MegaLeite 2020: feira migra exclusivamente para televisão

Em parceria com a TerraViva, canal de TV do Grupo Band, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando anunciou esta semana a realização em novo formato da principal feira de gado leiteiro do país.

A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando anunciou no último dia 30 de abril, um novo formato para a MegaLeite 2020 - Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite. A notícia tem um grande impacto no segmento de feiras no curto prazo, e tem potencial de grande impacto à médio e longo prazos.

A maior feira de gado leiteiro do país, que seria realizada presencialmente de 17 a 20 de junho, e tinha sido cancelada em função do enfrentamento a pandemia do Coronavírus, agora será realizada exclusivamente pela televisão: será a “MegaLeite na TV”. No novo formato, a data foi mantida.

Toda a programação terá transmissão exclusiva pelo TerraViva, canal de TV do Grupo Band, parceiro da Girolando.

No curto prazo, a notícia impactará enormemente a cadeia produtiva de eventos envolvida na produção da feira: com a migração definitiva da edição 2020 exclusivamente para a TV, dezenas de empresas, entre montadoras de estande, audiovisual, cenografia, agências de viagens, hotéis, agências de promotoras, buffets, etc, deixarão de prestar serviços para organizadores e expositores que participariam do evento. Com o cancelamento da edição 2020 presencial, e não o adiamento, estes contratos simplesmente não ocorrerão. E o impacto será grande no faturamento destas empresas e, consequentemente, na força de trabalho envolvida.

No médio e longo prazos, a depender dos resultados obtidos pela MegaLeite na TV, o formato de feiras de agronegócios podem mudar definitivamente. Associações de criadores de animais e do agrobusiness em geral do país inteiro deverão se basear nos resultados do novo formato para avaliar o futuro de suas próprias feiras de agronegócios. Se os resultados obtidos pelos organizadores forem positivos, as feiras rurais como conhecíamos antes do Covid-19 podem mudar drasticamente.

Flyer de divulgação da MegaLeite na TV
Para o presidente da associação, Odilon de Rezende Barbosa Filho, a iniciativa tem como objetivo garantir que produtores rurais de todo o País continuem tendo uma fonte segura de acesso às novas tecnologias, missão da MegaLeite nos últimos 17 anos.

Inovar faz parte do pecuarista brasileiro, que criou a raça Girolando e a melhorou geneticamente em poucas décadas de seleção. Agora, estamos inovando mais uma vez com uma versão da Megaleite para a TV”, assegura o presidente.

Realizada em Belo Horizonte, a feira é considerada a maior exposição de pecuária leiteira da América Latina, e contará com uma vasta programação técnica, divulgação de resultados dos Sumários de Touros e de Vacas, do Ranking das Exposições e do Ranking de Rebanhos, mesas-redondas com lideranças do setor, entrevistas e reportagens sobre a pecuária leiteira e fatos marcantes de todas as edições da feira.

Entre os dias 17 e 20 de junho, o Terraviva trará em vários de seus programas e jornais a programação da Megaleite na TV. “Eventos sempre foram uma grande ferramenta de marketing e vendas para todos os setores. Sabendo desta importância para o agronegócio, a Girolando e o Canal Terraviva, em uma parceria inédita e inovadora, uniram-se para criar a Megaleite na TV, que com certeza será o maior evento da cadeia produtiva do leite em 2020.”, destaca a diretora-executiva do Canal Terraviva do Grupo Bandeirantes de Comunicação, Maria Cristina Bertelli.

A Megaleite foi criada em 2004 para reunir as principais raças leiteiras do Brasil e as empresas do segmento, sendo realizada com uma participação crescente de expositores e visitantes de vários países.

O evento é realizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e tem como parceiro premium o laticínio Embaré; parceiro financeiro o Sicoob; e parceiros master as empresas Real H, Allflex, Rehagro, Tortuga DSM, MF Rural, Agener-União, Agroceres Multimix, De Heus, UCBVET. Já o canal master é o Terraviva.