Canais
Feiras
publicado em 12 de janeiro de 2019 - 22h47

Salão Inspiramais acontece nos dias 15 e 16 de janeiro

Único Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina será realizado no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo.

Da Redação

O Pós-Modernismo é caracterizado pela avalanche recente de inovações tecnológicas, pela subversão dos meios de comunicação e da informática, com a crescente influência do universo virtual, derivando num desmedido apelo consumista. Esse panorama seduz o homem pós-moderno. Assim, a identidade no pós-modernismo seria um corpo, uma forma vazia pronta para incessantes reconfigurações.

Este é o ponto de partida para o único Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina - Inspiramais 2020_I, que acontece nos dias 15 e 16 de janeiro de 2019, no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo. Exaltando um novo pensamento para a moda brasileira e efetivando novos processos de criação, o evento leva as principais inspirações da próxima temporada para toda a cadeia produtiva da moda.

“O Inspiramais marca o início das criações dos setores calçadista, confeccionista e moveleiro, apresentando o lançamento de mais de 1000 materiais desenvolvidos por empresas focadas no mercado da moda. Este Salão impulsiona o desenvolvimento de produtos genuinamente brasileiros e possibilita acesso a compradores nacionais e internacionais, o que gera negócios para a indústria e leva informação qualificada ao mercado”, comenta Milton Killing, presidente da Assintecal.











Conceito Inspiramais 2020_I

“Hoje, não temos uma forma de vestir, mas sim uma nova maneira de interpretar a roupa e os acessórios. Não é apenas um jogo de peças, mas um diálogo entre a liberdade de usar, a criatividade e a identidade. Tudo expressando um novo jeito de ser”.

É nesse universo multifacetado da já segunda década do século XXI, que Walter Rodrigues, pesquisador e coordenador do Núcleo de Design da Assintecal, aponta os caminhos das inspirações. “A roupa, mais do que nunca, se transformou em objeto de comunicação. Designers do mundo todo usam suas passarelas para expressar ideias e conceitos, tais como a questão de gênero, o vegano, o de raça e de política, transformando moda em mensagem. Mas isso tudo vem das ruas, a liberdade tão duramente alcançada, possibilita ao uso de roupas e acessórios livres de dogmas de moda, surpreendendo e encantando os observadores da moda, influenciando marcas de roupas, calçados e acessórios, móveis e bijuterias”, explica.

Neste contexto, o lúdico aparece como desconstrução e reconstrução, e como forma de mensagem, identidade e significação. “A arte, a pintura, a cor como contraste do real e construtor de significado também estão presentes neste contexto. Um movimento transformador e constante, onde a não obviedade das formas é que traz o novo, o disruptivo. Mistura que torna a construção potente e viva, onde o otimismo age como rebelião cultural e a transformação em larga escala”, esclarece Walter Rodrigues.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas clicando aqui.

Projeto Conexão Inspiramais aborda o comportamento do consumidor

Projeto traz o tema Play com a proposta de interpretações mais divertidas para a moda, além de orientações sobre referências para as próximas temporadas. Palestras gratuitas acontecem dias 15 e 16 de janeiro, em São Paulo, contando com exposição de novos produtos.

PLAY

RECONFIGURAR O PERÍODO EM QUE ESTAMOS VIVENDO, ADOTANDO O OTIMISMO COMO EVOLUÇÃO.

UM EXERCÍCIO CONSTANTE DE PERMITIR-SE NOVAS PERSPECTIVAS.

COISAS QUE NASCEM NATURALMENTE A PARTIR DO MOMENTO EM QUE NOS DIVERTIMOS.

Um ciclo que começa com o estudo das inspirações e referências de moda, contando com a coordenação do estilista Walter Rodrigues, e segue envolvendo a participação de empresas que recebem orientação para criar e desenvolver materiais inovadores em design e tecnologia para a estação abordada. Realizado pela Assintecal, Abit, CICB e Sebrae, os resultados são novidades para a em moda, com foco em nichos de mercado e maior assertividade comercial para toda a indústria.

O projeto Conexão Inspiramais, que acontece nos dias 15 e 16 de janeiro, poderá ser conferido em São Paulo durante o principal Salão de Design de Materiais da América Latina, o Inspiramais. Apresentado em formato de exposição, o amplo estudo traz produtos elaborados através das referências e cartela de cores da temporada, e ainda conta com palestras ministradas por nomes como o estilista e designer Walter Rodrigues, e o consultor Marnei Carminatti.

Metodologia da Pirâmide: assertividade nos negócios

Todo o estudo é com base na criação da figura de uma pirâmide, que representa os 100% do mercado de moda. Dividida em três estágios que, juntos, vão atender a diferentes necessidades e desejos, facilitando a compreensão de quem é e como se comporta o consumidor - para quem os produtos são criados.

“A moda, hoje, move-se cada vez mais rápido, e precisamos estar aptos a planejar e criar produtos com velocidade e foco, sem perder de vista o desejo do consumidor, a informação de moda e os novos nichos de mercado. Com isso, podemos diminuir a margem de erro e, consequentemente, aumentar os lucros”, explica Walter Rodrigues.

