Canais
Feiras
publicado em 28 de julho de 2021 - 16h38

Expo Retomada conclui etapa de retestagem com participantes da edição de 2021

São Paulo e Santos tiveram pontos de retestagem de Covid 19 para consolidação dos protocolos de biossegurança aplicados no evento

Da Redação
 Participantes da Expo Retomada passam por retestagem após o evento

A organização da Expo Retomada 2021, evento que abriu a agenda de eventos-teste do Governo do Estado de São Paulo nos dias 21 e 22 de julho últimos, no Santos Convention Center, concluiu no último dia 27, a fase de retestagem de 463 participantes para a Covid 19. O procedimento fez parte da consolidação dos protocolos de biossegurança aplicados antes, durante e após o evento, que recebeu 1.309 visitantes únicos, não simultâneos e 245 profissionais envolvidos na montagem, todos testados antecipadamente e negativos para Covid.

 Paulo Ventura, diretor do Expo Center Norte durante retestagem da Expo Retomada

Os voluntários para os novos testes, entre eles o Prefeito de Santos, Rogério Santos, puderam escolher entre três locais para a retestagem: os pavilhões do Expo Center Norte e São Paulo Expo, na capital, ou o próprio Santos Convention Center, que sediou o evento, na baixada.

Entre os 1.309 participantes do evento, 463 compareceram aos postos para serem retestados, e destes, apenas 3 testaram positivo para covid, sendo dois em São Paulo e um em Santos – um cadastrado como visitante e dois cadastrados como equipe de montagem ou staff do evento. O resultado representa apenas 0,64% das pessoas que circularam no evento.

Para Fernando Lummertz, diretor da Rede Feiras e um dos idealizadores da Expo Retomada, os números não são preocupantes. “É uma fração muito pequena, próxima de zero. Se somarmos os testes aplicados na fase anterior com os da retestagem, esse número final é de 0,5%, o que nos tranquiliza e nos faz acreditar que, com o avanço da vacinação na população adulta que comparece aos eventos de negócios, poderemos assumir em definitivo que participar desses eventos é totalmente seguro. Além do mais, é importante lembrar que o fato de termos aplicado o teste em todos os participantes durante os dois dias de evento é um indicativo seguro de que, todos que lá estiveram, enquanto estavam lá, não estavam com o vírus, afirma.

 Rogério Santos, prefeito da cidade de Santos, fez  seu reteste no Santos Convention Center
Na opinião de Paulo Octávio Almeida, diretor da Live Marketing Consultoria e também idealizador da Expo Retomada, a pequena fração de testes positivos reflete a situação atual de vacinação em ambas as cidades. “Se já estivéssemos próximos dos 90% de vacinados, nós não teríamos nem esses casos”, defende.

Outro aprendizado, segundo P.O. Almeida, é o cuidado redobrado para as pessoas que trabalham em eventos. “Os visitantes do evento demonstraram alta consciência em respeitar os protocolos demonstrados. A maioria dos positivos foi de pessoas que, de alguma forma, participaram da montagem. Esses dados nos informam que, pelo que observamos, os visitantes, de forma geral, estão tomando as devidas precauções. Mas quem trabalha com eventos precisa tomar precauções adicionais, tanto nas dependências do evento como fora delas”.

Os dados coletados nesta retestagem já foram encaminhados à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

A organização da Expo Retomada fará, ainda, um acompanhamento detalhado de todos os participantes do evento por duas semanas, com o objetivo de gerar um relatório com informações técnicas para municiar o Governo do Estado e atestar a possibilidade de retomada segura dos eventos de negócios, desde que cumpram todos os protocolos desenvolvidos para o setor. De maneira proativa, os organizadores irão contatar os participantes e, por meio de autodeclaração, monitorar o estado de saúde relacionado à pandemia.

Nos dois dias da Expo Retomada, o uso obrigatório de máscaras, planta baixa do evento desenhada para respeitar o distanciamento, capacidade reduzida, tecnologia para aferição de temperatura à distância, acesso por QR Code, catracas eletrônicas automáticas e dispensers de álcool gel espalhados por todo o evento fizeram parte dos protocolos adotados. A Expo Retomada teve acompanhamento e fiscalização pela Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, Vigilância Sanitária, entre outros órgãos.

Fonte: Assessoria

Veja também:

16/09/2021
ABAV Expo & Collab terá 56 apresentações na Vila do Saber
O credenciamento antecipado no site garantirá o acesso do público, tanto presencial quanto virtual
15/09/2021
Festuris lança novo conceito e identidade visual para uma nova era
O propósito das sócias Marta Rossi e Silvia Zorzanello se confundiu com o protagonismo em 1988. Ao entenderem a necessidade de criar um evento turístico para auxiliar com o desenvolvimento deste segmento em Gramado e no Rio Grande do Sul, surgiu também, a palavra transformação que, atualmente, resume a vida de qualquer profissional, empresa ou pessoa.
14/09/2021
RETAIL WEEK Escolar Office Brasil acontece de 5 a 8 de outubro
A reabertura do comércio em todo o País levou os consumidores a se sentirem mais seguros para voltar às compras, e o varejo começa a avançar na retomada econômica.
14/09/2021
Febrava 2021 abre credenciamento para o evento presencial
A 22ª edição da Febrava, que irá ocorrer entre os dias 22 e 25 de novembro deste ano, seguindo todos os protocolos sanitários, abre credenciamento para visitantes em 13 de setembro.
Newsletter
Receba as novidades