Bienal do Livro no Rio recebe público recorde de 645 mil pessoas

A 13ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, encerrada no último domingo, 23, no Riocentro, Rio de Janeiro, bateu o recorde de público de todas as edições, recebendo um total de 645 mil pessoas ao longo de 11 dias de evento. O anúncio foi feito pelo presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros, Paulo Rocco, que organiza a Bienal do Livro em parceria com a Fagga Eventos. Foram vendidos 2,5 milhões de livros que representam um faturamento de R$ 43 milhões, contra 2,3 milhões de livros vendidos em 2005 e faturamento de R$ 41,5 milhões.

 

Rocco também destacou o aumento da compra de livros pelos estudantes. “Esta foi a melhor Visitação Escolar já realizada. O número de livros comprados por estudante subiu de 2,1 em 2005 para 2,8 este ano, um aumento significativo”, comemorou. O preço médio do livro comprado pelos estudantes foi R $ 6,90. A Visitação Escolar trouxe 173 mil pessoas ao Riocentro, enquanto o restante do público chegou a 472 mil visitantes. Desse total, 83% compraram livros, uma média de cinco exemplares por pessoa, ao preço médio de R$ 19,90.

 

A coordenadora da programação cultural da Bienal do Livro, Rosa Maria Barboza de Araújo, destacou a importância da diversidade de atrações oferecidas ao público. “Os novos espaços - Botequim Filosófico e Esquina do Leitor - foram um sucesso absoluto, o público participou ativamente com perguntas e comentários no Botequim e através de votação eletrônica na Esquina. As demais sessões literárias da Bienal levantaram questões importantes, idéias e reflexões, sempre com um público muito interessado e comprometido com os debates”, ressaltou.

 

O presidente do Riocentro, Arthur Repsold, lembrou as melhorias de infra-estrutura desta Bienal - que contou com ambiente climatizado e corredores mais largos - e comemorou a volta do público noturno nos dias de semana. “Em 2003 houve uma queda significativa do público que freqüentava a Bienal à noite, durante a semana. Em 2005 registramos uma melhora e este ano podemos dizer que este público voltou ao evento”, disse Repsold.