ABAV EXPO: Conheça os primeiros palestrantes da Vila do Saber

Gestão, Inovação, Segmentação e Tecnologia são os eixos da Vila do Saber em 2017.

A 45ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 48º Encontro Comercial Braztoa já tem os primeiros especialistas confirmados para as palestras do Congresso ABAV de Turismo que acontece na Vila do Saber, espaço na feira voltado à capacitação e difusão do conhecimento no Turismo.

Para falar de Gestão, participam Rodrigo Galvão (Como conquistar consumidores antes deles planejarem sua próxima viagem), André Berberi (Estratégias de Negociação no Ambiente Contemporâneo) e Ricardo Shimosakai (Acessibilidade no turismo no Brasil: realidade ou utopia?).

Inovação trará Ítalo Mendes (Como criar um startup de Turismo) e Alexis Pagliarini (Repensando seu negócio: A Técnica do Design Thinking), ao lado de Marta Poggi (Marketing Digital: Primeiros passos para o pequeno empreendedor) em Tecnologia.

No eixo Segmentação, os especialistas Marianne Costa (Turismo de Vivências com base comunitária) e Fábio Tomaz (Turismo Biográfico – Histórias de vida que estimulam roteiros e viagens) são os primeiros nomes do time.

Gestão, Inovação, Segmentação e Tecnologia são os eixos da Vila do Saber. Em 2017, a área contará com estrutura de conteúdo mais dinâmica, que aproxima especialistas e participantes, além de espaço exclusivo para a realização de debates e mesas redondas e outro dedicado ao tema Produtos e Destinos, que será disponibilizado aos expositores.

Confira o calendário das palestras:

EIXO GESTÃO

Como conquistar consumidores antes deles planejarem sua próxima viagem

27 de setembro, das 14h às 16h45

Rodrigo Galvão é pós-graduado pelo MBA em Marketing Estratégico da ESPM, especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e bacharel em Turismo pela UFF. Empreendedor Shell Livewire; Agente Local de Inovação do SEBRAE; sócio-fundador da Agência Mesa 4 e professor da disciplina de Marketing Turístico e Mídias digitais no MBA de Gestão de Serviços da Universidade Federal Fluminense. Atua há mais de 5 anos na área de Marketing com ênfase em planejamento digital, tendo trabalhado com grandes empresas do segmento como a holandesa Booking.com e Rede Accor.

Estratégias de Negociação no Ambiente Contemporâneo

27 de setembro, das 16h às 16h45

André Berberi é mestre em Desenvolvimento Regional, com MBA em Direção Estratégica. Graduado em Turismo, também atua como professor universitário em cursos de graduação e pós-graduação e é vice-presidente do Curitiba Convention & Visitors Bureau.

Acessibilidade no turismo no Brasil: realidade ou utopia?

28 de setembro, das 16h às 16h45

Ricardo Shimosakai é bacharel em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi. Diretor do Grupo Turismo Adaptado, atua desde 2004 com acessibilidade e inclusão no lazer e turismo. Também é membro da SATH e ENAT, associações internacionais para o turismo acessível, e da CIDCCA, para o desenho universal. Agenciamento de viagens, consultorias, treinamentos, palestras e elaboração de projetos são mais algumas ações que realiza para o desenvolvimento de uma infraestrutura acessível no mercado turístico.

EIXO INOVAÇÃO

Como criar um startup de Turismo

27 de setembro, das 17h às 17h45

Ítalo Mendes é especialista em Turismo, com bacharel pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UnB), além de Master pela Universidade Autônoma de Madrid e curso de aperfeiçoamento (Creating Colaborative Solutions - Innovations in Governance) pela Universidade de Harvard. Atua desde 2003 no Ministério do Turismo, onde exerceu os cargos de Diretor de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico; Diretor de Produtos e Destinos; Diretor de Gestão Estratégica; Diretor de Administração e Assessor Especial do Ministro. É membro da Rede de Inovação no Setor Público, onde coordena o Grupo de Trabalho de Cultura da Inovação, que tem por objetivo disseminar uma cultura de incentivo à inovação nos órgãos públicos. Atualmente dedica-se à pesquisa sobre Laboratórios de Inovação em serviços e em políticas públicas de incentivo à inovação no serviço público e no setor de turismo.

Repensando seu negócio: A Técnica do Design Thinking

28 de setembro, das 17h às 17h45

Alexis Pagliarini é diretor superintendente da FENAPRO – Federação Nacional de Agências de Propaganda e especialista em processos de Design Thinking e Criatividade. É também Past President da MPI Brazil (Meeting Professionals International) e Presidente do Comitê de Marketing do WTC Business Club. Faz parte do Advisory Board do CMO Council para a América Latina. Foi palestrante no Cannes Lions Festival em duas edições (2008 e 2010) e apresentou o Cannes Lions Road Show 2016 (15 apresentações pelo Brasil).

EIXO TECNOLOGIA

Marketing Digital: Primeiros passos para o pequeno empreendedor

29 de setembro, das 17h às 17h45

Marta Poggi é palestrante, consultora, blogueira, fundadora do Blog Agente no Turismo e sócia da Strategia Consultoria. Especialista em Marketing Digital para Turismo, atua em diversos projetos no Brasil e também no exterior. É formada em Economia, com pós-graduação em Marketing Turístico, MBA em Marketing Estratégico e Mestrado em Turismo. Tem experiência em desenvolvimento de conteúdo para sites, blogs e publicações técnicas. Foi pesquisadora e professora universitária, autora de diversos artigos e coautora do livro E-turismo: internet e negócios do turismo.

EIXO SEGMENTAÇÃO

Turismo de Vivências com Base Comunitária

28 de setembro, das 14h às 14h45

Marianne Costa possui 10 anos de experiência em projetos de desenvolvimento local, turismo e associativismo para poder público, associações e empresas. Também é co-fundadora da Raízes Desenvolvimento Sustentável, negócio social onde desenvolveu um reconhecido e premiado projeto de turismo de base comunitária no Vale do Jequitinhonha. Atuou, ainda, na coordenação e execução estratégica de projetos públicos (Ministério do Turismo e Sebrae Nacional) e privados (Braztoa, ABETA, Aliança Bike, BLTA, Fundação Toyota, Toyota do Brasil). É pós-graduada em Inovação Social, especialista em Gestão de Projetos Sociais e graduada em Turismo.

Turismo Biográfico – Histórias de vida que estimulam roteiros e viagens

28 de setembro, das 17h às 17h45

Fábio Tomaz é turismólogo e pesquisador especialista em Turismo Biográfico. Possui ampla experiência em diferentes segmentos do trade turístico, além de complemento à educação formal em viagens e vivências culturais nacionais e internacionais.

SERVIÇO

O que: 45ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 48º Encontro Comercial Braztoa

Quando: Dias 27, 28 e 29 de setembro, das 12h às 20h

Onde: Expo Center Norte, Pavilhões Vermelho e Verde

Fonte: Assessoria