Expo Retomada confirma próxima edição com rodadas de negócio no Rio Grande do Sul

Evento modelo em protocolos de segurança amplia formato com proposta de ativar novas oportunidades de negócios para o setor de eventos gaúcho.

A Expo Retomada já aconteceu com sucesso em São Paulo, Salvador, Goiânia e Santos.

A Expo Retomada, considerada o primeiro evento modelo em protocolos de segurança para eventos de negócios no Brasil, já está com a próxima edição marcada em formato ampliado. Depois do sucesso em São Paulo, Salvador, Goiânia e Santos, o evento chegará com novidades a Bento Gonçalves, cidade destaque da Serra Gaúcha, nos dias 1 e 2 de dezembro. A nova edição, que será abrigada pelo Fundaparque, será chamada de Expo Retomada Business. Entre os diferenciais, estão a abertura com uma coletiva de Imprensa para divulgar, em primeira mão, o calendário de eventos do Rio Grande do Sul para 2022, além da realização de rodadas de negócios para fomentar as oportunidades entre expositores e participantes presentes.

O objetivo é de contribuir com a recomposição do setor de eventos de negócios, que vinha crescendo acima da média nacional até 2019 e foi duramente prejudicado com a pandemia. As consequências desse longo período de inatividade começam a aparecer: falta de matérias primas e provável falta de mão de obra qualificada, forte aumento do preço de insumos, pequenas e médias empresas fechadas e falidas. Com as autorizações de retomada dos eventos em várias cidades brasileiras, precisamos intensificar as oportunidades de negócios para contribuir com o fortalecimento desse mercado”, afirma Fernando Lummertz, diretor da Rede Feiras e um dos idealizadores da Expo Retomada.

Extensão digital

Outra novidade da Expo Retomada Business será uma extensão digital denominada Expo Guia, que manterá os visitantes e expositores conectados permanentemente. “Essa cauda longa, que irá integrar a Expo Retomada Business, é a incorporação da tecnologia digital no setor de eventos no formato em que ela é, de fato, bem-vinda. Tenho combatido a utilização de tecnologias digitais que tentam reproduzir ambientes de feiras com cenografias que empregam realidade aumentada, inteligência artificial e outros mirabolantes recursos que algumas empresas desse setor acreditam atrair interessados, pelo fato de que nenhum desses arremedos das feiras presenciais consegue entregar resultados efetivos para patrocinadores, expositores e visitantes. Mas, desde muito antes dessa pandemia, eu defendo a adoção de recursos digitais para estender a vida das feiras de negócios, preenchendo o hiato existente entre uma edição e outra. Cerca de doze anos atrás fiz um artigo no qual chamei de cauda longa esse efeito de manter expositores e visitantes conectados de modo permanente, criando, assim, plataformas de negócios práticas e objetivas”, diz Lummertz.

Além das rodadas e do Expo Guia, a edição gaúcha da Expo Retomada vai manter o formato de exposição ao redor de uma arena de conteúdo, que irá levar debates relevantes e oportunos para o setor de feiras e eventos de negócio. “O sucesso da Expo Retomada tem um vínculo com o conteúdo que as arenas têm apresentado. Tivemos já conquistas importantes que evidenciam isto: o dia 14 de outubro, data da abertura da Expo Retomada de São Paulo, se transformou em uma lei em São Paulo, que instituiu o Dia das Feiras e Eventos de Negócios. Nesse ano fomos convidados para fazer da Expo Retomada o evento teste oficial do setor, proposto pelo Governo do Estado de São Paulo. E, no último dia 22 de julho, quando ainda estávamos no palco da Expo Retomada, vieram as confirmações da cidade de São Paulo e do Governo do Estado quanto à liberação da realização dos eventos de negócios, desde que aplicados os protocolos demonstrados no evento”, destaca Paulo Octávio Pereira de Almeida, o P.O., diretor da Live Marketing Consultoria e também idealizador da Expo Retomada.

Queremos dar visibilidade para o que tem acontecido de bom no mercado desde o início da pandemia. O conteúdo que iremos levar para a edição Rio Grande do Sul irá colocar em destaque tudo aquilo que esse período cruel trouxe de positivo. Mostraremos que o setor de eventos presenciais tem capacidade de gestão e de inovação para contemplar o mercado com soluções que continuarão funcionando como plataforma de indução da economia como um todo e que, na retomada, irão contribuir fortemente para a recuperação de empregos e geração de renda”, complementa Almeida.

Protocolos e estrutura

A Expo Retomada Business deve receber cerca de 40 expositores, com expectativa de público de 2.000 visitantes nos dois dias do evento, em Bento Gonçalves. Os protocolos de segurança serão os mesmos aplicados nas demais edições, que se destacaram pela tecnologia de acesso por QR Code, aferição de temperatura em massa por câmeras fototermicas, planta da feira desenhada para o distanciamento social, além dos protocolos básicos do uso obrigatório de máscaras e álcool gel. Um diferencial em relação à última edição, de Santos, é que, no lugar da exigência dos testes antecipados de Covid, será exigido o certificado de vacinação como requisito de acesso ao evento.

O Fundaparque, pavilhão de feiras que abrigará a EXPO, é considerado o maior Parque de Eventos da América Latina, com 58 mil m² de área coberta e mais de 320 mil m² de área total. Palco de grandes eventos nacionais e internacionais, já tem diversas confirmações para o calendário de 2022, entre elas a Movelsul, maior feira de móveis da América Latina, que, em 2020, teve a sua edição cancelada quando já estava na fase final de montagem para a realização.

A Expo Retomada Business é apoiada pelas principais entidades brasileiras do setor de eventos de negócios, entre elas a ABEOC - Associação Brasileira das Empresas de Eventos, ABRACE - Associação Brasileira de Cenografia e Estandes, UBRAFE - União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios e SINDIPROM - Sindicato das Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos. Após o Rio Grande do Sul, deverá acontecer em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro, além de uma nova edição em São Paulo, capital. Outros detalhes: www.exporetomada.com.br

Fonte: Assessoria