Encontro em São Paulo antecipa as novidades da Anuga 2019

Executivos da Koelnmesse e porta-voz da Associação Alemã de Alimentos e Bebidas (BVLH) detalharam o que será oferecido na edição deste ano da maior plataforma de negócios do mundo para o mercado de alimentos e bebidas.

Em encontro com a mídia e o trade realizado em (12/3), logo após a abertura da edição inaugural da ANUFOOD Brazil – Feira Internacional Exclusiva para Alimentos e Bebidas, no São Paulo Expo, a Koelnmesse antecipou as novidades da Anuga. O maior encontro do mundo para o mercado de alimentos e bebidas completa seu centenário e terá neste ano, entre os dias 5 e 9 de outubro, em Colônia, na Alemanha, sua 35ª edição.

“Teremos neste ano a maior Anuga de todos os tempos”, destacou Herbert Marner, diretor executivo da Koelnmesse, organizadora do evento. “Estamos convictos de que bateremos os recordes da edição anterior, de 2017, quando recebemos 165 mil visitantes e tivemos 7.405 expositores, de 107 países, espalhados por uma área de 284 mil metros quadrados”, completou.

A primeira Anuga ocorreu em Stuttgart, em 1919, reunindo 200 empresas alemãs. Em 1924, o evento se transferiu para a cidade de Colônia, onde é realizado até hoje, na época com 360 expositores. Em 1951, a Anuga já contava com 1.200 expositores, de 34 países. O sucesso a estabeleceu como principal plataforma global de negócios para a indústria de alimentos. “A cada dois anos, todos os olhares do mundo se voltam para a Anuga. Não será diferente neste ano”, comentou Cassiano Facchinetti, Diretor Geral da Koelnmesse Brasil.

A Anuga segue o conceito de dez feiras sob o mesmo teto. Todas as vertentes do mercado têm uma área de exposição dedicada: Anuga Fine Food, Anuga Frozen Food, Anuga Meat, Anuga Chilled & Fresh Food, Anuga Dairy, Anuga Bread & Bakery, Anuga Drinks,; Anuga Organic, Anuga Hot Beverages e Anuga Culinary Concepts.

Além da mostra de produtos e serviços, a Anuga abriga um programa de conferências internacional e uma série de atrações paralelas. Os novos produtos e tendências atuais do setor serão apresentados na Anuga Trend Zone e no Anuga Taste Innovation Show. Temas sobre nutrição serão discutidos na conferência NEWTRITION X, enquanto a logística e a distribuição de alimentos serão o foco da conferência iFood 2019, organizada pelo Instituto Alemão para Tecnologia de Alimentos (DDI). O futuro do varejo, por sua vez, será esmiuçado no Congresso E-Grocery.

A Anuga impulsionou os debates sobre tendências como redução de açúcares e calorias, mercado vegetariano e vegano, superalimentos, embalagens funcionais, esterilização a frio e experiências digitais de compra. Esses e outros assuntos do momento continuarão a ser debatidos na edição de 2019.

No encontro realizado em São Paulo, Franz-Martin Rausch, General Manager da Associação Alemã de Alimentos e Bebidas (BVLH), explicou que a Europa passa por um momento de apreensão quanto à qualidade e à quantidade de alimentos: “O cenário é de exigência por uma alimentação mais saudável e funcional, mas ao mesmo tempo existe preocupação com a oferta. Seremos capazes de alimentar toda a população?”, indagou. “As empresas e autoridades europeias estão cientes de que precisam costurar acordos estratégicos com grandes fontes de recursos alimentares, como o Brasil”.

O Brasil é considerado um mercado importante para a Anuga. Até por isso, a Koelnmesse lançou este ano a ANUFOOD Brazil, evento inspirado na referência alemã. Mesmo assim, a intenção é de estreitar laços com o mercado nacional.

“O Brasil tem sido um parceiro forte e constante da Anuga há muitos anos”, comentou Marner. Em 2015, 93 empresas nacionais expuseram no evento. Em 2017, o número subiu para 115. A expectativa é de que, dado o maior otimismo do mercado, a participação nesta edição seja maior. “A APEX Brasil (Agência Brasileira de Promoção das Exportações) está organizando um pavilhão brasileiro na Anuga 2019. Além disso, a ABIEC (Associação Brasileira de Exportadores de Carnes) e a ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) terão associadas expondo no espaço Anuga Meat”, afirmou Marner.

“Nossas condições naturais excelentes vêm sendo complementadas por aportes em infraestrutura, melhor organização das cadeias produtivas e fortalecimento dos programas de qualidade. O Brasil produz cada vez mais e com mais eficiência“, assinalou Facchinetti. “Nesse sentido, a Anuga representa uma oportunidade fantástica para nossos alimentos e bebidas, especialmente em termos de exportações“, finalizou.

A Koelnmesse disponibilizará suporte para toda demanda das marcas brasileiras que tiverem o interesse de apresentar seus produtos, além de assistência para visitação por meio de uma agência de viagens parceira. Informações podem ser requisitadas para o gerente internacional responsável pela Anuga no Brasil, Sandro Bamonte (s.bamonte@koelnmesse.com.br).

A Anuga é realizada em um centro de exposições moderno. Marcado pelo projeto futurista, ele tem infraestrutura que proporciona total conforto e segurança (assista a um vídeo aqui). O complexo fica na região central de Colônia, próximo à famosa Catedral da cidade – igreja de estilo gótico que é a quinta maior do mundo (157 metros de altura). Atrações como essa complementam a experiência de participar da Anuga.


Confira abaixo imagens de alguns stands da Anuga 2019: (Fotos Polly Feiras & Eventos)

Grupo F - Frigon
MMLA - Kikkomann
Pro 1000 - Cisbra
Better beef
Bifum


Fonte: assessoria