FEIMEC 2020

Evento do fortalecimento da indústria tem 95% de comercialização e crescimento de 20%.

Com 62 mil m² de área de exposição, 1 mil marcas expositoras e projeção de 65 mil visitantes, maior feira internacional da indústria de máquinas e equipamentos da América Latina vai atender demanda das indústrias por competitividade, modernização e ampliação das plantas.

Ainda faltam mais de cinco meses para sua realização, e a FEIMEC 2020 – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos confirma seu favoritismo junto às indústrias de bens de capital mecânicos, que enxergam o evento como a melhor oportunidade do ano para atender a demanda dos mais diversos segmentos industriais por competitividade, ampliação e modernização de suas plantas – principalmente num momento de retomada da atividade econômica.

Consolidada como maior feira internacional da indústria de máquinas e equipamentos da América Latina, a FEIMEC 2020 já se encontra com 95% de sua área de exposição comercializada. O número é ainda mais relevante quando se leva em conta que a edição de 2020, que acontece de 5 a 9 de maio, está 20% maior que a última edição, em 2018, e vai ocupar 62 mil m² do São Paulo Expo, maior e mais moderno pavilhão de exposições da América Latina.

Retomada

A FEIMEC 2020 tem papel preponderante no fortalecimento da indústria e sua realização coincide com um importante momento da retomada da confiança dos empresários brasileiros e estrangeiros no País. Medidas importantes, como a aprovação da Reforma da Previdência, o andamento da almejada Reforma Tributária e medidas pontuais do governo para desburocratizar a atividade da iniciativa privada já começam a dar resultados imediatos e projetam um ambiente econômico ainda mais promissor em 2020.

Relatório Focus divulgado pelo Banco Central em meados de novembro aponta para a melhoria de diversos índices: o crescimento do PIB para 2020 foi revisto de 2,08% para 2,17%, enquanto a inflação prevista para o ano ficou em 3,33%, abaixo do centro da meta estipulada pelo Conselho Monetário Nacional, que é de 4%.

A expectativa de queda da taxa básica de juros (Selic), que tem impacto direto no incentivo à produção, consumo e atividade econômica, também foi revista de 4,5% para 4,25% ao ano em 2020. Já a estimativa de crescimento da produção industrial no ano que vem passou de 2,16% para 2,30%.

No caso específico da indústria de bens de capital mecânicos, representada na FEIMEC, o faturamento de setembro alcançou R$ 7,579 bilhões, crescimento de 2,2% em relação ao mesmo mês de 2018. No acumulado dos primeiros nove meses deste ano, o aumento é de 1,2%, segundo a ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos.

Segundo a entidade, os bons resultados foram puxados pelo mercado interno, especialmente as vendas de máquinas para celulose, máquinas para agricultura e indústria de transformação.

Otimismo

Os números confirmam o otimismo das empresas expositoras, que se preparam para atender a demanda esperada para os cinco dias de feira. A FEIMEC irá reunir 1.000 marcas, de 40 países, de máquinas e equipamentos, automação, controle e medição, ferramentas e dispositivos, solda e tratamento de superfícies, máquinas-ferramenta, válvulas, bombas, compressores, motores, redutores, acionamento e muitos outros segmentos ligados à cadeia de fornecimento da indústria, além de prestadores de serviço e agências de fomento.

São esperados 65 mil visitantes compradores e profissionais (30% a mais que em 2018), do Brasil e do exterior, que representam empresas de diversos segmentos da indústria, como metalúrgica, automotiva, autopeças, eletroeletrônica, embalagens, alimentos e bebidas, petróleo e gás. O destaque fica para o setor automotivo, que visita a FEIMEC em busca de tecnologia, serviços e soluções da Indústria 4.0 na cadeia de fornecimento

Segundo levantamento dos organizadores, a maior parte dos visitantes (85%) é responsável pelas compras nas empresas ou tem papel importante no processo decisório, e 90% buscam por novos fornecedores, compram produtos e serviços, e pesquisam no evento novas tecnologias, soluções e lançamentos.

Conteúdo

Além dos negócios, a FEIMEC reafirma seu papel de instrumento para o fortalecimento da indústria por meio um conteúdo exclusivo com as últimas tendências sobre gestão, inovação e tecnologia para a indústria de máquinas e equipamentos.

Confira os eventos integrados confirmados até o momento:

Demonstrador de Tecnologias da Indústria 4.0: Em sua quinta edição, o demonstrador aproxima indústrias de todos os portes das modernas tecnologias envolvidas na Indústria 4.0. O espaço tem como objetivo principal apresentar soluções da Indústria 4.0 acessíveis à indústria em geral e que permitem diversos benefícios na produção.

Roadshow VDI: Organizado pela VDI Brasil (Associação de Engenheiros Brasil – Alemanha) e voltado para tomadores de decisão com autonomia para implementação de projetos, o evento tem como objetivo demonstrar os benefícios da aplicação de boas práticas alemãs para a indústria no Brasil.

Parque de Ideias: Espaço onde o conhecimento é o maior objetivo, aproxima ainda mais as universidades e o setor produtivo, fator preponderante para o desenvolvimento tecnológico, econômico e social dos países industrializados. Conta com a participação das maiores instituições de ensino do Brasil para apresentar seus projetos de inovação e ministrar palestras sobre tecnologia e gestão.

A programação, bem como outros eventos integrados, será divulgada em breve.

Mercado Externo

A exemplo das edições anteriores, a FEIMEC 2020 adota uma estratégia global que visa a fortalecer a marca, estreitar o relacionamento com entidades setoriais e expositores de todo o mundo e atrair compradores de pelo menos 40 países para a feira brasileira.

Dentro desta estratégia, a FEIMEC, em parceria com a ABIMAQ, já marcou presença nos principais eventos internacionais do setor em 2019, como Hannover Messe (abril) e EMO Hannover (setembro), ambos na Alemanha, e Fabtech Chicago (novembro), nos Estados Unidos.

Fonte: assessoria