14º Fórum Internacional traz painel sobre cenário da distribuição de combustíveis no mercado latino-americano

Evento paralelo à ExpoPostos & Conveniência 2019 reúne nomes de peso em palestras e painéis de debate.

As particularidades e tendências da revenda de combustíveis no mercado latino-americano serão debatidas em um painel internacional a ser realizado no 14º Fórum Internacional de Postos de Serviços, Equipamentos, Lojas de Conveniência e Food Service, que acontecerá paralelamente à ExpoPostos & Conveniência 2019, maior evento da América Latina sobre distribuição e revenda de derivados de petróleo, lojas de conveniência e food service. O evento será realizado de 13 a 15 de agosto, no São Paulo Expo, em São Paulo.

O painel "Revenda Latino-Americana: O cenário da distribuição dos combustíveis no mercado latino-americano, com suas tendências, problemas e pautas", acontecerá às 9h do dia 14 de agosto e abordará questões de países como Argentina, Peru e México, tendo entre os convidados, Carlos Gold, com mediação do especialista em distribuição de combustíveis e lojas de conveniência, Cláudio Reboredo.

"A distribuição de combustíveis no mercado brasileiro é bem consolidada. Temos mais de 50 empresas regionais operando, o que sempre dá ao revendedor várias possibilidades para atuar de forma competitiva. O que nos preocupa é o varejo", afirma Paulo Miranda Soares, presidente da Fecombustíveis (Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes).

O executivo explica que o mercado de combustíveis passa frequentemente por mudanças. "Sempre acompanhamos de perto todas as propostas e também analisamos exemplos do que ocorre no mercado latino-americano. É evidente que evitaremos os erros de países vizinhos. E, é claro, seus acertos nos ajudarão a enriquecer todos os debates em curso nesse forte setor da economia", afirma o presidente da Fecombustíveis.

Entre os exemplos citados por ele estão o do México, que há dois anos deu início à abertura de mercado; o do Chile, que após o liberalismo radical promovido na época da ditadura deixou o setor concentrado nas mãos de somente três grandes empresas e as excessivas intervenções governamentais no Uruguai. Mais recentemente, a abertura de mercado para companhias operarem no varejo de combustíveis na Argentina provocou como efeito colateral aumento no valor dos produtos ao consumidor.

Potencial de mercado

Projeções de Reboredo indicam que nos próximos 20 anos a demanda de energia na América Latina aumentará 50%. Para fazer frente a esse aumento no consumo, haverá necessidade de incremento de produtos derivados de petróleo da ordem de 20%.

Mediador do painel internacional, ele afirma não haver uma "estratégia mágica" para se destacar neste setor do mercado. "Os mercados estão em fases distintas de evolução. Enfrentamos mercados complexos, diversos e voláteis. Entender a circunstância da indústria em cada cenário é fundamental", afirma.

ExpoPostos & Conveniência e 14º Fórum Internacional

A ExpoPostos & Conveniência reunirá cerca de 170 marcas nacionais e internacionais e deve movimentar R$ 180 milhões em negócios. A expectativa é de que, ao longo de três dias, 21 mil visitantes, sendo 91% decisores diretos, passem pelo São Paulo Expo. O evento será realizado entre os dias 13 e 15 de agosto, pela ABIEPS (Associação Brasileira das Empresas de Equipamentos e de Serviços para o Mercado de Combustíveis e de Conveniência), Fecombustíveis (Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes) e Plural (Associação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Lubrificantes, Logística e Conveniência), com organização da GL events Exhibitions.

O Fórum combinará palestras e painéis de análise de especialistas, empreendedores, executivos, representantes de entidades de classe e membros do governo tais como o norte-americano Michael Davis, vice-presidente de serviços da NACS (National Association of Convenience Stores), Cláudio Pinheiro, Cientista de Dados Sênior da IBM Brasil; Alexandre Munhoz, Gerente-Geral da Kindle / Amazon Brasil; André Loureiro, diretor geral do aplicativo Waze no Brasil.

SERVIÇO

14º Fórum Internacional de Postos de Serviços, Equipamentos, Lojas de Conveniência e Food Service

Data: 13 a 15 de agosto

Horário: 8h30 às 13h30

Local: São Paulo Expo

Endereço: Rod. dos Imigrantes, Km 1,5 – Água Funda, São Paulo

Inscrições por meio deste link.

ExpoPostos & Conveniência 2019

Data: 13 a 15 de agosto

Horário: 13h às 21h

Local: São Paulo Expo

Endereço: Rod. dos Imigrantes, Km 1,5 – Água Funda, São Paulo

Atenção: O credenciamento para os profissionais do trade já está disponível por meio deste link.

Fonte: assessoria