eFórum Eventos 2020: O mundo das feiras: desafios e oportunidades de venues, promotores e fornecedores

As feiras foram duramente impactadas. Como será o mundo de feiras após a pandemia? Teremos oportunidades?
Paulo Passos (ABRACE)Painelistas: Jorge Souza (Couro Moda), Marco Basso (Informa Markets), Milena Palumbo (GL Events),Paulo Ventura (Expo Center Norte), Marcelo Soares (ABRACE).
O painel foi mediado por Paulo Passos, da ABRACE com participação de Jorge Souza, da Couro Moda, Marco Basso, da Informa Markets, Milena Palumbo, da GL Events, Paulo Ventura, do Expo Center Norte e Marcelo Soares da ABRACE.

As expectativas para as feiras a partir de 2021, ainda vêm com a necessidade de ter a oportunidade de representar de forma presencial. As feiras físicas tiveram a ruptura com a pandemia, e claro que o modelo digital veio para ficar e se consolidar. Porém, como um apoio para alguns setores.

Marco Basso comenta que "o modelo digital expande as fronteiras e abre portas para flexibilização. Mas, acredita que não entrega todas as propostas de valor que se tem em um evento físico. É necessário pensar de forma coletiva como atuar e fazer mudanças no setor de feiras".

Para Milena Palumbo, o mercado de feiras não vai ser igual, assim como outros nichos que foram impactados diretamente. "Estamos revendo as relações de fornecedores e clientes e reestruturando as condições contratuais. A relação de entendimento do negócio e desafio do outro está mais evidente no novo cenário", diz.

Outro ponto abordado foi a questão que a grande oportunidade das feiras no futuro poderá estar nos processos de montagem. "Acredito que a montagem simples, bonita e mais eficiente pode atingir metas até em um dia de feira. Um cliente para ver algo novo precisa abraçar alguns produtos e alguns mercados terão o apoio do digital, mas o presencial também é importante", explica Paulo Ventura.

Para os empresários do setor, as mudanças também serão evidentes. Para o Marcelo Soares, os clientes vão querer um trabalho mais sério e com profissionais aptos e rápidos em suas funções. O grande desafio para o setor de montagens será não se tornar refém de possíveis oportunistas. "Sabemos que há falta de trabalho, mas é necessário avaliar a concorrência de maneira correta para não ter prejuízos. O setor vai começar a ser mais exigente com as oportunidades e optar por fusões que agreguem", exemplifica.

No novo cenário, a tecnologia também veio para contribuir e agregar em todos os setores. Em eventos é evidente que se tem muitas vertentes. "Na feira encontramos as melhores oportunidades e devemos usar a tecnologia como aliada. Ela ainda é uma mídia presencial indispensável, mas é importante trazer algumas inovações tecnologias", explica Jorge Souza.

É essencial incluir as pessoas neste novo formato que está por vir e agregar o digital a convivência e relação humana.

O eFórum Eventos versão 100% online apresentará em três dia de evento 15 painéis com experts NACIONAIS E INTERNACIONAIS da indústria de eventos. O evento acontece de 19 a 21 de outubro.

O painel O MUNDO DAS FEIRAS: DESAFIOS E OPORTUNIDADES DE VENUES, PROMOTORES E FORNECEDORES foi transmitido pela plataforma digital MCI Brasil/Class.

O evento conta com uma área de exposição e negócios virtual um espaço criado exclusivamente para quem quer novas oportunidades de negócios. São oito pavilhões com 50 estandes, divididos em 8 Arenas: Foz do Iguassu, Centros de Convenções, Resorts, TMCs, Destinos e Tecnologia.

A Arena de Exposição e palestras ficarão disponíveis para que os inscritos até o dia 10.11.20

Saiba mais em: www.forumeventos.net