APAS Show 2018 tem recorde de varejistas e empresas visitantes

Os números 34º edição comprovam a qualificação do público presente e confirma o evento como a maior plataforma de negócios do setor.

A APAS Show 2018 registrou números expressivos e comprovou a máxima de ser a maior plataforma de negócios do setor. O maior evento mundial de supermercados contou com a participação de 738 expositores, sendo 200 internacionais, de 19 países, como por exemplo, Estados Unidos, Peru, Colômbia e Uruguai.

Outros números que merecem destaque na APAS Show 2018, realizada de 7 a 10 de maio, são o aumento de 12% em relação à visitação do público-alvo (varejistas em geral) – que totalizaram mais de 33,800 mil pessoas – e de 15% de CNPJs, com mais de 18.500 mil. O resultado é o maior número de tomadores de decisão nos quase 35 mil metros quadrados de área de exposição do Expo Center Norte.

Já as Rodadas de Negócios da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) totalizaram 1.423 reuniões, que contaram com a participação de 185 empresas e 50 compradores internacionais, de 23 países. A parcial de negócios chega a 100 milhões de dólares para o evento e os 12 meses subsequentes.

Já o Conexões de Negócios, serviço de administração e gerenciamento de visitas e reuniões, que teve o devido acompanhamento aos aderentes – desde o momento da inscrição e indicação de interesses e produtos, até a concretização dos encontros – registrou 252 reuniões entre 137 expositores e 49 compradores.

“Todos esses números nos dão a certeza de que estamos no caminho certo e que o setor acredita no evento e enxerga a APAS Show como um canal eficiente para a realização de negócios”, destacou Pedro Celso Gonçalves, presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS).

Com o tema “Nós Amamos Supermercado”, a edição deste ano enalteceu o sentimento de que é necessário considerar as relações entre todos os elos da cadeia de abastecimento, que começa nos produtores, passa pela indústria, distribuidores, supermercados, até finalmente chegar ao cliente final.

Erlon Ortega, vice-presidente da APAS e diretor da APAS Show, destacou que a ideia do tema foi trazer à tona a definição de relações fortes para o sucesso dos negócios e, assim, fidelizar os clientes. “Tudo foi pensado para conectar pessoas e conhecimentos, incentivar a criação de soluções inovadoras e oportunidades de negócios que proporcionem resultados a todos os participantes”.

Neste ano, a APAS Show contou com uma grande novidade, que só reitera a grandiosidade do maior evento mundial do setor: a presença do presidente da República, Michel Temer, que participou da Solenidade de Abertura ao lado do ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles; do governador de São Paulo, Márcio França; do prefeito da cidade de São Paulo, Bruno Covas; e do presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Sanzovo Neto.

Representatividade política

A 34º edição da APAS Show 2018 atraiu à atenção de pré-candidatos à presidência e ao governo do Estado de São Paulo. Geraldo Alckmin visitou o maior evento mundial do setor supermercadista no último dia. “É uma alegria voltar à APAS Show, pois é o evento que reúne um setor muito estratégico e empregador”, disse. Durante o discurso a supermercadistas, Alckmin também abordou a política e algumas ideias do seu plano de governo. “Quero reduzir em dois anos a dívida pública do País”, concluiu Alckmin.

Flávio Rocha (PRB) e Álvaro Dias (Partido Verde) também estiveram presentes para conhecer o maior evento supermercadista do mundo. Segundo o candidato Flávio Rocha, ainda é preciso melhorar as políticas para diminuir as desigualdades. “Se quisermos derrotar a pobreza, precisamos valorizar quem produz”, afirmou.

Pré-candidatos ao Governo de São Paulo

Paulo Skaf (MDB) e João Dória (PSBD), pré-candidatos ao Governo do Estado de São Paulo, foram outros políticos que estiveram na APAS Show 2018. Durante a caminhada pelos Pavilhões do Expo Center Norte, ambos abordaram a importância do evento e do setor para a economia e a sociedade.

Segundo o candidato Paulo Ska, “o setor é um grande empregador e movimenta muito o nosso PIB. A prova disso é que a APAS Show é um verdadeiro showroom do setor para o mundo”.

Já o candidato João Dória exaltou também a responsabilidade social do setor: “É de enaltecer uma Associação como a APAS que tem esse zelo com as pessoas e com a responsabilidade social, que apoia e respalda todo setor supermercadista”, declarou.

Acompanhando o candidato Dória, esteve presente também Orlando Morando, prefeito de São Bernardo do Campo e vice-presidente da APAS.

