Rio sedia maior evento de inovação da América Latina

RIOgaleão é um dos apoiadores do Rio2C, que aposta no protagonismo e na capacidade criativa da Cidade Maravilhosa.






A partir da próxima terça-feira (23/04), o Rio de Janeiro vai sediar o maior evento de criatividade da América Latina. A segunda edição do Rio2C receberá, até o dia 28 de abril, na Cidade das Artes, centenas de convidados entre executivos, players, cientistas, profissionais de mídia e artistas do Brasil e do exterior. Este ano, o evento foi um dos projetos culturais selecionados pelo RIOgaleão para receber apoio da concessionária, através da lei do ISS (Imposto Sobre Serviços). A intenção do RIOgaleão é incentivar iniciativas que apostem no protagonismo do Rio e em sua capacidade criativa e de atração de turistas e visitantes. Durante os seis dias de evento, o Rio de Janeiro estará ocupando este papel de catalisador no mercado da economia criativa mundial.

O que é a Lei do ISS

Desde 2013, a Prefeitura do Rio determinou que podem investir em projetos culturais quaisquer empresas contribuintes do ISS no Município do Rio de Janeiro, deduzindo até 20% do devido desse tributo. Para que isso aconteça, no entanto, os projetos precisam estar aprovados pela CCPC (Comissão Carioca de Promoção Cultural), na Lei Municipal de Incentivo à Cultura, e as empresas que desejam patrocinar precisam se cadastrar anualmente como contribuintes incentivadores junto à Secretaria Municipal de Cultura.

Desde 2015, o Aeroporto Internacional Tom Jobim seleciona iniciativas para patrocinar, incentivando a cultura carioca e brasileira e engajando a marca RIOgaleão em projetos que estejam de acordo com o propósito da empresa, de apostar no protagonismo do Rio de Janeiro. Este ano, o RIOgaleão optou por apoiar projetos de grande porte, que tenham mensagens de apoio à cidade com ainda mais inserção.

Programação do Rio2C

Ted Sarandos, CCO da Netflix, fará o Rio2C Opening Keynote, no dia 24, abrindo a extensa programação que inclui destaques como Charlie Brooker e Annabel Jones, criador e produtores executivos da premiada série britânica Black Mirror, ganhadora de 7 Emmys (2012, 2017 e 2018); a diretora e produtora Betsy West, vencedora de 21 Emmys de Jornalismo e nomeada este ano ao Oscar® de melhor documentário com RBG; Morena Baccarin, atriz brasileira de maior sucesso no exterior; o guitarrista, compositor e arranjador Heitor TP, ganhador do Emmy e do Grammy, e autor de diversas trilhas sonoras de sucessos; KondZilla, criador e proprietário do maior canal brasileiro do YouTube e o terceiro do mundo, com 22 bilhões de views e 45 milhões de inscritos; o designer biomédico e artista Alan Macy, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento e fundador da Biopac Systems; o físico, astrônomo e escritor Marcelo Gleiser, primeiro latino-americano a vencer o Prêmio Templeton, um dos mais prestigiosos do mundo; André Vellozo, CEO da DrumWave, especialista em Big Data e premiado com patentes em diferentes áreas; PJ Pereira, top CCO na Adweek's Creative 100; Joanna Monteiro, CCO da FCB Brasil, ganhadora de 40 Leões no Festival de Cannes, apresentações de startups como Memphis Meats, BrainQ e Hyperloop TT, que prometem revolucionar os setores de alimentação, saúde e transporte, e Louis Black, cofundador do jornal “The Austin Chronicle” e co-idealizador e diretor do SXSW, maior festival de inovação e criatividade do mundo.

Nesta edição, que conta com o patrocínio da Petrobras e Oi, o evento se divide em três campos – Mercado, Conferência e Festival. Enquanto os dois primeiros são voltados primordialmente para empreendedores e profissionais da indústria criativa, o último oferece uma série de experiências, oficinas e painéis destinados a estudantes, universitários e jovens recém-formados ávidos por inspiração, informação e relacionamento.

“A repercussão da primeira edição foi tão positiva que nos motivou a fazer em 2019 um evento ainda maior e cheio de novidades, com a criação de novos espaços de conteúdo como o BrainSpace, voltado à neurociência e a sua interseção com a criatividade, e a Casa das Marcas, dedicada a discussões na área de conteúdo para marcas, além do lançamento do primeiro prêmio da indústria criativa. E para fechar cada dia, quando o sol se pôr e a programação encerrar, teremos no Vogue Square o Rio2Night, um ponto de encontro que permitirá uma troca ainda maior entre os participantes, num ambiente mais descontraído e festivo. Sem sombra de dúvidas, o Rio2C 2019 será imperdível”, aposta Rafael Lazarini, criador e CEO do evento.

Fonte: assessoria