Brasil participa da Feira do Livro de Frankfurt em outubro de olho em 2013

Lançamento de revista internacional, debates com escritores brasileiros e anúncio do conceito e da programação de 2013 marcam a participação do Brasil na maior feira literária do mundo

País homenageado na Feira do Livro de Frankfurt em 2013, o Brasil vai adiantar no evento deste ano, de 10 a 14 de outubro, um pouco do que será visto quando for anfitrião da maior feira literária do mundo. “Este ano será um aperitivo da nossa preparação para garantir uma boa presença do Brasil em 2013”, afirmou Galeno Amorim, presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC).

A FBN e a Câmara Brasileira do Livro (CBL) organizaram juntas a participação brasileira em 2012, que contará com 20 eventos culturais e técnicos, entre eles o lançamento da Revista Machado de Assis - Literatura Brasileira em Tradução, o anúncio do conceito, parte da programação cultural de 2013 e da cerimônia em que a organização do evento “passará o bastão” da Nova Zelândia para o Brasil.

Alberto Mussa, Andrea del Fuego, Cristovão Tezza, João Paulo Cuenca, Luiz Ruffato, Marina Colansanti, Michel Laub e Roger Mello compõem a caravana de escritores brasileiros presentes ao evento em 2012. Para a escolha dos autores, um dos critérios adotados pela FBN foram os dados do seu Programa de Apoio à Tradução e à Publicação de Autores Brasileiros no Exterior. A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) indicou dois nomes: Marina Colansanti e Roger Mello.

No próximo ano, o Brasil deve levar a Frankfurt uma comitiva de pelo menos 50 autores, quando será possível apresentar escritores de diferentes tendências. Este ano, uma das exigências é a participação de autores que já possuam presença internacional.

A presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Karine Pansa, chama a atenção para as oportunidades abertas para o setor editorial brasileiro com a aproximação da homenagem de 2013. Ela lembra que, em 2011, as editoras nacionais venderam aproximadamente 470 milhões de exemplares, 7,2% a mais do que no ano anterior, fato que reflete o crescente interesse dos brasileiros pela leitura. “É animador constatar que, dos mais de 58 mil títulos editados em 2011, 53,5 mil, ou 91,3%, foram de autores nacionais. Isso nos leva a concluir que a produção literária brasileira vive um momento profícuo”, destaca Karine. “É isso o que mostraremos para o mundo agora em 2012.”

A maratona literária de 2012 começa no dia 10 com palestras sobre o apoio à tradução de autores brasileiros e o poder das pequenas editoras brasileiras. Esses debates visam estimular os mecanismos de apoio e colocar em contato autores e pequenos e médios editores. “É importante utilizar estes momentos para criar raízes e manter os relacionamentos além da perspectiva da feira”, explica Galeno.

Às 16h30, o destaque é o lançamento da Revista Machado de Assis - Literatura Brasileira em Tradução, que contará com edições impressas semestrais e edições digitais trimestrais, em inglês e espanhol. A publicação da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), em parceria com o Itaú Cultural, a Imprensa Oficial de São Paulo e o Itamaraty apresentará ao mercado editorial internacional os autores que estão em evidência no país. Para a primeira edição, foram selecionados 20 textos de escritores brasileiros, entre os 102 enviados, além de dois contos do autor que dá nome à revista. A escolha foi feita pelo Conselho editorial da revista, indicado pelo presidente da FBN, Galeno Amorim.

No dia 11, às 10h30, a atração será o anúncio do conceito da participação do Brasil em 2013 e da Programação Cultural em Frankfurt. Participam da coletiva o presidente da Feira, Juerguen Boos; o presidente da FBN, Galeno Amorim; a presidente da Câmara Brasileira do Livro e do Instituto Pró-Livro (IPL), Karine Pansa e representantes do Ministério da Cultura, da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Best-sellers brasileiros, literatura infanto-juvenil, o lugar da autobiografia, leituras do Brasil e a edição de estréia da revista Machado de Assis são os destaque na pauta do dia 12 e do dia 13. Os encontros acontecerão no estande do Brasil, que ocupará uma área de 330 m². O projeto foi uma parceria da FBN com a CBL, Ministério das Relações Exteriores, Brazilian Publisher e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros.

No final da tarde do último dia da feira, 14 de outubro, uma cerimônia marcará a passagem do título de homenageado do ano da Nova Zelândia para o Brasil. Por ser um autor conhecido e respeitado no exterior, com traduções para 17 idiomas e uma obra universal que dialoga com a diversidade brasileira, o escritor Milton Hatoum foi o escolhido para representar o Brasil na ocasião.

Esta é a segunda vez que um país é homenageado duas vezes na Feira de Frankfurt. O Brasil já foi homenageado em 1994. “Isso mostra o interesse que o país tem despertado no exterior, o Brasil é a bola da vez”, conclui Galeno. Desde 1976, a organização da feira elege um país ou uma região para ser o convidado do evento. O escolhido vira o centro das atenções do mercado editorial por um ano, além de apresentar toda a sua diversidade cultural e literária em uma feira que reúne mais de 280 mil visitantes de 129 países.

A participação do Brasil na Feira do Livro de Frankfurt corresponde à determinação do governo brasileiro em contribuir para o processo de internacionalização do livro e da literatura do país.

Fonte: Alice Watson Cleto