Canais
Feiras
publicado em 12 de junho de 2018 - 17h59

Balanço Bio Brazil Fair-Naturaltech 2018

Feiras movimentaram os negócios e o consumo dos universos orgânico e natural.

Da Redação

Principais eventos da América Latina em seus segmentos, feiras receberam mais de 40 mil visitantes – crescimento de 60% sobre o ano passado – e ainda ofereceram 120 horas de informação e debate sobre as principais tendências.

Foi encerrada no dia 9 de junho a 14ª edição das feiras simultâneas BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMÉRICA LATINA – Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia e NATURALTECH – Feira Internacional de Alimentação Saudável, Suplementos, Produtos Naturais e Saúde, no pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo.

Maiores eventos de negócios de seus segmentos na América Latina, as feiras contaram com mais de 500 marcas, que apresentaram ao mercado e aos consumidores cerca de 1.500 lançamentos em produtos orgânicos certificados (alimentos, cosméticos, roupas, acessórios), naturais e de promoção da saúde (alimentos funcionais, probióticos e integrais, produtos vegetarianos e veganos, suplementos alimentares, cosméticos naturais, produtos de limpeza e higiene, fitoterápicos e terapias complementares), entre muitos outros.

Juntas, a BIO BRAZIL FAIR e a NATURALTECH 2018 receberam 40.787 visitantes, número 60% maior que na edição do ano passado, sendo que nas atividades do B2B o crescimento chegou a 71%, com forte presença de visitantes profissionais de restaurantes, supermercados, atacados, padarias, farmácias e perfumarias, hotéis e condomínios, academias, clínicas e clubes, que vieram à feira em busca de novidades para atender o crescente número de clientes que adotam hábitos de vida mais saudáveis. Profissionais da saúde também visitaram os eventos para se relacionar com o mercado e buscar atualização.

 Abdala Jamil Abdala

Para Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal Feiras – promotora dos eventos desde a primeira edição –, a BIO BRAZIL FAIR e a NATURALTECH cumpriram seu papel de contribuir para a realização de um mercado que não para de crescer. “É o grande encontro do universo orgânico e natural. Reunimos centenas de marcas, mais de 20 delas internacionais, vindas de 13 países, e as colocamos em contato com milhares de compradores, sejam eles profissionais ou consumidores finais”, relata.

 Valeska Oliveira

Na avaliação da gerente de Negócios da Francal, Valeska de Oliveira Ciré, as feiras mais uma vez impactaram o mercado fornecedor e comprador de produtos orgânicos e naturais. “O público seguiu a feira”, diz ela referindo-se à realização, pela primeira vez, no Anhembi. “O retorno que tivemos dos expositores foi extremamente positivo, tanto em vendas quanto pela oportunidade de divulgar suas marcas e produtos para um mercado ávido por novidades” (veja depoimentos no final do texto).

Além do pavilhão, o estímulo aos negócios se deu nas Rodadas de Negócios. Foram 399 reuniões pré-agendadas entre 149 empresas expositoras e 19 compradores especialmente selecionados, num ambiente reservado e exclusivo, fora dos estantes. Este contato direto e pessoal gerou expectativa de quase R$ 16 milhões em negócios para os próximos 12 meses. Os compradores convidados vieram de estados como Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

Conhecimento

Além de cumprir seu papel na geração de negócios, a BIO BRAZIL FAIR e a NATURALTECH levaram adiante sua missão de promover o debate e levar conhecimento gratuito e de qualidade sobre as novidades e tendências dos universos orgânico e natural.

Foram mais de 120 horas de uma ampla programação, que incluiu o Fórum Internacional de Produção Orgânica e Sustentável, Encontro com Agricultores Orgânicos para o Fornecimento na Alimentação Escolar, Painel de Cosméticos Orgânicos e Naturais, o Fórum Thinking Green - Inovação e Econegócios, Festival de Cozinha Vegetariana, Encontro de Aromatologia, Encontro de Práticas Integrativas, Painel de Cosméticos Orgânicos e Naturais, Seminário SVB – Vegetarianismo em Foco, Workshop Opção Vegana, Congresso de Fitoterapia Clínica, e Congresso Brasileiro de Fitomedicina, um Ciclo de Palestras dos Expositores e outro de Palestras Especiais que lotaram o auditório e receberam personalidades como Bela Gil, Pedro Paulo Diniz, Dr. Alberto Gonzalez, Conceição Trucom, Valdely Kinupp entre tantos outros.

