Canais
Eventos do Trade
publicado em 23 de maio de 2017 -  9h35

Profissional de Eventos no Futuro

“Profissional de Eventos no Futuro: como ele será, num mundo que valoriza a diversidade, a colaboração e a sustentabilidade.” Por Juliana Fraga

Da Redação

A reflexão sobre as competências do profissional de eventos do futuro foi o desafio que reuniu especialistas do Senac para interagirem com os congressistas durante as ações do Focus Group do Fórum de Eventos de 2017.

Num exercício de identificar as competências dos profissionais de hoje, o que almejamos para daqui a cinco anos e qual seria a formação ideal para daqui a quinze anos, os especialistas refletiram sobre questões profissionais e relacionais (relações com clientes, fornecedores e os próprios profissionais de eventos).

Neste cenário, o conceito de competências surge como forma de repensar as interações deste profissional de eventos e seus conhecimentos, habilidades e atitudes e as organizações, com suas demandas e necessidades.

Utilizando o brigadeiro como analogia, os congressistas degustaram as sensações do profissional de hoje: o brigadeiro tradicional. Um profissional autodidata e com muita experiência prática. Flexível às exigências de mercado, porém atento às inovações e as novas tecnologias. Assim como o brigadeiro tradicional que encanta pela simplicidade dos seus ingredientes, o profissional de eventos de hoje aparece como multidisciplinar e comunicativo, porém ainda necessitando desenvolver conhecimentos específicos acadêmicos e habilidades de visão estratégica.

Para vivenciar a experiência do profissional de eventos que almejamos daqui a cinco anos, os congressistas degustaram o brigadeiro gourmet, com 50% de cacau. Uma experiência nova com uma textura diferenciada. Assim desejamos que os profissionais de eventos adquiram novos conhecimentos técnicos tornando-se mais capacitado para empreender. Além de manter as competências de ser inovador, competitivo e aderindo sempre as novas tecnologias.








Atingindo o ápice da analogia, o momento final foi destinado à vivência das sensações do brigadeiro gourmet constituído com 70% de cacau: o profissional de eventos com competências ideais formado daqui a quinze anos. Aqui encontramos o especialista: um profissional que pensa sozinho, motivador e condutor. Que detêm conhecimento técnico e habilidades em matérias raras. O profissional preocupado com as tendências do segmento e com amplo conhecimento das ferramentas globais, digitais, tecnológicas e sustentáveis. Em resumo um parceiro estratégico de negócios e humano acima de tudo.

Nesse contexto, a preocupação da comunidade acadêmica na capacitação e desenvolvimento contínuo das competências abordadas neste painel do Fórum de Eventos possui grande relevância. Como parte ativa do elo entre as pessoas e as organizações, a academia contribui com conhecimentos técnicos e específicos, preparando o profissional para o exercício da prática da profissão e sucesso de um trabalho eficiente em um mercado competitivo. Um profissional colaborativo e preocupado com as questões humanas. Assim é o que almejamos!

*Juliana Fraga - Juliana coordenou o grupo do Senac no Focus Group realizado no Fórum Eventos 2017 . Juliana tem 20 anos de experiência profissional em empresas nacionais e multinacionais, nas áreas de Comunicação, Vendas e Marketing com ênfase em processos motivacionais, gestão de equipes, negociação e planejamento. Atua como Professora no Senac no curso de Pós-Graduação de Administração e Organização de Eventos e como Gerente de Negócios na Ticket Serviços.

 Coordenadores do Focus Group by Senac e CNC no Fórum Eventos 2017


Veja também:

18/06/2018
MPI Brazil anuncia 5ª edição do LAMEC
Conferência já está consagrada por apresentar tendências para o mercado de eventos.
31/05/2018
TBO Holidays realiza 2º Encontro Latino Americano
Estiveram presentes os Country Managers da Argentina, México, EUA, Colômbia, Argentina e Brasil.
23/05/2018
Fórum Eventos 2018 tem recordes em resultados e avaliações
O Fórum Eventos, considerado o mais relevante encontro da indústria de Eventos no Brasil, fechou a edição de 2018 com recorde de resultados e avaliações. Foram mais de 520 participantes, sendo 230 gestores de eventos – clientes finais e agências de Live Marketing, 90 congressistas e 115 palestrantes, professores, patrocinadores, jornalistas e criadores de startups.
21/05/2018
Meeting Planners Conference destaca imersão e mudança de mindset para eventos corporativos
Organizado pela ALAGEV, encontro reuniu 200 profissionais de eventos do Brasil e da Argentina
Newsletter
Receba as novidades