Especialistas falam sobre a importância do personal branding

Com o tema Sua Marca Pessoal/ Profissional x Sua Pegada Digital, o quinto e último painel do primeiro dia do Fórum Eventos 2016 mostrou a importância das pessoas serem protagonistas da sua história e, sobretudo, se preocuparem com a imagem e informações que estão transmitidas para os seus contatos, ou melhor, para o mundo. Por Lyne Santos

Durante quase uma hora e meia, a professora e consultora Carla Weiz e a Keynote Speaker Sima Dhal deram dicas e mostraram “o segredo do sucesso” no palco do Centro de Convenções Rebouças, na capital paulista.

Escritora do livro O dono da sua história, Carla foi enfática ao dizer que todo mundo pode aprender a ser dono da sua história, basta ter essa consciência. E para deixar de ser vítima e se tornar um criador de oportunidades, é preciso parar de reclamar e de apontar o outro sempre como culpado para os seus dias ruins. “O protagonista deve ter um mantra: O que eu não fiz que se eu fizer aumenta a minha chance de resultado? O protagonista é o competidor do lado virtuoso, aquele que trabalha para alcançar os melhores resultados”, disse.

A humildade é outra característica fundamental do dono da sua história, segundo Carla. Para ela, se a pessoa não souber reconhecer que tem algo que não sabe, vai ficar pra trás. “O aprendiz se vê como um processo e não como produto acabado. Ele se abre pro novo, não vive fechado, travado. Ele vai para um evento com estado de presença. O aprendiz quando está em uma situação está com estado de presença, abre-se o tempo todo para aprender”.

Na visão de Sima Dahl, é preciso escrever e fazer essa história. E isso, inclui cuidar da sua pegada digital, ou seja, das informações que as pessoas podem obter de você quando colocam seu nome no Google, por exemplo. Ela observa que tudo o que está on line é a primeira impressão que as pessoas tem das outras. E determina três perguntas importantes que deverão ser respondidas quando for criar o cabeçalho com as suas informações: Quem você é? O que você faz? O que o torna especial? Cada palavra tem sua relevância.

“Como você aspira que seja conhecido? A história ao seu redor é especial. Você tem que ser proprietário da sua reticência. Em 99,9% das vezes ,o seu Linkedin, por exemplo, vai estar nos cinco primeiros resultados (da busca pelo seu nome no Google) e vai ser a minha primeira impressão sobre você. Se estiver muito triste, a pessoa abandona. Quando você me manda um e mail para vender um tour de quartos de hotel, não leio antes de ver uma mensagem da sua impressão digital. A sua história tem que ser otimizada com palavras chave”, afirmou Sima.

O primeiro dia do Fórum Eventos 2016 terminou com um jantar de confraternização entre os participantes no Espaço Figueira, na capital paulista.