara Winston Chagas, diretor do Centro de Convenções Frei Caneca.

Boneca de Pano é Gente

A ação “Boneca de Pano é Gente” é organizada pela artesã Cris Lind, que visa a criar uma corrente de positividade convidando os visitantes da exposição a participarem das oficinas gratuitas para confecção de pulseiras com carinhas de bonecas sem cabelo. As pulseiras serão acompanhadas de uma mensagem positiva e doadas para pacientes infantis internados em hospitais oncológicos. “O fato das bonecas não terem cabelo, trará uma identificação para as crianças em tratamento quimioterápico e serão enfeitadas com lacinhos, fitas, gorros, flores e muito amor”, explica Cris.

Bonecas Carequinhas do Bem

Ano passado a ação social trabalhou com a ideia de anjinhos. Nas oficinas gratuitas foram confeccionados cerca de dois mil bonecos com mensagens que foram distribuídos em hospitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Esse ano, com os "carequinhas do bem", a ação social "Boneca de Pano é Gente" pretende motivar um número maior de pessoas. Artesãs de outros países como Dinamarca, EUA (Connecticut e Tennessee), Alemanha e Portugal já aderiram à causa e estarão multiplicando a ação social. As bonecas confeccionadas por esses grupos serão enviadas para o Brasil para distribuição.

Exposição

A exposição “Boneca de Pano é Gente” vai reunir 20 bonecas com técnicas e características diversas de 20 artistas brasileiros, com destaque para a artista plástica Rosângella Menezes, de Belo Horizonte, que faz uma releitura de obras de pintores famosos através da boneca de pano. A mostra acontece de 13 de fevereiro a 10 de março no 3º piso do Shopping Frei Caneca. A exposição ainda faz uma homenagem a “boneca/gente” Emília, criada por Monteiro Lobato em 1920.

Releitura da obra de Amadeo Mondigliani, Jeanne sentada, obra de Rosangella Menezes

Palestras

Outra atração do evento são as palestras e consultas individuais gratuitas com técnicos do Sebrae que acontecem nos dias 15 e 16 de fevereiro. Serão duas palestras diárias, além do atendimento individualizado. Vagas limitadas com inscrições no local do evento. Confira abaixo a programação:

Sexta-feira (15/2)

15h às 16h – Empreendedorismo para Artesanato com Juliana Segallio. A palestra vai abordar a importância do conceito de empreendedorismo aplicado ao segmento de artesanato e quais os comportamentos necessários aos profissionais da área desenvolverem para crescer.

17h às 18h – Redes sociais para artesanato, com Ariadne Mecate. O foco é a presença digital e a sua dinâmica na interação com os clientes, e a relação com a demanda sobre as tendências e novidades no setor de artesanato.

Sábado (16/2)

14h às 15h – Como escolher meu público alvo, com Luana Polastri, vai falar sobre a importância de definir o público alvo a fim de nortear as ações de planejamento do artesão, desde sua produção ou compra de produtos, às vendas e o marketing.

16h às 17h – Como precificar meu artesanato com Melise do Nascimento, mostra como formar o preço de venda, mensurar os custos e despesas no artesanato.

Oficinas Gratuitas

As oficinas gratuitas são uma boa opção para quem deseja se arriscar fazendo um pequeno trabalho usando a técnica tradicional do patchwork. As aulas vão enfatizar a costura à mão. As alunas aprenderão a compor e a costurar alguns blocos tradicionais bastantes usados no patchwork.

Serão seis oficinas, nos dias 15 e 16 de fevereiro, com três aulas por dia, com duração de 1h cada e o material já está incluso. As aulas serão ministradas entre 13h30h e 17h30, com 20 alunas por turma. As inscrições podem ser feitas no local do evento, a partir das 13h.

Em março (de 20 a 23) o evento acontecerá no Rio de Janeiro, no Clube Monte Líbano, na Lagoa.

Centro de Convenções Frei Caneca

Com localização privilegiada, na região da Avenida Paulista, o Centro de Convenções Frei Caneca está instalado no 4º, 5º e 6º Pisos do Shopping Frei Caneca. Um dos espaços de eventos mais movimentados da capital paulista, conta com 10.500m² de área de exposição e capacidade de assentos em salas modulares de até 3.800 lugares (sentados). Oferece ainda a utilização do Teatro Shopping Frei Caneca (no 7º Piso) como opção de espaço de auditório com 600 lugares.

Totalmente climatizado, o Centro de Convenções Frei Caneca faz parte de um empreendimento multifuncional que reúne também um teatro e um centro de compras com toda sua infraestrutura de lojas e serviços. Oferece boas e múltiplas opções de alimentação para promotores, expositores e visitantes, que podem escolher entre as diversas opções da Praça de Alimentação do shopping e também entre os quatro restaurantes do Espaço Gourmet que ficam no 3º Piso. Os diferenciais de conforto do empreendimento destacam ainda um estacionamento com 1.350 vagas cobertas.

Fachada do Frei Caneca Shopping Convention Center

SERVIÇO

Patchwork Design no Centro de Convenções Frei Caneca
Data: 13 a 16/2/2019
Horário: 13h às 19h
Local: Centro de Convenções Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569 - 4º andar, Consolação – São Paulo - SP
Entrada: R$ 24,00 inteira e R$ 12,00 meia

Fonte: assessoria