Destino EUA: Conheça os primeiros passos para ingressar em uma instituição de ensino americana

Feira EducationUSA reúne, em Florianópolis, Foz do Iguaçu, Salvador, Recife, Fortaleza e Belo Horizonte, oportunidades de estudos em cerca de 20 universidades norte-americanas.

A Missão dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com o EducationUSA do Departamento de Estado e instituições parceiras em Florianópolis, Foz do Iguaçu, Salvador, Recife, Fortaleza e Belo Horizonte, apresentará na Feira EducationUSA – que acontece entre os dias 25 de março e 5 de abril - oportunidades para brasileiros interessados em estudar nos Estados Unidos.

Cerca de 20 universidades norte-americanas estarão à disposição nestas grandes cidades, com opções de cursos de graduação, pós-graduação, inglês intensivo, extensão e de curta duração, nos EUA. A equipe do EducationUSA também ministrará palestras, com temas como procedimentos para obtenção de vistos de estudante, exames de proficiência e requisitos de admissão em graduação e pós-graduação.

Durante os eventos em cada cidade, os visitantes também poderão obter informações precisas e detalhadas sobre custos, opções de financiamento e bolsas de estudos, diretamente dos representantes responsáveis pela admissão de alunos em cada instituição norte-americana. Entre as universidades participantes confirmadas, destaque para a University of Missouri, Wayne State University , University of Iowa, George Mason University, University of California e St Cloud University. Todas as feiras são gratuitas e, para participar, as inscrições devem ser feitas no site.

Mariana Panero, coordenadora geral das feiras do EducationUSA, destaca a importância destas feiras para os estudantes brasileiros. “Este evento oferece inúmeras possibilidades aos estudantes de estarem em contato direto com os principais representantes de renomadas instituições de ensino dos Estados Unidos”.

Panero indica ainda cinco passos importantes, para quem deseja ingressar em uma universidade americana:

  • Conhecer suas opções: Se familiarizar com os tipos de programas, para facilitar na pesquisa entre milhares de instituições acreditadas nos EUA
  • Encontrar formas de custear os estudos: Procura por bolsas e ajuda financeira, identificação detalhada dos custos e suas formas de redução
  • Preparação para a candidatura: É importante organizar um cronograma de trabalho, de olho nos requisitos de admissão, provas e redações
  • Solicitação do visto de estudante: Entender os formulários exigidos, conhecer o passo a passo do processo de visto e preparação para a entrevista
  • Preparativos para ingresso aos EUA: Conhecer aos poucos o novo ambiente acadêmico e adaptar-se à nova comunidade

Os participantes da feira terão oportunidade de conversar também com os orientadores do EducationUSA, que podem ajudar na candidatura às universidades norte-americanas, seguindo estes passos.

University of California San Diego
University of Missouri
St Cloud State


Save the date

Florianópolis

Hotel Majestic - Avenida Jornalista Rubéns de Arruda Ramos, 2746 – Centro

Data: 25 de março (quarta-feira)

Horário: 17h

Foz do Iguaçu

Centro Universitário Dinâmica das Cataratas - Rua Castelo Branco, 349 – Vila Maracanã

Data: 28 de março (sábado)

Horário: 9h30

Salvador

Fiesta Bahia Hotel - Av. Antônio Carlos Magalhães, 741 - Pituba

Data: 30 de março (segunda-feira)

Horário: 17h

Recife

ABA – Associação Brasil América - Rua Tenente João Cícero, 301 – Boa Viagem

Data: 1º de abril (quarta-feira)

Horário: 17h

Fortaleza

Hotel Gran Marquise - Avenida Beira Mar, 3980 – Mucuripe

Data: 2 de abril (quinta-feira)

Horário: 17h

Belo Horizonte

Fasano Hotel - Rua São Paulo, 2.320 - Lourdes

Data: 5 de abril (domingo)

Horário: 15h

Feira EducationUSA
Feira EducationUSA
Feira EducationUSA


Fonte: assessoria