Começa hoje a Expo Retomada, primeiro evento-teste do estado de São Paulo

Protocolos adotados para o evento foram elaborados em parceria com o Hospital das Clínicas, da capital paulista. Evento comerçou nesta quarta (21) e quinta-feira (22) em Santos e contará com até 1,5 mil visitantes.
Abertura Expo Retomada

Entenda como funcionará a Expo Retomada, o 1º evento-teste do governo de SP na pandemia

O primeiro evento-teste do governo de São Paulo para preparar um planejamento seguro à realização de eventos no segundo semestre começou hoje quarta (21) e vai até quinta-feira (22), em Santos, no litoral paulista. A Expo Retomada faz parte de um calendário com 30 eventos. Os participantes serão acompanhados pelo governo estadual por duas semanas.

O evento reunirá empresas que irão demonstrar os protocolos de segurança e inovações. Algumas medidas, segundo a organização, serão aplicadas do início ao fim da montagem do evento. Elas serão seguidas pelos funcionários e participantes da exposição. Os protocolos sanitários foram elaborados em parceria com o Hospital das Clínicas, de São Paulo.

Montagem plenária seguindo protocolos de biossegurança

São eles:

  • Testagem rápida da Covid-19 na entrada
  • Aferição de temperatura de todos os visitantes na entrada
  • Acesso controlado por QR code, sem necessidade de intervenção humana
  • Uso de máscaras obrigatório em toda a área do evento
  • Corredores mais largos para garantir o distanciamento
  • Restrição de horário de permanência no evento aos visitantes, fixado em até 3 horas

O evento acontece no Santos Convention Center, das 11h às 17h, e espera receber 750 visitantes por dia, e até 1,5 mil visitantes no total.

Os participantes precisaram aceitar um termo de consentimento e de responsabilidade alegando, entre outras coisas, não ter nenhuma comorbidade. Eles tiveram que se credenciar para receber um QR code e ter acesso à exposição. Todos os participantes também passam por testagem rápida obrigatória para identificar possível contaminação por Covid-19.

Monitoramento

As secretarias de Saúde municipal e estadual irão monitorar todos os participantes para identificar eventuais contágios por duas semanas. Os agentes de saúde enviarão mensagens de texto e ligarão para as pessoas para obter informações sobre eventuais contágios. O monitoramento também poderá ser feito dentro dos aplicativos de compra dos ingressos.

Eventos no mundo

No dia 27 de março, cinco mil pessoas participaram de um show em Barcelona, na Espanha, para testar eventos pós-pandemia. Todas precisaram usar máscaras e passar por um teste de Covid antes de entrar na arena, mas manter o distanciamento não foi necessário (veja abaixo).

Já em um festival de música aconteceu na cidade de Utrecht, na Holanda, entre os dias 3 e 4 de julho. Cerca de mil pessoas foram infectadas pelo coronavírus. As autoridades acrescentaram que o número pode aumentar, pois 20 mil pessoas assistiram aos dois dias de shows em espaço aberto do Festival Verknipt.

CONFIRA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO EVENTO

Saiba mais em: www.exporetomada.com.br.

A EXPO RETOMADA 2021 é uma realização da ABEOC Nacional – Associação Brasileira das Empresas de Eventos, ABRACE – Associação Brasileira de Cenografia e Estandes, Santos Visitors & Convention Bureau, SINDIPROM|SP – Sindicato das Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos do Estado de São Paulo, e UBRAFE - União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios. Curadoria e organização: Live Marketing Consultoria e Rede Feiras. Comitê Gestão Biosegurança: ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABRALIMP – Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional e Secretarias de Saúde do Estado e Município de Santos. Apoio: ABEOC, ABAV – Associação Brasileira de Agências de Viagens, ABNT, ABRALIMP, Adibra – Associação de Empresas de Parques de Diversões do Brasil, ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, ALAGEV - Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas, AMPRO - Associação de Marketing Promocional / Live Marketing, APAS – Associação Paulista de Supermercados, FHOB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, FESESP – Federação de Serviços do Estado de São Paulo, Sindepat – Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas, ABH Nacional , Unedestinos - União Nacional de CVBs e Entidades de Destinos e Visite São Paulo.