Feira Internacional do Vinho terá 250 marcas nacionais e internacionais

Profissionais e apreciadores do universo do vinho estão na contagem regressiva para a Wine South America 2018 que promete uma safra de excelentes tintos, brancos, rosés e espumantes.

De 26 a 29 de setembro, os profissionais e apreciadores do universo do vinho tem encontro marcado na Serra Gaúcha. Bento Gonçalves, capital brasileira do vinho, será sede da primeira edição da Wine South America 2018 - Feira Internacional do Vinho, que reunirá cerca de 250 marcas expositoras dos principais países produtores de vinhos, com o intuito de apresentar os lançamentos nacionais e internacionais em tintos, brancos, rosés e espumantes.

Idealizada para promover e ampliar a geração de negócios dos vinhos brasileiros perante o mercado global, a feira apresentará a excelência da produção nacional e a diversidade das suas regiões vinícolas através de exposição de rótulos da Serra Gaúcha - a principal região produtora brasileira -, e também de outras áreas do Rio Grande do Sul, como a Campanha e os Campos de Cima da Serra, além de Santa Catarina e de São Paulo.

Diversas ações estão sendo realizadas pela feira para promover o Brasil como nação produtora. Cerca de 120 compradores e importadores desembarcarão em Bento Gonçalves através do Projeto Comprador. Além desse, 20 jornalistas, visitarão a feira por meio do Projeto Imagem - ambos realizados em parceria com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). "Acredito que será uma feira importante para mostrar o potencial não só dos nossos produtos, mas também do nosso enoturismo", avalia o presidente do Ibravin, Oscar Ló. "Estávamos carentes de uma feira deste tipo no Brasil", observa o presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), Edegar Scortegagna. "Será uma ótima oportunidade para ajudar a fomentar e divulgar o vinho e o consumo do mesmo no Brasil", finaliza.

O encontro contará, também, com apresentação de rótulos internacionais, provenientes da Argentina, Chile, Uruguai, Austrália, Itália, Eslovênia, Áustria e Suíça e de produtores de café, cachaças e azeites que enriquecerá a experiência e os negócios do público participante. Além da exposição de produtos, a Wine South América terá uma robusta grade de conteúdos voltada à valorização da produção de vinhos e da formação profissional do setor, com degustações, premiações, treinamentos e palestras conduzidas por profissionais que são referência no mercado nacional e internacional. O grande destaque da programação fica por conta da participação do Master of Wine inglês Alistair Cooper, que conduzirá degustações exclusivas de espumantes brasileiros e ministrará a palestra degustação de Vinhos Sul-Americanos Elaborados a partir da Vitivinicultura Extrema. Alistair Cooper – MW é um dos poucos a ostentar o cobiçado título de ‘master of wine’, concedido pela tradicional escola britânica Wine & Spirit Education Trust. Desde a criação do curso, na década de 50, pouco mais de 300 pessoas conseguiram concluí-lo.

Alberto Piz

Voltada aos negócios, mas com muito a entreter os visitantes, a Wine South America oferecerá visitas guiadas às vinícolas da região, num tour devidamente informativo sobre os diferentes vinhos e espumantes brasileiros. "O setor vai capitalizar muito em cima de tudo isso", projeta Ló. “Muito mais do que uma grande feira de vinhos, a Wine South America é um projeto elaborado sob medida para o setor. Estamos atraindo os olhares e os interesses do mercado mundial, colocando o Brasil no mapa das principais feiras de vinho do mundo. Queremos explorar bem o enoturismo da região, transformando o evento em uma experiência única para os visitantes”, diz Alberto Piz, diretor da Milanez & Milaneze, empresa promotora da feira e subsidiária da italiana Veronafiere.

A Wine South America é o cenário ideal para que profissionais do setor, enófilos, enólogos, produtores e consumidores troquem experiências, conhecimento e façam negócios. O funcionamento da feira será das 12h às 21h. Informações sobre ingressos aqui.

Inscrições abertas

Quem anseia por conferir todos os detalhes do universo vinícola que será apresentado na primeira edição da Wine South America – Feira Internacional do Vinho já pode realizar sua inscrição antecipada e garantir presença no encontro. No site profissionais do setor e consumidores podem efetuar o credenciamento antecipado (valores especiais e modalidades sob consulta).

SERVIÇO

Wine South America 2018 – Feira Internacional do Vinho

Data: 26 a 29 de setembro

Horário: 12h às 21h

Local: Bento Gonçalves - RS

Parque de Eventos de Bento Gonçalves (Alameda Fenavinho, 481)

Informações aqui ou pelo tel. (54) 3455-6711

Fonte: assessoria