Com edição histórica, FEBRAVA 2019 bate todos os recordes

Em sua 21ª edição, feira ganhou nova configuração com a Ilha do Ar-Condicionado Automotivo, além da abrangência e profundidade dos temas apresentados no congresso, a qualidade dos expositores e de público.

A FEBRAVA - 21ª Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento, Tratamento do Ar e da Água, realizou uma edição histórica ao reunir mais de 300 expositores representando 500 marcas e atrair, durante os quatro dias de feira no São Paulo Expo, 25.321 visitantes. O público qualificado que ocupou todo o pavilhão da feira, também teve oportunidade de se atualizar no XVI Conbrava, no XIX Encontro Nacional de Empresas Projetistas e Consultores e no 1º Encontro de Mulheres do AVAC-R, eventos que aconteceram simultaneamente à Febrava.

Houve consenso entre os expositores que a organização também acertou ao incluir duas entradas para os visitantes, uma para o setor de refrigeração, aquecimento, ventilação e tratamento da água, e outra de ar-condicionado. Ivan Romão, gerente da Febrava e colaborador da Reed Exhibitions Alcantara Machado, lembra que a intenção foi criar uma experiência segmentada para os visitantes que atuam nesses setores. "O ar-condicionado já está consolidado e vem num crescimento constante. Já a refrigeração ganhou nova visibilidade na Febrava, com marcas internacionais importantes expondo ao lado das nacionais. E com essa estratégia verificamos que o interesse é grande no setor e há uma carência no segmento da refrigeração industrial", afirma o Romão.

Por outro lado, a entrega do Selo Destaque Inovação, uma tradição da Febrava, novamente mostrou o compromisso dos organizadores da feira em estimular a pesquisa e o desenvolvimento de produtos inovadores para o mercado brasileiro e mundial. Este ano foram 37 empresas contempladas, 85% a mais que as 20 empresas premiadas em 2017.

Arnaldo Basile, presidente executivo da ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento, afirma que a edição 2019 foi a maior do setor, "tanto em número de expositores como na área total ocupada. O primeiro dia foi o mais movimentado de todas as edições. Mas o que é mais importante é o ânimo generalizado, sinal de que o setor está se recuperando, que tem a pujança devida. E em um país como nosso, tropical, que depende de refrigeração, não podia ser diferente", afirmou.

Para Carlos Trombini, presidente do Sindratar - Sindicato das Indústrias de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar no Estado de São Paulo, esta edição da Febrava "deixou em nós, representantes do setor de AVAC-R, uma sensação de dever cumprido. O evento conseguiu apresentar inovação, tecnologia e informação especializada, tanto na feira, quanto nos eventos paralelos, que contribuíram para atrair um número ainda maior de visitantes".

O balanço também foi muito positivo para os expositores. Alexandre Faraco, gerente nacional de vendas da Elgin, lembra que a empresa participou de todas as edições da Febrava e que este ano a feira superou as expectativas. "O movimento no primeiro dia foi acima da média de todas as edições anteriores. E batemos o recorde de público no segundo e terceiro dia. Realizamos várias reuniões com clientes de todo o Brasil, que vieram conhecer os nossos lançamentos. Também melhorou muito o acesso dos visitantes com as entradas separadas para ar-condicionado e refrigeração".

Também há muito tempo participando da feira, a Danfoss destacou o volume de visitantes neste ano. "A participação na Febrava foi muito boa. Não só quantitativamente, mas principalmente pela qualidade do visitante. Conversamos com muitos consultores e usuários de ar-condicionado e refrigeração, que vieram à feira em busca de inovação e tecnologia", disse Joan Ordonez, diretor regional para América Latina da marca. "E os produtos que lançamos especialmente na feira reuniram essas características, por isso atraíram a atenção. Chamou-nos a atenção também a quantidade de empresários e consultores da Argentina. Por fim, destaco o otimismo do investidor. Muitos consultores reconhecem que a retomada da economia ainda não está na velocidade desejada, mas que esse é o momento de se preparar para quando o mercado voltar a aquecer", completou.

Já a estreante SEMP TCL também teve suas expectativas superadas, segundo Edi Fernandes, gerente nacional de vendas de condicionadores de ar da empresa. "Esta foi a nossa primeira participação na Febrava e estar aqui foi fundamental para este novo momento da empresa. Estamos estreando no segmento de condicionadores de ar no Brasil, que é altamente qualificado e competitivo, e a visibilidade que a Febrava traz é muito importante para a construção da marca no mercado nacional, visto que, no exterior, a TCL já é bastante consolidada e uma das maiores do mundo. O evento superou as expectativas, tanto em relação ao contato com clientes quanto em potenciais negócios".

Rodadas de Negócios

As rodadas nacionais e internacionais de negócios movimentaram as relações comerciais entre os expositores, que tiveram oportunidade de se reunirem com oito compradores brasileiros e nove do exterior. As empresas brasileiras participaram de 72 reuniões durante a Rodada Internacional de Negócios promovida pelo Programa Abrava Exporta, projeto de parceria entre a ABRAVA e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Participaram compradores da Argentina, Chile, Colômbia e Paraguai. A expectativa, segundo Leila Vasconcelos, gestora do programa ABRAVA e coordenadora das rodadas de negócios, é de que nos dois dias as reuniões geraram entre US$ 2 e US$ 3 milhões em negócios futuros.

