Expobor 2018 traz inovações

Maior feira mundial da indústria de borracha acontece entre os dias 26 e 28 de junho em São Paulo.

A 13ª edição da Expobor, Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas e Artefatos em Borracha, chega ao Expo Center Norte, em São Paulo, com os principais avanços em tendências e inovações tecnológicas direcionadas a vários setores que utilizam a borracha como uma das suas matérias-primas protagonistas.

Nos dias 26, 27 e 28 de junho, a mais importante feira da indústria da borracha, organizada pela Francal Feiras, conta com o apoio de entidades como a Associação Brasileira da Indústria de Artefatos de Borracha (Abiarb), do Sindicato da Indústria de Artefatos de Borracha no Estado de São Paulo (Sindibor), da Associação Brasileira de Tecnologia da Borracha (ABTB), da Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha (Apabor), da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e da Sociedade Latino Americana de Tecnologia Del Caucho (SLTC).

O objetivo da feira é revelar, aos players do segmento, novas oportunidades de negócios, além de apontar melhorias no processo de automação, feito que é capaz de otimizar o sistema de produção e agregar valor aos produtos. Além das indústrias de artefatos de borracha, a Expobor contempla diversos setores como o automobilístico, o calçadista, o de máquinas e componentes, o de eletroeletrônicos, e ainda, petrolíferas, pneumáticas e siderúrgicas.

Confira algumas novidades desta edição:

Polímeros e resinas

O estande da SI Group, empresa com reconhecimento global no ramo de polímeros e resinas, vem com várias opções de produtos com alta tecnologia voltadas para reformas e reparos de pneus, além de reforço e melhorias nas propriedades finais do artefato, vulcanização em elastômeros livre de enxofre, entre outras. Em sua linha de adesivos, a empresa traz resinas responsáveis por gerar propriedades como aderência, “pegajosidade”, tempo aberto, tack e resistência mecânica e térmica nos itens à base de solvente;

Limpeza técnica com gelo seco

O Cold Jet, jateamento com gelo seco é a grande novidade da JETCO, representante e distribuidora da técnica. Quando aplicado ao seu processo de limpeza melhoria da qualidade do produto final, redução de refugos, redução dos tempos de parada de produção, redução dos tempos de limpeza e custos com mão de obra, limpeza no local, sem necessidade de resfriamento e desmontagens, não abrasivo sem danos aos equipamentos ou produto, sem geração de resíduos secundários, ambientalmente responsável. Quanto as aplicações para o segmento de borracha que podem se beneficiar desta tecnologia, destacam-se: Moldes de borracha, moldes de injeção, moldes de sopro, molde de compressão, moldes de poliuretano;

Polímero com maior rendimento quilométrico em pneus

A ARLANXEO, líder mundial na produção de borracha sintética, lança para o mercado de artefatos de borracha o Keltan 13561C, produto que combina economia e alto desempenho. Outro lançamento é o Keltan 2470E, um EPDM de baixa viscosidade e alta cristalinidade, destinado às indústrias de cabos e de peças injetadas. O polímero é um lançamento especial que possibilita maior rendimento quilométrico em pneus de veículos de carga, além de reduzir o consumo do combustível. Já a gama de borracha sintética de butadieno estireno (SBRs) em emulsão estendido em óleo contempla todas as possibilidades de óleos extensores e atende a diferentes necessidades do mercado de pneus;

Melhoria na eficiência dos produtos industriais

Com o objetivo de agregar ganhos em produtividade aos mais diversos transformadores, a Retilox Química traz perfis em vulcanização contínua (túnel de ar quente). A tecnologia conta com patente internacional da Retilox e possibilita, aos produtores de perfis, excelentes vantagens na fabricação e no resultado dos artefatos. Os principais ganhos se dão pelas formulações mais simples, com menos ingredientes e pelo aumento de 30% na produtividade. A inovação é capaz de otimizar os processos e conferir reciclabilidade, além de ausência de clivagem e de blooming, excelente estabilidade de cores, e aumento do tempo de vida útil do produto, bem como outras vantagens.

17º Congresso Brasileiro de Tecnologia da Borracha/9º Encontro Nacional da Borracha Natural

Com presença confirmada de palestrantes nacionais e internacionais, o Congresso da Associação Brasileira de Tecnologia de Borracha (ABTB) contará com painéis, workshops, apresentações e debates sobre o setor. Com discussões sobre as mais novas e melhores soluções para o mercado, o 17º Congresso Brasileiro de Tecnologia da Borracha, que acontece nos dias 26 e 27 de junho, trará as mais recentes pesquisas e estudos focados em inovação, sustentabilidade e alta eficiência em produção.

Já o 9º Encontro Nacional da Borracha Natural, no dia 28 de junho, tem como objetivo fomentar a troca de ideias sobre temas fundamentais do segmento ligados à capacitação profissional tais como: produção, sustentabilidade, tecnologia e aplicação de técnicas. O evento contará com o reforço de institutos de pesquisa, universidades e centros técnicos da indústria.

PneuShow

Simultaneamente à Expobor 2018, quem percorrer os 17 mil m2 do Expo Center Norte, também poderá conferir as novidades da 13ª edição da PneuShow - Feira Internacional da Indústria de Pneus. O evento integra 70 expositores dos segmentos de rodas, aros e acessórios; equipamentos para oficinas e borracharias; produção, recauchutagem e vulcanização de pneus; segurança industrial; bandas pré-moldadas; camelbacks; patches; pneu para transporte de cargas, entre outros.

SERVIÇO

EXPOBOR 2018 – 13ª Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas e Artefatos de Borracha

Data: de 26 a 28 de junho
Horário: 13h às 20h / Dia 27: 11h às 20 – horário especial
Local: Expo Center Norte
Promoção e Organização: Francal Feiras
Cooperação: ABIARB – Associação Brasileira da Indústria de Artefatos de Borracha; Sindibor – Sindicato da Indústria de Artefatos de Borracha no Estado de São Paulo
Apoio: ABTB – Associação Brasileira de Tecnologia da Borracha; APABOR – Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha; ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas; SLTC – Sociedad Latino Americana de Tecnologia Del Caucho

17º CONGRESSO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA BORRACHA

Data: 26 e 27 de junho
Temas: Matérias-primas e compostos, máquinas e equipamentos para processamento de borracha, testes e análises, simulações, TPV, TPE, TPO e sustentabilidade.
Realização: ABTB
Inscrições aqui.
E-mail: giselle.margonar@abtb.com.br
Tel.: (11) 5589-8713

9º ENCONTRO NACIONAL DA BORRACHA NATURAL

Data: 28 de junho
Realização: Natural Comunicação
Informações: Heiko Rossman
E-mail: hrossman@lateks.com.br
Tel: (19) 3119-7597
Inscrições aqui.
Fonte: Assessoria