ABAV Expo & Collab entra em fase final de organização

Detalhes do projeto e dos protocolos de biossegurança foram afinados na última semana, durante visita da presidente da ABAV, Magda Nassar, ao Centro de Eventos do Ceará

Marcando a retomada das edições presenciais, e do formato itinerante que consagrou o evento ABAV como principal encontro do turismo nacional, a ABAV Expo & Collab chega no próximo dia 6 de outubro ao Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, para três dias de imersão em negócios, capacitação e relacionamento.

Para reunir o trade em total conformidade com as restrições ainda impostas pela pandemia, o evento deste ano adotará o modelo híbrido. A participação presencial será limitada a um fluxo diário de três mil pessoas, simultaneamente, com fiscalização permanente para que todos os protocolos de biossegurança sejam assegurados, e a virtual garantida por meio de uma plataforma online, que espelhará toda a programação física.

O controle de acesso se dará por um sistema online que exibirá de forma contínua o volume de pessoas em circulação em cada área do pavilhão que totaliza 13,5 mil metros quadrados. As credenciais, impressas ou em QR Code carregadas no celular, deverão ser apresentadas na entrada e na saída, que terão oito portas para evitar qualquer risco de aglomeração.

Na área de exposições, todos os estandes serão dispostos em formato de ilha, com distanciamento de quatro metros entre um e outro, e apenas três opções de modelo. Com o objetivo e diminuir também o tráfego de pessoas nos períodos pré e pós evento, a organizadora optou pela contratação de uma única montadora.

Expositores e visitantes contarão com uma praça de alimentação, localizada em andar superior e com sistema próprio de higienização do ar, e com uma unidade de suporte com serviço de água e café, instalada em área afastada dos pontos de circulação.

Um lounge de conectividade funcionará como área de descanso, de onde será possível acompanhar as capacitações da Vila do Saber, que também ocupará o andar superior do pavilhão. Todas as apresentações serão transmitidas online, em atendimento ao público que optar pela participação virtual por meio da plataforma do Collab, que também espelhará a área de exposições. Cada palestra terá a duração de 50 ou 80 minutos para que os dez minutos finais sejam dedicados à higienização das salas.

Dentro dos limites possíveis vamos realizar nosso grande encontro, reconectar o trade e possibilitar que os negócios voltem a acontecer com força. Temos esse compromisso com expositores e visitantes que escolheram a ABAV Expo & Collab para consolidar o processo de retomada”, afirma a presidente da ABAV Nacional, Magda Nassar. Em pesquisa recente realizada em parceria com o Sebrae, 72% dos entrevistados apontaram a ABAV Expo como o evento eleito para a busca de capacitação e atualização de lançamentos e tendências, em uma lista de 11 opções, nacionais e internacionais. A mesma pesquisa indica otimismo dos empresários do setor na recuperação de faturamento e recontratação de pessoal ainda este ano.

Cerimônia de abertura

Durante a visita que fez ao Centro de Eventos do Ceará para alinhamento da participação conjunta da iniciativa pública e privada nas ações da ABAV Expo & Collab 2021, na semana passada, a presidente Magda Nassar cumpriu uma agenda intensa de encontros com empresários, agentes de viagens associados e líderes de entidades locais, além de representantes do governo, como os secretários Renato Lima e Alexandre Pereira.

Acompanhada do secretário de Turismo do Estado, Arialdo Pinho, Magda foi recebida pelo governador Camilo Santana, que confirmou presença na cerimônia de abertura, que será realizada no dia 6 de outubro, às 11h, no próprio Centro de Eventos do Ceará.

Expositores confirmados

Igualmente otimistas com o tão esperado momento da retomada estão os 80 expositores, representando 140 marcas, que vão desembarcar em Fortaleza junto com a ABAV Expo & Collab. Na lista dos internacionais estão destinos como Israel, Peru e Quênia e empresas portuguesas nos cooperados do Portugal United e Visit Fatima, estreando participação na feira. A Jordânia estará representada pela DMC Hajjat Tours & Travel. Também já estão confirmadas as participações de Gol, Azul, Itapemirim, Latam, Localiza, além de CNC e Sebrae que renovam este ano a tradicional parceria com a ABAV como principais patrocinadores do evento.

O Ministério do Turismo estará presente como a grande âncora da promoção institucional dos mais de 40 destinos nacionais presentes, alguns com estandes independentes como Mato Grosso do Sul, que tematizará uma das portas do pavilhão.

Além da oportunidade que terão de estar frente a frente com a maior cadeia de distribuição e venda de produtos e serviços turísticos do Brasil, os expositores ainda contarão com a eficiência e o alcance da plataforma online do ABAV Collab, que no ano passado totalizou perto de 20 mil visitações.

Uma das novidades incorporadas para intensificar o contato dos expositores com o público que optar pela participação virtual é o sistema de agendamento prévio de reuniões, que este ano poderão ser feitas por vídeo chamada, adicionalmente ao recurso do chat, com tradução simultânea para diversos idiomas.

Alguns dos expositores vão promover ações exclusivas para os visitantes, caso de Mato Grosso do Sul e do Sebrae, que oferecerão brunchs aos agentes de viagens.

Capacitações da Vila do Saber

A plataforma do Collab também espelhará as apresentações da Vila do Saber e sua variada grade de painéis que tratarão de assuntos muito em voga no momento, como LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), abertura das fronteiras e vacinação, além de temas específicos como turismo náutico, de pesca, de natureza e motor home, propostos nas capacitações do Ministério do Turismo.

Os participantes também terão oportunidade de participar de debates sobre Produtividade Tóxica, conhecer as expectativas para o mercado de luxo, e saber mais sobre as viagens de incentivo com os membros da Alagev - Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas. Os assuntos relacionados ao segmento corporativo serão reforçados na programação do Fórum Abracorp - Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas que também acontecerá no âmbito da Vila do Saber.

Benefícios para os visitantes

O credenciamento para visitantes segue aberto e deve ser feito antecipadamente pelo site www.abavexpo.com.br, onde também se encontra uma lista de benefícios exclusivos para os participantes, como descontos de 15% a 20% oferecidos por 30 hotéis em Fortaleza associados à ABIH-CE, além de preços especiais concedidos em restaurantes, bares, equipamentos e atrações turísticas durante o período do evento, em decorrência de acordos firmados pela ABAV com a Abrasel e outros parceiros locais.

A participação presencial dos agentes de viagens está sendo facilitada com a organização de caravanas em parceria com as ABAVs Estaduais. Há opções aéreas de todas as capitais do Brasil e rodoviárias partindo de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Maranhão, Piauí e Paraíba. Para esse público a Secretaria de Turismo de Fortaleza está organizando city tours com duas horas de duração.

Para mais informações, acesse www.abavexpo.com.br


Fonte: Assessoria