Sergio Junqueira Arantes, idealizador e responsável pela organização do Fórum Eventos 2013; Carlos Alberto Júlio, empresário, autor e âncora do evento; e Linda Pereira, CEO da CPL Events, falam a respeito das impressões deixadas pelo maior encontro internacional de empresas e entidades do setor eventos no Brasil.
Sergio Junqueira Arantes: “Realizar um evento é como pular de paraquedas”
Dever cumprido
“Nesses anos que tivemos de atividades, conseguimos fazer um Fórum transversal que, apesar de não se aprofundar demasiadamente em alguns assuntos, atingiu seu objetivo, porque tratou com seriedade o assunto evento. Tratou de questões sobre segurança, representatividade, a importância da feira no comercio exterior, ou seja, fomos buscar assuntos diversos, cada um com sua particularidade e importância, de tal forma que me deixou muito satisfeito ver que, depois de praticamente 20 horas de evento, em dois dias, a sala estava quase lotada às 19h30 do segundo dia. Tivemos cerca de 200 profissionais que ficaram praticamente 20 horas imersos naquela adquirência de conteúdo. Isso nos dá a sensação de dever cumprido, de ter atingido o objetivo principal, que foi fazer uma radiografia do setor, mostrar a importância desse setor para o mercado.”
Presença de grandes clientes
“Conseguimos também trazer o cliente para o evento. Porque, normalmente, esse tipo de discussão fica entre nós e aquele que é o principal interessado, que é quem contrata cada um dos profissionais de eventos, geralmente não participa das discussões, muitas vezes não mantendo um diálogo institucionalizado com o setor e, no Fórum, procuramos fazer isso. Tivemos mais de 100 profissionais de empresas que tiveram a oportunidade de entender melhor a problemática e a importância do segmento”.
Abrir mais para “compras” é um dos focos da segunda edição
“Pretendemos trabalhar melhor para trazer um profissional importante também, que é o de compras, pois é ele quem determina cortes de custos que não deveriam ocorrer em áreas como segurança, qualidade e outras. Tivemos a presença desses profissionais, mas queremos melhor resultado nesse aspecto para a próxima edição”.
“Para o ano que vem, pretendemos aperfeiçoar a fórmula. Alguns temas exigem maior profundidade. A ideia é termos eventos preparatórios, nos quais possamos fazer um maior aprofundamento em alguns temas e levar as conclusões para o Fórum. Dessa forma, será possível melhorar ainda mais o produto. Isso irá permitir, inclusive, atender aos pedidos de diversos Destinos, regionalizando o Fórum, por exemplo, fazermos um simpósio no Rio Grande do Sul para tratar de segurança, outro em Minas para discutir hospitalidade e, com isso, aprofundar ainda mais a analise e a discussão dos temas”.
“A proposta é manter a horizontalidade e a transversalidade do Fórum, no entanto, pensamos ser necessário uma verticalidade no tratamento de alguns temas, abrindo um espaço de 8/10 horas para sua abordagem”.
Importância dos parceiros
“Tivemos a felicidade de ter o apoio de patrocinadores que nos permitiram viabilizar esse evento e acredito termos conseguido dar o devido retorno. Então, minha percepção é que conseguimos entregar o que nos comprometemos, seja com os patrocinadores, seja com os profissionais de eventos das empresas contratadas ou dos clientes. Ampliamos demais o leque de percepções, que vai desde o cliente até o fornecedor, mas conseguimos dar o recado. A maior parte dos painéis ficou com aquela percepção do ‘quero mais’, as pessoas gostariam que tivesse continuado, mas não era possível.”
“O Fórum é a continuidade de um projeto que criamos quando surgiu a Revista Eventos e uma das características da Revista foi sempre procurar entender eventos como cadeia produtiva, ou seja, procurar tratar e abranger toda a cadeia. Repetimos esse processo no Prêmio Caio, que é amplo, mas que também premia e abarca a cadeia produtiva. E no Fórum também procuramos olhar o setor como cadeia produtiva, esse modelo se mostrou acertado e é o que pretendemos continuar em 2014.”
CARLOS ALBERTO JÚLIO
“O evento era uma necessidade do mercado. Teve muita qualidade, especialmente pelo mix de palestrantes do exterior. Os norte-americanos tem muita experiência com eventos associativos, reuniões empresariais, congressos; e os europeus, com toda a vivência recente de Expo Lisboa, Euro etc., então a presença deles foi realmente muito importante.”
“Não há como apontar qual assunto foi mais ou menos importante, porque sabemos, depois de tantos anos fazendo, ancorando e palestrando eventos, que a atratividade é uma mistura do tema com o nível de conhecimento dos palestrantes ou sua habilidade em desenvolver o tema. Todos os temas foram muito pertinentes e os cases bastante enriquecedores.”
“O grande desafio agora é fazer um melhor no ano que vem, escolher um bom conteúdo temático, porque alguém tem que continuar isso e esse alguém são vocês”.
LINDA PEREIRA
“As pessoas tomaram consciência de que organizar eventos não é um passatempo, mas que tem um ‘business strategy’ por traz e todos os painéis refletiram isso, é um despertar de consciências”.
“Creio que ficar um ano entre dois Fóruns vai ser complicado, porque a Revista Eventos tem o papel de preencher um intermédio de simpósios e de workshops que levantariam algumas questões que pudessem germinar num próximo Fórum”.
Comentários