Festuris 2018: Feira gera 300 milhões em negócios e tem crescimento de 10%

O Festuris comemora em 2018 30 anos e contou com mais de duas mil marcas brasileiras e internacionais, distribuídas por uma área de 22.000m2 no Serra Park.

Eduardo Zorzanello e Marta Rossi, diretores do Festuris

Em coletiva de impressa no último dia 10 de novembro, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, diretores do Festuris, anunciaram a data da próxima edição da feira - 07 a 10 de novembro de 2019 e divulgaram os números da edição que são confirmados pela Universidade de Caxias do Sul em estudo coordenado pelo Professor Maguil Marsilio.

Durante a coletiva Marta Rossi destacou a importância da impressa no crescimento do Festuris, Marta Rossi agradeceu aos jornalistas que prestigiaram e cobriram todos os movimentos desta edição do Festuris Gramado, significativa pelo alcance de seu trigésimo ano de existência com a mesma relevância e importância para o Turismo da região Sul. “Se subimos um degrau, a imprensa esteve ao nosso lado para divulgar esse momento”, disse a diretora do Festuris.

Marta Rossi, diretora do Festuris - Em meio a muita emoção, Marta Rossi agradece pelo sucesso do 30 Festuris 2018

Números

Segundo a organização esta edição foi a maior em participação internacional, foram mais de 60 destinos turísticos e empresas internacionais e delegações de buyers de países como Portugal, Argentina, Estados Unidos, Uruguai, Paraguai, Chile, Peru e Colômbia, a que se somam todos os destinos brasileiros.

Eduardo Zorzanello durante coletiva de imprensa no Festuris 2018

Durante a coletiva, Eduardo Zorzanello revelou o crescimento do evento, que na sua 30ª edição, contempla um crescimento de 10% em relação ao ano anterior. “A expectativa de gerar R$ 300 milhões em volume de negócios está praticamente comprovada e o impacto na economia local foi de R$ 20 milhôes, já confirmados”, afirmou Zorzanello.

Números da 30ª edição:

• 300 milhões de reais em geração de negócios a partir de contatos realizados na Feira de Negócios;

• 15 mil participantes entre profissionais de turismo, estudantes e imprensa;

• 65 destinos internacionais;

• 20 milhões de reais de impacto econômico para a Região das Hortênsias;

• 5% de aumento em número de expositores com relação a 2017;

• 24 mil metros quadrados de área na Feira de negócios;

• 250 palestras e workshops;

• Mais de 450 jornalistas e influenciadores digitais do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Peru, Espanha, Portugal e Estados Unidos;

Festuris 2018, organizadores divulgam crescimento de 10%

O secretário de Turismo de Gramado, José Carlos Almeida, salientou a importância para Gramado e região, pelo fortalecimento do Turismo através do FESTURIS. João Machado, presidente da ABAV RS, apontou o sentimentos dos agentes de viagens: “Estão todos muito felizes e satisfeitos com os contatos qualificados e pelo sucesso e quantidade de profissionais circulando na feira que está linda, renovada e com muitas novidades como o Meeting, que é a oferta de conteúdo”.

“Um evento que a gente sabe que foi muito bem sucedido, é o feedback que recebemos nos corredores. Estamos muito agradecidos”, destacou Marta Rossi que lançou ainda a novidade para 2019: o Espaço Wedding.

“Trouxemos uma feira diferenciada, com inovação, novos, espaços, novo layout e muito crescimento qualitativo”, disse Eduardo Zorzanello.

Secretário de Turismo Gramado, José Carlos, João Machado (ABAV) Eduardo Zorzanello e Marta Rossi (Festuris), Marcus Rossi (Summit Hub), professor Maguil (UCS) e Bob Santos (Ministério do Turismo)


Prêmios 

No inicio da coletiva, Marta Rossi entregou a premiação “Embaixadores do Festuris”

Premio embaixadores FESTURIS

Marta Rossi, anfitriã e organizadora do 30º Festuris Gramado, entregou o prêmio Embaixadores do Festuris aos profissionais que foram destaque na divulgação e elaboração de caravanas de agentes de viagens nesta edição do evento.

Confira abaixo a lista dos vencedores:

Premiados

Jander Barbosa

Roberto Bacovis (Gilmar de Quadros recebeu)

Conceição Yungs

Luciano Teixeira (Andreia Ferreira recebeu)

Em seguida o Futebol Festuris, foi homenageado com um prêmio entregue aos seus idealizadores. O Festuris Gramado recebeu das mãos de membros da Confraria Nacional dos Jornalistas de Turismo, o troféu Cata-Vento de Prata, uma homenagem pelo significado do evento para o mercado do Turismo na região Sul e o impacto positivo por ele causado todos os anos.

ALAGEV é responsável pela curadoria do Espaço Tech Corporativo do Festuris

Eduardo Murad, diretor executivo da ALAGEV

Em parceria com o Festuris, a ALAGEV montou um espaço diferenciado que disponibilizou palestras, promoveu a divulgação de conteúdo pertinente e debate tendências do mercado. Segundo Eduardo Murad, diretor executivo da ALAGEV, a participação da associação visa reforçar a importância do segmento corporativo na indústria do turismo.

“Trouxemos ações voltadas para o MICE num espaço que conectou corporativo, tecnologia e conteúdo, sendo atraente tanto para os gestores de viagens e eventos corporativos como para todos os visitantes da feira”, comenta executivo, complementando que também estão programadas sessões interativas para os gestores e parceiros debaterem os temas mais relevantes por meio de conteúdos práticos e aplicáveis.

“Nossa missão na ALAGEV e alimentar o mercado com informações, conteúdo e novidades para uma aplicação imediata no cotidiano dos profissionais de Viagens e Eventos Corporativos. Precisamos falar sobre tendências e futuro, mas o mercado nos pede soluções para o dia a dia e de implementação imediata. E é isso que temos trabalhando insistentemente ”, afirma Murad.

Espaço Luxury: Algumas das principais marcas de luxo relacionadas ao mercado turístico mundial estiveram presentes no Espaço Luxury do FESTURIS


Eduardo Zorzanello e Marta Rossi durante cerimônia de encerramento do Espaço Luxury 2018

Espaço Luxury - Festuris 2018

O espaço contou com a geração de muitos negócios e o encontro entre marcas, destinos e empresas, além de centenas de compradores de vários países.

O layout do Espaço Luxury contou com 10 lounges, 17 mesas de atendimento, Bistrô Bar e Garden Reception. Tanto expositores como compradores participantes do espaço tiveram um programa exclusivo e agenda de reuniões obrigatórias por dois dias, além de eventos sociais fechados.

Cerimônia de Casamento Civil com lançamento do Espaço Wedding 2019

Casamento civil no Festuris
O Festuris, inovando mais uma vez, realizou durante a feira o casamento cível de Rose Larrat e João Carlos Albano, agentes de turismo do Pará, que se conheceram durante uma das edições da feira. Com este casamento o Festuris lançou o espaço Weeding, novo produto da feira para edição 2019.

Os padrinhos do casamento foram Marta Rossi e esposo, a ex-presidente da ABAV-RS, Rita Vasconcelos e Geraldo Rocha, presidente da ABAV Nacional e sua esposa.