Os 10% são o início de todo o processo, e representam o nascimento das ideias, com base em uma pesquisa direcionada que determina objetivos e sistematiza a inovação e a experimentação. Surgem produtos que se tornam desejos de consumo para as pessoas com muita informação de moda e só se interessem por produtos diferentes e também produtos criados exclusivamente para nichos de consumo ligados à música e ao esporte, servindo de referência para lançamentos futuros.

Os 30% são resultado do estudo do ranking de aceitação dos produtos propostos nos 10%. Com base nesses resultados, a criação é alinhada com os processos industriais. Aqui há uma adequação de modelagem e fabricação para uma ficha técnica definitiva, para a busca da matéria-prima mais competitiva, do fornecedor mais confiável do mercado e para a planificação da distribuição. Neste ponto, o produto incorpora a informação de cores, texturas, acabamentos e estampas prevista nas tendências de moda, preparando-se para a grande produção e venda no mercado.

Os 60% estabelecem um momento de produção rápida e lucrativa, tendo em vista a experimentação, nos 10%, e o processamento, nos 30%. As etapas anteriores fornecem ferramentas que facilitam a aceitação e o sucesso comercial dos produtos no mercado. Os produtos que são a referência da empresa precisam ser constantemente atualizados através da avaliação do ranking, implementando venda de novos produtos que substituem os itens sem apelo de mercado.














Confira as datas das palestras do Conexão Inspiramais:

Encontro Conexão Inspiramais 2020_I

Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design da Assintecal

Data: 15/1

Horário: 9h30

Local: Espaço Conexão Inspiramais


Encontro Conexão Inspiramais 2020_I

Marnei Carminatti, designer e consultor da Assintecal

Data: 15/1

Horário: 14h

Local: Espaço Conexão Inspiramais


Encontro Conexão Inspiramais 2020_I

Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design da Assintecal

Data: 16/1

Horário: 9h30

Local: Espaço Conexão Inspiramais

Imprensa de oito países da Europa e América Latina se reúnem em São Paulo para conhecer os processos da indústria brasileira de moda

Jornalistas internacionais das revistas Vogue, Glamour México, L´Officiel Argentina, Leather International (Holanda), Shoes Magazine (Rússia), Prensa Técnica (Espanha), World Footwear (Portugal), Expo Detalles Peru Sac (Peru) e El Colombiano (Colômbia) compõem parte do grupo de imprensa que receberá de perto os lançamentos e inovações brasileiras para a moda mundial em lançamento no Inspiramais, Salão de Design e Inovação de Materiais da América latina.

A visita de jornalistas internacionais é realizada pelo projeto By Brasil Components, Machinery and Chemicals, ação de incentivo às exportações executada em parceria pela Assintecal e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), e tem como objetivo que jornalistas e formadores de opinião de veículos internacionais possam conferir de perto todo o processo de produção da moda brasileira, assim como nossa qualidade e design dos produtos, acompanhando todas as atividades do Inspiramais.

O Inspiramais é promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Tem patrocínio da Cipatex, Altero, Bertex, York, Advance Têxtil, SappiDinaco, Wolfstore, Caimi&Liason, Brisa, Intexco, Tecnoblu, Britânnia Têxtil, Cofrag, Colorgraf, Endutex, Componarte, Branyl, Berlan, Suntex e Aunde Brasil e conta com o apoio da ABEST, ABIACAV, Abicalçados, IBGM, Instituto By Brasil (IBB), In-Mod, ABVTEX, Ápice, Abimóvel e Guia JeansWear by Style WF e Francal.

SERVIÇO

Inspiramais 2020_I

Data: 15 e 16 de Janeiro

Local: Centro de Eventos Pro Magno (Avenida Ida Kolb, 513, Casa Verde, São Paulo)

Horário: 9h às 19hs

Entrada gratuita para profissionais do setor

Inscrições e informações aqui.

Fonte: assessoria

Veja também:

17/08/2019
Mega Artesanal foi o grande ponto de encontro e de negócios das artes manuais e do artesanato
Na edição de 2019, foram 400 expositores da indústria, comércio, ateliês e artesãos, 14 exposições, um Desafio de Moda, lançamentos de dois livros, milhares de cursos por dia, a maioria gratuitos, um inédito Boulevard das Artes e outras surpresas.
12/08/2019
Prêmio Caio 2019: categorias de Estandes passam a ser exclusivas para montadoras
A realidade das feiras, não importa o porte, sugere de imediato a presença de estandes. São estruturas pré-moldadas, que abrigam pessoas e tudo aquilo que se queira exibir e apresentar ao público. Alinhados em ruas e identificados no mapa do evento, diferenciam-se em tamanho, formato, design, funcionalidades e atrativos visuais. Estandes bem resolvidos demandam serviços profissionais e empresas especializados. Abrigam a marca do expositor e os colaboradores destacados para maximizar o retorno sobre investimento (ROI).
09/08/2019
ABCasa Fair terá 100 mil lançamentos e presença inédita do setor de cama, mesa e banho
Vencedora do Prêmio Caio 2018, feira teve o crescimento mais vertiginoso dos últimos anos.
06/08/2019
Seminário Prêmio Caio mostra cases vencedores de 2018 na Brazil Promotion
Entre os dias 6 e 8 de agosto, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, a Eventos Expo Editora promove o Seminário Prêmio Caio 2019, com retrospectiva dos cases vencedores da 19ª edição do Prêmio Caio, realizada no ano passado.
Newsletter
Receba as novidades