Projeto IHC mobiliza associadas Abracorp

Ação faz parte dos pilares sustentados no Planejamento Estratégico da entidade.

A Abracorp – Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas protagonizou, na semana passada, a oferta de mais um curso de impacto relevante para representantes das TMCs associadas e de empresas parceiras do mercado. Ação faz parte dos pilares sustentados no Planejamento Estratégico da entidade e, desta feita, tratou do tema ‘Comunicação Eficiente’. O projeto IHC – Inovação, Habilidade e Competência tem como parceira a 4C Solutions.

A condução do curso esteve a cargo dos especialistas Lúcio Oliveira e Gisela Maranhão, ambos detentores de notório reconhecimento dentro e fora do trade turístico. Tratou-se da primeira turma do programa. O conteúdo incluiu conceito de comunicação; a importância da comunicação empresarial; tipologia; sabotadores da comunicação e os seis passos para o sucesso da comunicação empresarial.

Lúcio Oliveira lembrou que, muitas vezes, falta clareza aos dirigentes sobre a importância crucial da comunicação no sucesso das organizações. “Parafraseando Jeffrey D. Ford, pesquisa da Harvard Business School indica que 70% de toda mudança organizacional falha no atingimento dos seus objetivos por causa de algum problema na comunicação”, ressalta o especialista.

Gisela Maranhão destacou o peso da falta de habilidade do líder em lidar com a comunicação. “Pesquisa da IABC (international Association of Business Communication) aponta que incluir e desenvolver as lideranças no processo de comunicação é um dos principais desafios. E que os colaboradores reconhecem a comunicação nas empresas na seguinte escala: 55% oriunda da liderança; 30% dos processos e políticas; e 15% dos veículos e canais formais internos de comunicação”, explica.

Daiana Moreira, coordenadora de Comitês da Abracorp, manifestou a satisfação pelo sucesso do IHC e destacou o feedback fornecido pelos participantes. “Os temas dos cursos programados são fruto de pesquisas realizadas com os gestores de RH das agências Abracorp, com o objetivo de identificar prioridades sob a ótica dos colaboradores das TMCs associadas", explica Daiana. Acrescenta que os cursos do IHC Abracorp estão abertos para inscrições de profissionais do mercado. Ou seja: não são exclusivos para as TMCs associadas.

Na avaliação de Marcos Castelani, gerente administrativo da Tristar, “o conteúdo do curso foi muito útil e cabe enaltecer a forma rápida, prática e de fácil assimilação proporcionada pelos condutores”. Tadeu Cunha, da Copastur, considerou que “de forma rápida, direta e didática, o treinamento da 4C Solutions demonstrou os princípios básicos para o sucesso em uma comunicação eficiente".

Israel Trovão, gerente regional de Vendas da Hertz, registrou que “esse curso foi muito positivo. Gostei de como o conteúdo foi abordado e discutido entre os participantes”. Já Rafaela Ferreira, da Costa Brava, observou que “o curso de comunicação foi uma experiência formidável. Além de aperfeiçoar o modo com o qual nos comunicamos, aprendemos como ser mais efetivos e consistentes. Superou todas as expectativas”.

A próxima turma será no dia 27/11, quando serão abordados os temas Competências, Habilidades e Métodos para o Vendedor 4.0; Habilidades para fechar mais negócios; Conversão em vendas; Melhor poder de negociação; O que você precisa saber sobre o cliente; O que o cliente precisa saber sobre você; e Planejamento comercial para 2020.

Participantes da primeira turma

Da esquerda para direita Marcos Castelani da Tristar, Luana Matsumoto da Aviesp, Israel Trovão da Hertz Internacional, Rafaela Ferreira da Costa Brava, Marcela Caresato da ABDTUR, Jaqueline Kloh da ABAV SP, Tadeu Cunha da Copastur, Daiana Moreira Abracorp, Lúcio Oliveira da 4C Solutions, Gisella Maranhão 4C Solutions e Kelly Cristine da Costa Brava.

Primeira turma do curso IHC Abracorp


Fonte: assessoria