São Paulo apresenta sua candidatura à Expo 2020 para delegados do BIE, abordando o tema FORÇA DA DIVERSIDADE

Dos dias 19 a 21 de setembro, a cidade de São Paulo recebeu os delegados do BIE (Bureau Internacional de Exposições) para apresentar seu projeto de candidatura para a São Paulo Expo 2020.

O vice-presidente da República, Michel Tamer, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e a vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão, dão as boas vindas à comissão do BIE
Durante três dias, cerca de 130 convidados, entre eles 80 delegados do BIE (Bureau Internacional de Exposições), que aceitaram o convite brasileiro e participaram de um coquetel no Palácio dos Bandeirantes, onde foram recepcionados pelo Governador Geraldo Alckmin, de um Simpósio e de uma visita ao local reservado para o evento, que é o terceiro maior do mundo, atrás apenas da Copa do Mundo e das Olimpíadas. Além do Governador Alckmin, a delegação foi recebida pelo prefeito Fernando Haddad, o ministro do Turismo, Gastão Vieira e o vice-presidente da República, Michel Temer.

O governo federal vai fornecer apoio financeiro à prefeitura, se necessário, para a realização do evento”, segundo Temer. Ele disse estar confiante na vitória da cidade. “Temos muita chance, já tivemos vitórias extraordinárias como a da Copa e das Olimpíadas. A Expo 2020 tem como lema a diversidade e harmonia, que são as marcas de São Paulo”,

O prefeito Fernando Haddad defendeu a realização da Expo 2020, lembrando “que o maior investimento será destinado à mobilidade”. De acordo com ele, a construção da Linha 6 do metrô, que ligará o centro a Pirituba, na zona oeste, região onde está prevista a instalação de um Centro de Exposições para abrigar a Expo 2020, além do Rodoanel integrado ao aeroporto de Guarulhos, são obras prioritárias e serão feitas independentemente da escolha da cidade para sediar o evento.

Delegados do BIE durante o Simpósio de apresntação da candidatura de São Paulo `Expo 2020
Haddad destacou que o Centro de Exposições vai levar um polo de emprego e renda para Pirituba. "Nós temos a oportunidade de oferecer emprego e renda a uma população excluída hoje do desenvolvimento econômico da cidade, aquela população de Brasilândia, Perus, Pirituba está muito distante de um posto de trabalho. Nós não estamos só levando empregos efetivos para a região, como estamos levando o que há de melhor em mobilidade urbana, a Linha 6 do metrô"

Outra vantagem, segundo o prefeito, é que o empreendimento vai reforçar a vocação da cidade como destino de turismo de negócios. "É um centro de exposições três vezes maior que o do Anhembi, para continuarmos recebendo as feiras de negócios, as convenções, os seminários, os congressos, que já se realizam em São Paulo", disse ele. Haddad também está otimista quanto à capacidade de receber os turistas durante os seis de duração da Expo 2020 "São Paulo é três ou quatro vezes maior que as concorrentes", destacou.

Compareceram ao Simpósio 80 delegados (cerca de 50% do total de delegados que decidem aonde será realizada a Expo 2020), que tiveram a oportunidade de apreciar a cidade candidata in loco, avaliando os elementos mais importantes do projeto que tem como tema A Força da Diversidade, incluindo o projeto arquitetônico e o legado, além do apoio da sociedade civil, das empresas e do governo à candidatura da cidade.

Concorrendo com São Paulo, estão as cidades de Izmir, na Turquia, Ecaterimburgo, na Rússia, e Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. São Paulo é a segunda cidade a receber os delegados, que já foram conhecer a candidata Russa e irão conhecer as duas outras cidades concorrentes em outubro. A votação da cidade sede da Expo se dará em Novembro, em Assembleia que se realizará em Paris.

Na abertura do Simpósio, o prefeito Fernando Haddad aproveitou para falar diretamente com os delegados, “espero que os delegados possam compreender melhor as pretensões para sediar este evento tão importante. Tenho certeza de que São Paulo é a cidade mais preparada para a Expo 2020”, e justificou a afirmação lembrando que a convivência pacifica e a diversidade estão no DNA da cidade. “Queremos acolher o mundo todo aqui para celebrar a diversidade”, complementou.

Para o prefeito, “das cidades que estão competindo São Paulo é a mais cosmopolita de todas, uma vez que conta com as maiores comunidades de japoneses, italianos e portugueses fora dos seus países, além de ter a maior população de negros (em números absolutos) do Brasil”.

Além do vice-presidente, do ministro e do prefeito, outros representantes do governo, presidentes de empresas do setor privado e representantes de organizações internacionais abordaram temas como a realidade socioeconômica atual do Brasil e da cidade de São Paulo, os projetos de desenvolvimento, os planos para a Expo 2020 e seu legado para a cidade, além de uma retrospectiva histórica da formação da cidade, que resultou na herança de diversidade de raças, cultura e religião que temos hoje, valendo destacar as participações de Ana Carla Fonseca, Lucién André Muñoz, Luiz Felipe de Alencastro, Nicolau Sevcenko, Philip Yang e Miguel Nicolelis que impressionou os delegados com suas experiências da neuroengenharia.

Ao final do evento, os delegados tiveram a oportunidade de conhecer o local onde será construído o parque de exposições, em Pirituba, região norte da cidade. Próximo ao Pico do Jaraguá, contando com uma grande reserva de Mata Atlântica em seu entorno, a região de grande vulnerabilidade social se beneficiará imensamente do investimento na área caso São Paulo ganhe a disputa.