Canais
Feiras
publicado em 22 de março de 2021 - 14h42

Feicon estreia série "Conversas Construtivas" com CEO da Telhanorte

Juliano Ohta fala sobre investimentos, cautela no varejo, crescimento e perspectivas de mercado em novo programa de entrevistas do Feiconnect

Da Redação

A Feicon, maior feira de construção civil da América Latina, estreou um novo espaço no hub de conteúdo Feiconnect, o programa de entrevistas “Conversas Construtivas”. No primeiro episódio, o CEO da Telhanorte, Juliano Ohta, conversou com a gerente do evento, Lúcia Mourad, sobre os processos de inovação das lojas varejistas potencializados em 2020 e as perspectivas do setor no atual cenário econômico.

A importância da modernização dos varejistas para atender o novo perfil de consumidor e a aposta no on-line para estimular as vendas estiveram entre os temas da conversa. “O varejo foi considerado serviço essencial logo depois do início do isolamento social, mas as pessoas ainda tinham receio de sair e o e-commerce foi a alternativa. No segundo semestre, as vendas nas lojas físicas da Telhanorte cresceram mais de 30% e no e-commerce foram multiplicadas por quatro. Logicamente, crescemos mais nas operações on-line porque o espaço para isso era maior”, lembrou Ohta.

O executivo também contou que a varejista reforçou a estruturação das operações para o omnichannel, onde todos os canais de compra e comunicação atuam de forma integrada. “O que a gente vê é que o consumidor não é mais só físico ou digital. As jornadas são híbridas. Nosso grande desafio é atender esse público que compra em uma loja e quer devolver em outra, que adquire o item no site e prefere retirar na loja. Estamos vendo a “omnicanalidade” como um eixo de atuação muito importante”, disse.

Sobre o mercado

Apesar do mercado de construção civil ser um dos poucos a apresentar sinais positivos e com expectativa de crescimento nos próximos anos, alguns problemas são enfrentados pelos varejistas. Se de um lado existe a alta demanda por materiais para obras e reformas, do outro há dificuldade de abastecimento - consequência do período em que os fornecedores ficaram com as portas fechadas.

Teve aquele intervalo inicial do isolamento, quando as empresas fecharam as portas temporariamente e ficaram vivendo do estoque. Na hora de retomar as atividades sempre existe um período de inércia para começar a produzir. No início do ano passado, a nossa dificuldade foi com o abastecimento de materiais como cobre, PVC, ferro e cimento. Agora, é com produtos de acabamento, pisos, revestimentos e louças sanitárias”.

O papo ainda destacou que outros motivos preocupam os lojistas no cenário atual. Para Ohta o aumento da inflação e do IGPM – índice que impacta sobre o aluguel e o transporte - tem diminuído a margem de lucro.

Perspectivas

Ainda de acordo com o executivo, é necessário agir com cuidado, mesmo com o aquecimento do mercado, já que ainda vivemos incertezas no cenário econômico. “Para 2021 é preciso se preparar para o pior e esperar o melhor. O desemprego está em alta e é provável que as pessoas fiquem com receio de fazer reformas. Por outro lado, novas construções estão surgindo, mas elas levam tempo para ficar em pé. Talvez no ano que vem possamos sentir os efeitos disso, uma vez que os números de lançamentos são altos”.

Apesar da cautela, a varejista prevê a abertura, ainda este ano, de novas unidades da “Obra já”, loja com conceito de atacadista de material de construção. A Telhanorte é uma das empresas que integra o grupo francês Saint-Gobain.

A entrevista completa com Juliano Ohta está disponível no site da Feiconnect. O programa “Conversas Construtivas” trará a análise de especialistas sobre assuntos relacionados à engenharia, arquitetura e o mercado de materiais de construção. Acesse a entrevista na íntegra em: https://www.feicon.com.br/pt-br/feiconnect/conversas-construtivas.html.

 Juliano Ohta fala sobre investimentos, cautela no varejo, crescimento e perspectivas de mercado em novo programa de entrevistas do Feiconnect


Fonte: Assessoria

Veja também:

08/04/2021
WTM Latin America dedica o mês de abril ao tema Turismo Responsável
Abril será marcado pela entrega do Prêmio de Turismo Responsável da WTM Latin America
07/04/2021
Ministro do Turismo divulga ações e ressalta importância do turismo interno em live do Festuris
Na terça-feira (06) à noite, o Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto foi o convidado da estreia do Festuris Live 2021 - programa semanal de lives do Festuris pela sua página no Instagram. Mais de 500 pessoas passaram pela transmissão, onde a principal autoridade do turismo brasileiro apresentou as ações do MTur e as prioridades do governo para a reconstrução do setor, que foi um dos mais atingidos pela pandemia.
07/04/2021
Hospitalar lança jornada digital em maio e agosto
Digital Journey by Hospitalar é mais uma inovação da Informa Markets para networking do setor de saúde na América Latina
06/04/2021
Festuris Connection lança campanha “Alimente Quem Tem Fome”
Mais uma vez o Festuris Connection abraça uma causa social para contribuir com a comunidade onde atua. Nesta quarta edição, o evento híbrido que acontece nos dias 6 e 7 de maio, está lançando a campanha “Alimente Quem Tem Fome”, para levar alimento a famílias do município de Gramado que tiveram sua situação agravada durante a pandemia.
Newsletter
Receba as novidades