Canais
Pesquisas
publicado em 02 de julho de 2019 - 12h21

Balanço do Fórum Eventos 2019 revela avanço do setor

A Eventos Expo Editora divulga avaliação positiva sobre o resultado da 7ª edição do Fórum Eventos, considerado o mais relevante encontro do segmento MICE²+FDT no Brasil.

Da Redação
 Sergio Junqueira, CEO da Eventos Expo Editora

Apresenta gráficos que espelham a manifestação dos respondentes sobre os principais itens alusivos aos conteúdos e uma centena de depoimentos do Fórum que se deu no Centro de Convenções Rebouças, nos dois últimos dias de abril. Os realizadores já estão com os olhos voltados para 2020, quando se realizará a 8ª edição desta iniciativa consolidada e bem-sucedida.

O CEO da Eventos Expo Editora, Sergio Junqueira Arantes, experiente e profundo conhecedor do setor, considera que o 7º Fórum Eventos atendeu e até mesmo superou a expectativa dos players participantes. “É muito gratificante acreditar, apostar, agregar parceiros e realizar um encontro de alta relevância para o trade. Foram dois dias intensos povoados de networking, insights, tendências, novidades e oportunidades”, registra Arantes.

O 7º Fórum reuniu os principais nomes do mercado, que incluem gestores de eventos das mais expressivas empresas nacionais; dirigentes de entidades promotoras dos principais congressos e exposições; agências; fornecedores de serviços e de equipamentos, destinos, hotéis e centros de convenções. Foram mais de 500 gestores de eventos e profissionais do trade. Dos participantes, 70% ocupam cargos de decisão.

A temática do encontro memorável pautou-se pelo conceito expresso em “atualizar-se é antecipar-se. É prever tendências e se prevenir de urgências. É uma exigência, no cenário em que mercados, relações, recursos e processos se transformam o tempo todo”.

Por conta dessa convicção, a edição 2019 integrou o MICE INNOVATION - um programa que convidou 40 gestores de eventos e 10 influenciadores para participar de um circuito MICE.

A Digitevent, focada em credenciamento e RSVP digitalizados, foi a grande vencedora do Startup Challenge do Fórum Eventos 2019. Os segundos e terceiros lugares, respectivamente, ficaram com a Evex e Vou Sistemas. Além desses nomes, a Clyck e a Zimmera também fizeram parte do grupo de cinco finalistas.

Feedback animador

Inovação cenográfica, excelência em conteúdos e aprimoramento logístico foram traços martes do Fórum. O cast de palestrantes, nacionais e internacionais, trouxe o que há de mais contemporâneo em termos de cenários e tendências. Não faltaram cases de sucesso do consagrado Prêmio Caio 2018; networking fácil e resolutivo; programa especial de hosted buyer e, na apoteose, na noite de 30 de Abril, um jantar de gala primoroso.

A consulta feita pela Eventos Expo Editora resultou em menções elogiosas sob vários aspectos, a começar pela relevância dos palestrantes e temas tratados e a organização impecável do acontecimento. Foi muito elogiada a ideia das rodadas de negócios, pelo fato de proporcionar a apresentação das empresas a novos compradores. Tudo planejado pra facilitar e imprimir dinâmica nas negociações.

Sobre o 7º Fórum, no seu todo, para 56% dos respondentes atendeu às expectativas; e para outros 38%, superou. Quanto à condição dos participantes, 36% eram hosted buyers; 28% convidados especiais; 21% patrocinadores e 15% congressistas. Sobre o contato com a organização do evento, 60% consideraram excelente; e bom para outros 32%.

A sondagem também verificou a percepção de retorno quanto à perspectiva de novos negócios. 17% avaliaram como excelente; bom para 35% e muito bom para 36%. Sobre o networking, foi muito bom para 39%; bom para 27% e excelente para 24% dos respondentes.

“Só temos a agradecer e compartilhar o sucesso do 7º Fórum Eventos com todas as organizações, dirigentes e colaboradores, que não hesitaram em participar desta iniciativa já histórica da Eventos Expo Editora. A despeito das dificuldades por que passas o nosso país, a indústria de eventos mostrou sua força, maturidade e a convicção de que seremos ungidos por um novo círculo virtuoso”, conclui o CEO Sergio Junqueira Arantes.

 Fórum Eventos 2019


Veja também:

01/04/2020
O impacto do Covid-19 no turismo/viagens corporativas
A primeira Travel Tech do Brasil diz que o ideal é adiar as viagens.
26/03/2020
ALAGEV apresenta novos dados sobre o impacto do Coronavírus no mercado de viagens e eventos corporativos
Em novo estudo, mercado sente desaceleração, mas se mantém otimista quanto a retomada ainda neste ano.
19/03/2020
Coronavirus - Uma Hecatombe na Indústria Mice²+FDT
No período de uma semana, a indústria MICE²+FDT viveu um verdadeiro pesadelo. Para melhor avaliar como a realidade havia se transformado e o humor do mercado se deteriorado, o Portal Eventos realizou uma nova pesquisa nos dias 15 a 18 de março, junto ao mesmo público, obtendo 208 respostas, sendo 182 completas.
15/03/2020
Na semana passada o Covid-19 ainda não parecia um pesadelo
O Portal Eventos realizou uma pesquisa junto a 2.822 gestores corporativos, associativos e de agências e organizadoras de eventos, obtendo 239 respostas, sendo 200 completas, perfilando como a indústria MICE²+FDT está reagindo à pandemia do COVID-19. A pesquisa foi realizada nos dias 7 a 10 de março, antes da OMS ter declarado pandemia e diversos governos brasileiros terem orientado que eventos deveriam deixar de ser realizado.
Newsletter
Receba as novidades