Palavra do Expositor

A feira mais uma vez é um sucesso. Está linda no endereço novo. A feira cresce todo ano, e eu que participo desde o início, posso dizer que a mudança de local só veio a somar. Comercialmente a gente se sente mais à vontade para conversar. Fizemos ótimos contatos, atendemos clientes novos e até conversei com novos fornecedores.

José Gomes, diretor da Mirella

Foi surpreendente ver a quantidade de novos consumidores interessados no mundo natural e orgânico. É a primeira vez que vimos tantas pessoas que não conhecem o segmento em busca de informação. Para nós, a feira foi extremamente positiva.

Beatriz Branco, gerente de Marketing da Weleda

Maravilhosa! Ainda estou tentando sincronizar a quantidade de contatos que fizemos durante a feira e que ampliaram muito nossas perspectivas para os próximos meses. A feira está bombando!

Luísa Albrecht, proprietária da Baims Natural Makeup

É a nossa sexta participação na feira e nos surpreendemos. Estávamos habituados com a outra localização, mas está tudo mais amplo, as empresas estão aparecendo mais, investiram mais nos estandes. A Francal foi muito feliz com essa mudança e nós estamos muito contentes por comemorar os 10 anos da empresa aqui na feira.

Rose Bezecry, diretora da Cativa Natureza

A Bio Brazil Fair vem se superando a cada ano. Ficamos preocupados com a mudança de local, então decidimos apostar num estande maior e o resultado nos surpreendeu muito. No ano que vem, queremos voltar com o dobro do espaço e surpreender os visitantes com um novo conceito.

Reginaldo Morikawa, diretor Superintendente da Korin

A gente ficou muito satisfeita com o resultado da feira. Nos dois primeiros dias deste ano, já recebemos o faturamento de toda a feira do ano passado. Este é o nosso terceiro ano e a gente percebe que a feira vem crescendo, o público vem aumentando e no ano que com certeza estaremos aqui juntos porque é um evento muito importante para o crescimento do setor.

Caroline Villar, sócia fundadora da Souvie

Eu não tinha a noção do que era a feira. Passou muita gente aqui nesses dias, com uma diversidade enorme de opiniões, de necessidades, e nós mostramos a possibilidade da YouAgro ser este ambiente de discussão para conectar o produtor com o consumidor final, com a empresa, com os órgãos do governo. Então, para nós, foi muito bom, uma experiência muito positiva.

Guilherme Ferraudo, gerente de Desenvolvimento de Produto da YouAgro

Participar da feira foi ótimo Gostamos muito do pavilhão, que tem um pé direito alto, os corredores são mais amplos. Nós realmente adoramos. Em termos de networking aumentou bastante, a gente fez muito mais contato com lojistas e foi bem melhor do que o ano anterior

Erick Pinto, sócio da Do Pé ao Pote

É a primeira vez que a gente participa da feira e isso é muito importante porque o segmento de orgânico vem crescendo. O mercado tem grandes produtores fazendo grandes projetos, e nosso networking foi muito bom, realmente fizemos muitos contatos.

Vinádio Bega, setor Comercial da Yoorin

Esta foi a nossa segunda participação na feira, que confirmou o sucesso da primeira. Além da venda para o público final em volume maior que o esperado, fizemos bons contatos para a abertura de franquias, uma novidade que trouxemos para os negócios da Simple Organic na feira.

Juliana Berkenbrok, gerente de Mercado da Simple Organic

Estávamos até um pouco ansiosos por conta de toda a crise, mas a feira surpreendeu novamente. Então, de um ano para outro - e este ano foi incrível -, isso mostra que a feira já se posicionou bem, e o consumidor já vem procurando a marca. O ambiente está muito agradável, perfeito.

Zezé Ferri, diretora Geral da Almanati

Nossa estratégia foi a de não vender os nossos produtos no estande, e sim focar na degustação. Para isso, trouxemos todos os lançamentos da linha de orgânicos, os nossos três molhos, os sucos, enfim, vários outros produtos. Acabamos ficando até sem material e isso mostra que as pessoas gostaram bastante.

Djny Fabro, assistente de Marketing da Jasmine

Em relação aos negócios, sentimos que os lojistas vieram em maior quantidade que no ano passado e isso fez com que gerássemos mais negócios, o que era realmente a nossa expectativa. Já sobre o consumidor final, estamos bem contentes, pois recebemos mais pessoas com interesse em nossos produtos e novidades.