Já a rodada nacional contou com oito compradores dos setores de supermercado, alimentício, construção, logística de transporte e farmoquímica, que tinham interesse em soluções para refrigeração industrial, armazenagem e transporte de alimentos, climatização de grandes ambientes e soluções para o tratamento de água. Foram realizadas mais de 40 reuniões com os fornecedores.

Ilhas temáticas

Para destacar alguns segmentos do setor AVAC-R e estimular a pesquisa e desenvolvimento de produtos no setor, a Febrava 2019 apresentou três ilhas temáticas e duas educacionais.

Pela primeira vez na feira, a Ilha do Ar-Condicionado Automotivo contou com 12 empresas em um espaço de 240 m² onde foram demonstrados produtos que se destacaram em inovação tanto para veículos de passeio como frotas de caminhões e tratores e maquinário agrícola.

Já a Ilha Cadeia do Frio, vem ganhando cada vez mais espaço no evento. Este ano, a ilha ocupou 600m² para abrigar 37 empresas do setor, um crescimento de 75% em relação à última edição da feira. Com o tema "Cadeia da Proteína Animal", apresentou produtos que auxiliam na refrigeração de câmeras frigoríficas, caminhões para transporte de carne entre outros.

Na também tradicional Ilha do Meio Ambiente as tecnologias se voltaram para a sustentabilidade como a redução no impacto da camada de ozônio, além de soluções de logística reversa e manutenção preventiva de equipamentos. Diminuição gradual da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera, a utilização de fluidos refrigerantes com zero potencial de destruição da camada de ozônio, o aumento de eficiência energética dos equipamentos de refrigeração e redução do custo de consumo de energia elétrica também estiveram entre as soluções apresentadas.

Na área educacional, a Ilha Fatec – Faculdade de Tecnologia de São Paulo ocupou 160 m² para apresentar as atividades desenvolvidas nos seus cursos e como os alunos são formados. No espaço foram abordados temas como Indústria 4.0, novas tecnologias de automação, melhorias das práticas de refrigeração e eficiência energética. O objetivo foi trocar experiência com profissionais da área e despertar para os cursos e atividades que existem na unidade de ensino, segundo Anna Cristina Barbosa Dias de Carvalho, professora e pesquisadora da Fatec Itaquera e Fatec São Bernardo.

E a Ilha SENAI dividiu seu espaço entre uma carreta escola, que expôs equipamentos compactos semelhantes aos utilizados nos cursos oferecidos pela escola em suas unidades fixas e o 10º Hackathon FIESP - uma competição colaborativa em que os alunos da escola receberam proposta das empresas Sauter e Trox para o desenvolvimento de projetos em AVAC-R.

Conbrava e Encontro de Projetistas

Paralelamente à feira, a Febrava 2019 sediou o XVI Conbrava - Congresso Brasileiro de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de Ar e o XIX Encontro Nacional de Empresas Projetistas e Consultores da ABRAVA (ENPC), que promoveram palestras e debates técnicos sobre as inovações, tendências do setor e a conjuntura econômica do país.

Com o tema "Novas Tecnologias e Eficiência Energética em Sistemas AVAC-R", o Conbrava reuniu participantes de todo o setor para debater o tema. O evento já faz parte do calendário dos profissionais que acompanham a Febrava e congrega especialistas das principais empresas e universidades do país. Foram 50 palestras ministradas nos três dias do Congresso, fruto da avaliação de 120 trabalhos inscritos. Além da relevância sobre o tema proposto, o principal critério de seleção dos palestrantes envolveu a ligação às novas tecnologias, eficiência energética e suas tendências.

Por sua vez, o ENPC, que contou com 360 participantes, teve como tema âncora o "Desafio da utilização de tecnologias não convencionais - do projeto a manutenção". Necessariamente os debates não trataram apenas de novas tecnologias, mas daquelas pouco utilizadas e que podem fazer a diferença em empresas do setor.

10º Hackaton FIESP

Entre as quatro equipes participantes do 10º Hackathon FIESP - Hackeando a Indústria 4.0 do AVAC-R -, realizado na Febrava 2019, a Smart Filters foi a vencedora com desenvolvimento de um aplicativo que mede a qualidade de filtros de ar-condicionado. A ideia nasceu de um desafio lançado pela Trox Brasil: como fazer uma análise profunda de um filtro e saber qual é adequado para cada tipo de equipamento. O prêmio foi uma passagem e a inscrição para participar da MCE Expo Comfort 2020, que acontece de 17 a 20 de março, em Milão, patrocinada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, que também ofereceu cinco convites aos demais participantes para o Salão Duas Rodas 2019, no período de 19 a 24 de novembro, em São Paulo.

Encontro de mulheres

Com o objetivo de destacar e estimular o protagonismo feminino no setor foi realizado o 1º Encontro Nacional de Mulheres do AVAC-R durante a Febrava 2019. O Fórum, que contou exclusivamente por mulheres especialistas na área buscou falar sobre os desafios encontrados por elas na consolidação da carreira profissional no segmento e também levantou questões como meio ambiente e o desenvolvimento técnico do setor.

Fonte: assessoria