World Creativity Day acontece em abril em 50 cidades brasileiras

Pelo 2° ano consecutivo a Avenida Paulista recebe maior evento de criatividade do país. Iniciativa do empreendedor e palestrante Lucas Foster chega à 4ª edição.

No domingo, dia 21 de abril, 50 cidades em todo o Brasil terão uma programação aberta ao público para celebrar o World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade). O evento que está em sua 4ª edição ganha neste ano uma edição também em Portugal, nas cidades de Lisboa, Porto e Entroncamento. A data que entrou para o calendário oficial das Nações Unidas em 2017 tem como objetivo fomentar e contribuir para uma agenda de inovação e desenvolvimento sustentável.

No Brasil, a criatividade começou a ser celebrada alguns anos antes, pelas mãos do paulistano, Lucas Foster. Em 2014, Lucas que é fundador da ProjectHub e idealizador do Prêmio Brasil Criativo, uma das principais referências em economia criativa do país, teve a ideia de comemorar a criatividade, com um evento gratuito que apresentasse a importância da inovação. “Nossa intenção desde que idealizamos o evento é democratizar e desmistificar a criatividade, encorajando as pessoas a utilizarem seu potencial criativo, buscando novas maneiras de lidar com antigas e novas questões, gerando recursos e soluções”, afirma Lucas.

Com a resolução aprovada pela ONU estabelecendo uma data global para o World Creativity Day, a data que antes era celebrada no Brasil em novembro passou a ser em abril. E, o evento que nasceu em uma escola em São Paulo foi ganhando a cada edição mais adeptos. Neste ano serão 17 estados participantes, além de Portugal, e o objetivo é expandir já no próximo ano para outros países do mundo.

Pelo segundo ano consecutivo na Avenida Paulista, o evento, com realização do LabCriativo, contará com atrações sobre inovação, arte, tecnologia, diversidade, e impacto social, em toda a extensão da Avenida, da Praça dos Arcos ao Centro Cultural São Paulo. As ações acontecerão de forma aberta e gratuita, em diversos espaços como Reserva Cultural, Livraria Cultura, Casa das Rosas, WeWork, entre outros. “Com a avenida fechada, a Paulista se torna um grande corredor criativo”, comenta Lucas.

A estimativa é que o evento impacte um público de mais 65 mil pessoas no Brasil, com palestras, mesas e oficinas, tendo a criatividade com enfoques variados como arte, inovação, economia, tecnologia, educação, negócios, entre outros.

Cada uma das 53 cidades anfitriãs no Brasil e Portugal, possuem líderes locais selecionados pela plataforma ProjectHub. “Desta forma conseguimos ter acesso a iniciativas e pessoas incríveis que geram inovação em todos os cantos desses países, e assim podemos compartilhar essas histórias e experiências no Dia Mundial da Criatividade, para que os brasileiros e portugueses possam conhecer, aprender e se inspirar”, explica Lucas.

Confira as cidades participantes do Dia Mundial da Criatividade:

Brasil

SUL

Caxias do Sul - RS, Curitiba - PR, Florianópolis - SC, Imbituba - SC, Irati - PR, Ivoti - RS, Joinville - SC, Lajeado - RS, Maringá - PR, Novo Hamburgo - RS, Porto Alegre - RS, Rio do Sul - SC, São José - SC

SUDESTE

Assis - SP, Belo Horizonte - MG, Campinas - SP, Cariacica - ES, Duque de Caxias - RJ, Guarulhos - SP, Itaquaquecetuba - SP, Ituiutaba - MG, Lagoa Santa - MG, Montes Claros - MG, Niterói - RJ, Petrópolis - RJ, Ribeirão das Neves - SP, Ribeirão Pires - SP, Rio de Janeiro - RJ, Santo André - SP, São Paulo - SP, Serra - ES, Uberlândia - MG, Valença - RJ, Valinhos - SP, Vitoria - ES, Volta Redonda - RJ

CENTRO-OESTE

Brasília - DF, Campo Grande – MS, Cuiabá - MT, Goiânia - GO

NORTE

Porto Velho - RO

NORDESTE

Caruaru - PE, Feira de Santana - BA, Fortaleza - CE, Imperatriz - MA, Maceió - AL, Natal - RN, Recife - PE, Salvador - BA, São Luís - MA, Teresina – PI

Portugal

Lisboa, Porto, Entroncamento

Fonte: assessoria