Kelvin Hoffman, diretor Comercial da Bioprim

Estamos muito felizes por trazer ao mundo vegano uma inovação, que é o bacon vegano feito à base de batata e inhame, e estamos mais felizes ainda pela aceitação da feira por se tratar da nossa primeira participação. Superou as nossas expectativas em relação às vendas e principalmente em relação ao networking com lojistas, distribuidores e consumidor final.

Thiago de Oliveira, sócio da Naturinni

A gente frequenta a feira faz muitos anos, mas é o primeiro ano que estamos presentes com estande e foi excelente para fazer negócios. Vimos muitas pessoas interessadas, então tanto para vendas ao consumidor como para futuros negócios, foi incrível para nós e um belo investimento.

Luiz Brassi, agente de Mercado, e Ilson Silva, administrativo, da Imaflora

A feira desse ano atraiu um público ainda mais qualificado, gerando bons negócios e prospectando novos clientes. Noto que a mudança de local, do Ibirapuera para o Anhembi, foi extremamente positiva e agregou mais valor à feira. Recebemos visitantes de vários Estados e países, realizamos boas vendas e tenho certeza que negócios futuros serão fechados.

Inácio Marchette, diretor da Ekobé

Faz sete anos que a gente participa da Naturaltech e este ano foi uma experiência bem diferente para nós. Conseguimos ver não só o crescimento do mercado, mas o crescimento da feira. Eu frequento bastante as feiras internacionais de alimentos saudáveis e estou muito feliz de estarmos aqui no Anhembi, que é uma referência em parques de exposição no Brasil.

Virginia Dias, CEO/Presidente da Chocolife

Neste ano, a feira ficou toda num andar só, o que foi muito mais democrático, e teve um maior fluxo de pessoas. No último dia, vários produtos já esgotaram e eu só tenho a agradecer. Podem contar com a gente para os próximos anos.

Marcella Zambardino, sócia diretora da POSITIV.A

A feira foi sensacional! Foi nossa primeira experiência com um estande com 12 cooperativas de agricultura familiar ofertando produtos bem diversificados, orgânicos, naturais, saudáveis. O estande ficou movimentado o tempo todo de pessoas vindas de todos os Estados, o que possibilitou posicionar o projeto no mercado. As Rodadas de Negócios oportunizaram o acesso dos produtores da agricultura familiar a grandes compradores.

Guilherme Souza, assessor do Projeto Bahia Produtiva - CAR

Foi a nossa primeira vez na feira, decidimos entrar na última hora e em termos de estrutura foi ótimo, nos surpreendeu. Muito bem organizada, um público diferenciado, que a gente não atingia. Então, foi bastante interessante e produtivo.

Eduardo Mondini, diretor de Marketing da Atlhética Nutrition

A mudança de local foi muito boa, primeiramente pelo tamanho, pois a feira está crescendo. No final, ficamos numa tremenda correria, vendendo nossas últimas unidades de produtos, o que pra gente é muito importante para que o púbico possa conhecer nosso produto. Ficamos realmente bem felizes de ter participado.

Wagner Júnior, coordenador de Marketing da Mais Pura

Participamos da feira pela primeira vez no ano passado, e então resolvemos fazer uma segunda participação, que foi surpreendente. Fizemos muitos contatos, ficamos também muito contentes com a organização, com a localização do evento e estamos finalizando nossa participação muito satisfeitos.

André Oliveira, gerente Comercial da Arenales Homeopatianimal


Fonte: assessoria

Veja também:

21/09/2018
Conotel e Equipotel Regional 2019 serão em Goiânia
O Centro de Convenções de Goiânia sediará os eventos entre 8 e 10 de maio.
19/09/2018
Hotel Design mostra tendências e lançamentos para o setor de hospitalidade
Com curadoria de Sérgio Oliveira, mostra apresenta 9 espaços temáticos, projetados por grandes talentos da arquitetura e decoração, na Equipotel 2018.
19/09/2018
ABAV Expo bate 15 mil inscrições prévias
8,2 mil destes visitantes já garantiram lugar nas palestras da Vila do Saber.
18/09/2018
Beauty Fair movimenta R$ 690 milhões em volume de negócios
Maior feira de beleza da América Latina chega à 14ª edição e apresenta mais de 2 mil marcas no Expo Center Norte
Newsletter
Receba as novidades