Canais
Eventos
publicado em 07 de junho de 2019 - 16h51

Scrum Gathering anuncia novidades

A um mês do evento, mais três Key Notes são anunciados para falar sobre gestão de tempo.

Da Redação

Nos dias 27, 28 e 29 de junho de 2019, o Rio de Janeiro receberá a sexta edição do Scrum Gathering©, com a chancela da Scrum Alliance. Ferramenta de gestão ágil, o Scrum é um método usado para a administração de projetos, com ciclos curtos e resultados constantes, dinamizando e facilitando mudanças, diferente de processos engessados e burocráticos.

Além do Scrum, o evento traz palestras sobre outros métodos ágeis e diversas formas de adotá-los, não só na tecnologia, onde foi mais difundido nos últimos anos, mas fora da área técnica também. Durante os três dias, serão apresentadas palestras e workshops divididos em seis temas centrais, também chamados de trilhas.

Além dos key notes – palestrantes de destaque do evento – anunciados anteriormente (Klaus Leopold e Mari Zaparolli), a um mês do evento, foram anunciados mais três key notes. O ator e apresentador Mario Ballas, o superintendente de planejamento de RH do banco Itaú Breno Luz e o fundador da Refactory Joe Yoder também estarão presentes para falar de suas experiências com a gestão de métodos ágeis.

Pioneiro e a maior referência de Improviso no Brasil, o ator Mario Ballas viveu em Paris onde estudou na École Internationale de Théâtre Jacques Lecoq. Apresentou-se com os “Palhaços Sem Fronteiras” franceses na África e em campos de refugiados durante a guerra do Kosovo. Foi campeão mundial de improviso no festival Internacional de Bogotá. No Brasil foi palhaço em hospital nos “Doutores da Alegria” e apresentador do “É Tudo Improviso” na Band, “Cante se Puder” e “Esse Artista Sou Eu” no SBT. Diretor artístico da Casa do Humor e está em cartaz com a “Noite de Improviso” no Comedians Club. É feio,mas gente boa.

Breno Luz é formado em Engenharia pela UNICAMP e está há 16 anos no Itaú Unibanco, onde iniciou sua carreira como estagiário e passou pelas áreas de Operações, Eficiência e Qualidade, até chegar ao RH. Há pouco mais de 1 ano, como Superintendente de Planejamento do RH, assumiu a missão de transformar o modelo de trabalho do RH através da Agilidade, atuando na automação de processos e uso de people analytics. Esta transformação tem permitido ao RH ser tornar ainda mais estratégico e capaz de não só acompanhar a evolução dos negócios, mas também ajudar ao banco a se adaptar neste contexto de Transformação Digital.

Joe Yoder é o fundador e diretor do The Refactory, uma companhia focada em arquitetura de software, design, implementação, consultoria e mentoria em todas as facetas do desenvolvimento de software. Joe é também presidente do Hillside Group, uma organização sem fins lucrativos dedicada a melhorar a qualidade de vida de pessoas que usam, constroem ou lidam com sistemas de software. Joe já apresentou diversos tutoriais e palestras, organizou workshops e colaborou na organização de grandes conferências internacionais técnicas e de Agilidade. Ele é conhecido como o autor do Pattern “Big Ball of Mud”, que expõe muitas falácias presentes na arquitetura de software.

Rio de Janeiro recebe a 6ª edição do Scrum Gathering

Evento internacional tem como foco aplicações de gestão ágil


Entre os nomes da edição 2019 do Scrum Gathering Rio está Klaus Leopold. Doutor em ciências da computação, foi um dos primeiros instrutores e coaches de Kanban no mundo. Possui muitos anos de experiência ajudando organizações de diferentes áreas em suas jornadas de transformação ágil. Leopold é autor do best-seller de gestão organizacional “Rethinking Agile”, do livro “Pratical Kanban” e coautor do livro “Kanban Change Leadership”. Atualmente, se dedica à transformação ágil de empresas, através do Lean Business Agility e também de palestras nas principais conferências ao redor do mundo.

Outra presença confirmada é Willy Wijnands. Apaixonado professor de ciências do Ashram College em Alphen aan de Rijn e de Aikido, já treinou mais de 650 professores em todo mundo e trabalhou com 2000 alunos usando o eduScrum em todas as aulas. É o fundador da eduScrum, cofundador da iniciativa mundial “Agile in Education”, coautor do guia eduScrum, do livro “Scrum in Actie” e também de “Agile and Lean Concepts for Teaching and Learning”.

Mariana Zaparolli também será palestrante do Scrum Gathering Rio 2019. Experimentadora e disseminadora da cultura ágil desde 2013, atua com Agile Coaching e Governança Lean de portfólio há três anos, catalisando a agilidade no Pagseguro. Participa ativamente das comunidades de agilidade, compartilhando experiências e aprendizados em debates e palestras. Acredita que ambientes de trabalho podem proporcionar realização associada a propósito, com empoderamento responsável das pessoas e crescimento colaborativo. Construiu sua carreira em Tecnologia com desenvolvimento de sistemas, gestão de projetos e portfólio. É Engenheira de Computação (FURG-RS) com mestrado em Computação Musical (IME-USP).

