Canais
Feiras
publicado em 14 de abril de 2019 -  4h26

Feiplastic 2019 ultrapassa o pavilhão de exposições e inova em 3ª edição da Operação Reciclar

Operação Reciclar promove ação socioeducativa de coleta de resíduos na cidade de São Paulo, iniciativa da FEIPLASTIC e ABIPLAST com apoio da Braskem.

Da Redação

A Operação Reciclar que acontece tradicionalmente durante a FEIPLASTIC – Feira Internacional do Plástico, inova na edição de 2019 com uma ação socioeducativa que transcende o pavilhão de exposições e fortalece o compromisso e comprometimento com a sustentabilidade, fomentando a correta destinação dos resíduos. A FEIPLASTIC é organizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado e acontece entre os dias 22 e 26 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo.

Em parceria com a ABIPLAST e com apoio da Braskem, a primeira atividade do projeto será com a população que reside na Zona Norte de São Paulo. Serão 12 horas de coleta de resíduos nas margens do córrego Carandiru, próximo ao conjunto habitacional Cingapura. A dinâmica outside será no dia 16, terça-feira, e contará com um apoio de um efetivo de 20 pessoas, dividido entre agentes coletores, gestor ambiental e monitores, para conscientizar sobre o descarte, além de estimular o apoio voluntário dos moradores.

"Os desafios na reciclagem de resíduos em um país com dimensões continentais e com tantas diferenças socioeconômicas são grandes. O principal deles talvez seja estimular a compreensão de que é responsabilidade de todos no descarte correto. É o que propomos com a Operação Reciclar", explica Patrícia Oliveira, gerente de produto da Feiplastic.

Durante os cinco dias de evento, a Operação Reciclar traz também uma dinâmica inside com o apoio de agentes coletores no pavilhão de exposições. A coleta será periódica em todos os expositores da FEIPLASTIC que fabricarão produtos plásticos para demonstração. Na última edição da Feiplastic, em 2017, foram 16 mil toneladas de resíduos coletados e no ano de 2015, cerca de 10 mil toneladas.

José Ricardo Roriz Coelho, presidente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), reforça a importância da iniciativa. "A Operação Reciclar é uma ação de conscientização do consumidor sobre a necessidade do correto descarte de resíduos sólidos. Como indústria, aperfeiçoamos nossos processos e produtos para melhorar o índice de reciclagem no Brasil, mas contamos também com o apoio da população no que tange ao descarte consciente para atingir os ideais de sustentabilidade", esclarece.

Os números da reciclagem no Brasil

Segundos dados de pesquisa do Ibope/2018:

  • 75% das pessoas dizem que não sabem separar os materiais recicláveis em casa;
  • 66% afirmam saber pouco ou nada a respeito de coleta seletiva;
  • 39% não fazem nenhuma separação do lixo em casa;
  • 81% afirmam saber pouco ou nada sobre cooperativas de reciclagem;
  • 59% afirmam não saber quem recicla os materiais e os transforma em novos produtos;
  • 56% não utilizam coleta seletiva.

Projeção internacional

Reconhecida internacionalmente por promover o contato direto entre os representantes dos principais nomes da indústria que compõem a cadeia produtiva do plástico e um público qualificado formado por tomadores de decisão, a FEIPLASTIC espera mais de 1.000 marcas do mundo todo.

Além do acesso às informações sobre inovação e sustentabilidade na indústria do plástico, na FEIPLASTIC 2019, os 56 mil visitantes contarão com uma agenda completa de atividades que possibilitarão a realização de novos negócios e a formação de network qualificado. Para saber mais sobre a feira e fazer o credenciamento, acesse o site.

SERVIÇO

FEIPLASTIC 2019 – Feira Internacional do Plástico

Data: 22 a 26 de abril de 2019

Horário: 11h as 20h (segunda à sexta-feira)

Local: Expo Center Norte

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme

Credenciamento gratuito aqui.

Fonte: assessoria

Veja também:

20/04/2019
Fispal Tecnologia apresenta Plataforma de Conteúdo com mais de 200 horas de Programação
Espaço com capacidade para receber cerca de 2,5 mil congressistas contará com palestrantes de marcas como AMBEV, Nestlé, Coca-Cola e Bauducco; Ricardo Amorim será Keynote Speaker do evento.
18/04/2019
Francal Feiras anuncia novo Diretor de Negócios
Fernando Ruas Marques chega para impulsionar a direção dos negócios e se comprometer em novos setores.
18/04/2019
Grupo Couromoda anuncia Mônica Araújo como nova Diretora Executiva
Executiva conta com 20 anos de experiência no setor e passou por grandes empresas como Cielo e Multiplus.
18/04/2019
WTM Latin America contabiliza mais de 19.400 participantes na edição 2019
Números representam crescimento de 12% em relação ao ano anterior.
Newsletter
Receba as novidades