Congressos e palestras temáticas

Ao longo das últimas edições, em parceria entre a APAS e FGV, por meio do GVcev (Centro de Excelência em Varejo), a iniciativa se consolidou e fortaleceu, proporcionando ano a ano uma grade completa de palestras, com renomados profissionais e muito conteúdo aos visitantes.

Nesta edição, nomes como Nöel Prioux, CEO do Carrefour; Peter Estermann, presidente do GPA; Walter Faria, CEO da Coca-Cola; Robert Schimit, da Rede Globo; Carlos Moyses, do IFood; e Leandro Karnal, da Kratos Klio, dentre tantos outros profissionais de renome, participaram das palestras.

O Congresso de Gestão da APAS Show 2018 também bateu recorde: foram mais de quatro mil participantes durante os três dias de palestras.

Novidades nas Arenas

Nesta edição da APAS Show, as Arenas de Conhecimento e Gestão foram ampliadas e passaram a integrar três espaços distintos, que ofereceram palestras gratuitas com o objetivo de atender às necessidades e gargalos do dia a dia da operação das lojas supermercadistas.

Um dos destaques foi a Arena Facilities Bin, patrocinada pela Bin, que trouxe treinamentos para as áreas facilities e serviços gerais, a fim de aprimorar os segmentos de limpeza, manutenção predial e gestão de contratos terceirizados.

Outro espaço que atraiu a presença de supermercadistas foi a Arena de Gestão Falconi, a partir de palestras focadas na melhoria contínua da liderança do varejo, fundamental para o sucesso dos negócios.

E como novidade desta edição, a APAS Show criou a Arena Hackathon, que promoveu uma maratona de tecnologia coordenada pela APAS, em parceria com a iHub, e reuniu especialistas em tecnologia, varejo, negócios, marketing, desenvolvimento de softwares e designers para entender processos com potencial de melhoria e desenvolver ideias que apresentassem soluções lógicas, financeiramente viáveis e com a possibilidade de implantação nos supermercados e com foco nos consumidores finais.

A ShelfCloud, empresa vencedora do desafio, foi composta pelos especialistas Andrea Pereira, Bruno Gritti e Edvaldo Santos, que apresentaram uma solução on-line para o controle do prazo de validade, que visa digitalizar toda a gestão do produto disponível na gôndola e, assim, otimiza a gestão logística, a partir da emissão de alertas para todos os envolvidos no setor. Com essa ação, os comerciantes conseguiriam, em tese, retirar os produtos antes ou próximo a data do vencimento.

Para Pierre Ziade, da iHub, incentivar ideias inovadoras certamente será um caminho sem volta daqui para frente, já que cada vez mais os supermercadistas buscam criar uma operação cada vez mais digital e próxima ao consumidor.

Responsabilidade Social

Dentre os inúmeros eventos que aconteceram na APAS Show 2018, um deles foi focado na responsabilidade social. A palestra da Monja Coen Roshi abordou o bem-estar físico, mental e social, a fim de criar relacionamentos de harmonia e respeito para que todos se beneficiem.

Durante uma meditação com os participantes, a Monja ainda reiterou a questão da equidade de gênero e elogiou a plateia, composta em sua maioria por mulheres. “Eu vejo aqui muitas mulheres. Vejo equidade aqui. Não vejo ainda no Brasil todo, mas aqui tem e fico feliz por isso”.

Reconhecimento aos expositores

A APAS Show mais uma vez reconheceu o esforço dos expositores e promoveu o Prêmio Stand APAS 2018 by Popai, que contemplou os estandes mais criativos e inovadores nas categorias Exposição de Produto, Ação Promocional e Estande Sustentável (pequeno, médio, grande e mega portes). A lista de ganhadores está disponível no portal oficial do evento.

Marcas Campeãs APAS

A 4º edição da Promoção Marcas Campeãs, promovida pela APAS, chegou ao fim. E alguns dos ganhadores foram recebidos pela diretoria da Associação e patrocinadores durante a realização a APAS Show 2018.

Para o presidente da APAS, Pedro Celso Gonçalves, a premiação dá a oportunidade aos pequenos e médios supermercadistas de participarem de uma campanha dessa proporção e, assim, elevar o seu ticket médio.

A Promoção teve como embaixador o capitão do Penta, Cafu, que também compareceu à APAS Show.

O grande vencedor da Promoção foi o consumidor Ailton Gama. “Quando eu soube, quase não acreditei que havia ganhado uma casa”, contou.

A Marcas Campeãs 2018, que teve duração de janeiro a abril, contou com a participação de 1.503 lojas de todo o Estado de São Paulo, além do ​patrocínio de 48 indústrias, em 138 segmentos. Mais informações sobre a promoção, aqui.

Fonte: Assessoria