Trilhas

- Agile Everywhere: Agilidade pode ser aplicada em qualquer contexto. Muito além da TI, onde os principais métodos ágeis nasceram, o Ágil vem transformando o mundo do trabalho dentro dos mais diversos tipos de conhecimento.

- Agile Management: Qual é o caminho para uma gestão verdadeiramente ágil? Dentro da transformação das organizações, a gestão tem um papel fundamental e influencia diretamente na cultura de melhoria contínua. Essa trilha apresenta os principais desafios de gestão vividos dentro da Agilidade.

- Coaching e Facilitation: O Coaching e a Facilitação são muito importantes dentro de ambientes criativos e produtivos, principalmente quando o foco está no aprendizado e na melhoria contínua. Essa trilha apresenta técnicas, cases e também as principais tendências praticadas atualmente.

- Product Management: Nada é mais ineficiente do que construir um produto que ninguém quer usar. Esta trilha discute o futuro da Gestão Ágil de Produtos, desde a definição do que fazer, passando pela estratégia de produto até o uso de métricas para entender mais sobre os usuários e o próprio produto.

- Technical Excellence: Esta trilha dedica-se às discussões técnicas do seu time ou organização. O time é Ágil, mas ele está realmente construindo o Software com qualidade e da melhor forma? Essa trilha apresenta técnicas e ferramentas de automação.

- Trends: Aqui serão apresentadas as tendências no mundo da Agilidade, na área técnica, de produtos, cultural e organizacional.

“Atualmente, muito se fala em métodos ágeis, mas poucos sabem como utilizá-los. O Scrum Gathering será uma oportunidade de o público entender na prática, além trocar experiências, exercitar os conceitos aprendidos, discutir desafios e entender uma nova realidade no mercado profissional das mais variadas áreas”, explica Marcos Garrido, sócio fundador da Knowledge21, empresa que traz o evento para a cidade.

“A gestão ágil, que antes era somente utilizada por profissionais de TI, atualmente pode e deve ser implantada nas mais variadas áreas. É uma mudança de cultura nas organizações, além de fonte de recursos para empresários, administradores, advogados, médicos, comunicadores, entre outras profissões. Como o próprio manifesto ágil afirma: devemos focar em indivíduos e interações mais do que em processos e ferramentas”, completa Garrido.

As inscrições para o Scrum Gathering podem ser feitas através do site https://scrumrio.com O valor do investimento, para os três dias de evento, é de 660 reais.

Programação de palestras e workshops por Trilhas

Agile Everywhere

Workshop “Desenhando Experiências Incríveis”, ministrado por Tito Simões.

Palestras

Tema: Do desenvolvimento de software, uma atividade essencialmente humana, ao nascimento de um RH ágil

Palestrante: Alexandre Amorim

Tema: Employee Experience: uma forma ágil para desenhar experiências com o time

Palestrante: Ana Cláudia Mendonça

Tema: Ágil melhora o óbvio. Você duvida?

Palestrante: Gabriel Nunes

Tema: Legal Design & Agile

Palestrantes: Larissa Wermann e Gisele Ueno

Tema: Scrum e hospital

Palestrante: Leonardo Baumworcel

Tema Pai não quero ir à escola! E agora? Como o Scrum me ajudou a sair desta enrascada!

Palestrante: Luiz (Clima)

Tema: Experiências com agilidade no BNDES

Palestrante: Renato Santos

Tema: Kanban na Auditoria de um grande banco ? – Um ano de histórias

Palestrante: Walter Ramos

Agile Manegement

Workshop “D Métricas Lean & Forecasting com Lego”, ministrado por Rodrigo Oliveira.

Palestras

Tema: Desafios de escalar uma startup para milhões de usuários

Palestrante: André Simões

Tema: Autonomia vs bagunça

Palestrante: Avelar Leão

Tema: O que não te contaram sobre as métricas e você precisa saber

Palestrantes: Caco – Cleiton Mafra e Raphael Albino

Tema: Indicadores: Seriam mais um abacaxi

Palestrante: Cris Simons

Tema: Estratégia ágil, é possível?

Palestrante: Isa Gayno

Tema: Gestão da Diversidade: a inclusão de PCDs em cerimônias Scrum

Palestrante: Joyce Bastos

Tema: Alinhamento de Expectativas para uma cadência de entregas eficazes e pessoas felizes

Palestrantes: Marcely Santos e Kenedy Pereira

Tema: Princípios ágeis na orquestração de times responsáveis pela entrega de soluções complexas de meios de pagamento

Palestrante: Odir Spada Junior

Tema: O Futuro da Gestão de Desempenho

Palestrantes: Raphael Molesim e Renata Sujo

Tema: Lições aprendidas após um ano e meio elevando a maturidade de organizações

Palestrante: Wesley Zapellini

Coaching e Facilitation

- Workshops

- “Toolbox 360° – Quando deixamos de fazer retrospectivas e começamos a fazer futurespectivas”, ministrado por Jorge Audy.

- “Uma Abordagem Lean para Realizar Mudanças”, ministrado por Rafael Targino e Caco – Cleiton Mafra.

- “Coaching Agile Coaches”, ministrado por Raphael Montenegro.

Palestras

Tema: Melhorando a performance dos times através do Coaching

Palestrante: Erasto Ortiz

Tema: Agile Coach remoto: o que faz, onde vive e como atua?

Palestrante: Fernanda Lorenzetti

Tema: Framework poderoso para aumentar engajamento e acelerar as entregas

Palestrante: Petrus Abib

Tema: 5 ferramentas que todo Scrum Master deveria ter na manga

Palestrante: Renan Melo

Tema: Como um grupo de Agile Coaches pode impactar na maior plataforma tecnológica de luxo do mundo?

Palestrante: Rui Martins

Tema: Do diagnóstico ao aumento de Produtividade de um time- O Case Vagas.com

Palestrante: Tulio Ultramari

Product Manegement

- Workshops “MVP Canvas a partir da Lean Inception”, ministrado por Gabriela Corrêa, Tiago Reis e Mayra de Souza.

Palestras

Tema: Inimigo Meu: o eterno conflito entre product managers e sales managers (e 5 dicas para contorná-los)

Palestrante: André Faggion

Tema: Respeite os Dados: O mantra que mudou a forma de desenvolver produtos na Hotmart

Palestrante: Bruno Andrade

Tema: User Story: Melhores fatias, melhores entregas

Palestrantes: Carlos Eduardo Polegato

Tema: Mais Hipóteses e menos certezas – viabilizando o diálogo entre negócio e produto

Palestrante: Flávio Nazário

Tema: O Mindset do Produto Mobile

Palestrante: Geraldo Tomaz

Tema: Epicentro – A arte de começar pelo o que mais importa

Palestrante: Magno Santana

Tema: Fit4Purpose e como liderar organizações em busca do produto certo

Palestrantes: Marco Dubovski e Andressa Chiara

Tema: Times de desenvolvimento mercenários x Times de produtos missionários: uma transformação

Palestrante: Pablo Silva

Tema: Desenvolvendo software acessível: aprendizados e desafios

Palestrante: Priscila Araújo

Technical Excellence

Palestras

Tema: Matando o Tiamat, o dragão de 5 cabeças. A batalha épica da equipe de desenvolvimento em Transformação Ágil

Palestrantes: Avelino Ferreira e Rodrigo Toledo

Tema: Dê a máxima cobertura nos seus testes de API

Palestrante: Elias Nogueira

Tema: Métricas de Desenvolvimento de Software, indo além do lead time de USs

Palestrante: George Guimarães

Tema: BDD na melhoria da qualidade dos produtos

Palestrantes: Gisela Nogueira e Eduardo Mendes

Tema: Break down the pipeline: ciência de dados ágil é possível.

Palestrante: Rodrigo Fagundes

Tema: Utilizando a visão de Produto para definir a Estratégia de Qualidade

Palestrante: Samanta Cicilia

Trends

Palestras

Tema: Rótulos: um inibidor de resultados eficazes!

Palestrante: Ari Amaral

Tema: A arquitetura (civil) do ágil em escala.

Palestrante: Fábio Torres

Tema: Tendências da Sociedade 5.0 e os impactos nas Relações Humanas

Palestrante: Gisele Botelho

Tema: NeuroAgile: A neurociência pode revolucionar o nosso olhar sobre a agilidade?

Palestrante: Gisele Gonçalves

Tema: Consciência sistêmica através da gestão de portfólio

Palestrante: Lucas Freitas

Tema: A new way: Como fazemos agilidade no Grupo ZAP (e como chegamos até aqui!).

Palestrante: Luis Fabiano Figaro

Fonte: assessoria

Veja também:

14/09/2019
3º Fórum Brasileiro de Hotéis Independentes 2019 reúne 500 participantes durante Equipotel
O Fórum contou com uma gama expressiva de hoteleiros independentes de todo Brasil que buscam contribuir com o desenvolvimento do setor.
14/09/2019
Competição vai conectar 150 startups a 5 mil empresas brasileiras que buscam "comprar" inovação
Até o dia 12 de outubro, o Amcham Arena promoverá o encontro de 150 startups brasileiras com lideranças empresariais e especialistas.
14/09/2019
Always e Integer\OutPromo levam mensagens de empoderamento e sororidade às mulheres em Recife
Comandado pelas influencers Jessica Aronis e Isabella Feminisa, a segunda edição do "Fala Always" acontece no próximo sábado (14) no Rooftop Shopping Tacaruna.
14/09/2019
Evento global conectará startups lideradas por mulheres a investidores
Mulheres empreendedoras em cidades de todo o mundo se reunirão localmente e online ao longo de 24 horas, liderando a próxima onda de inovação, na iniciativa organizada pela Women's Startup Lab do Vale do Silício.
Newsletter
Receba as novidades