Canais
Feiras
publicado em 06 de julho de 2019 - 12h21

Setor de franquias apresenta lançamentos e tendências na ABF Expo 2019

De 26 a 29 de junho, no Expo Center Norte, ocorre a 28ª ABF Franchising Expo, a feira oficial do franchising brasileiro com cerca de 400 expositores.

Da Redação

O ritmo de expansão mais forte e as perspectivas econômicas melhores levaram o setor de franquias a registrar um crescimento nominal de 7% no 1º trimestre deste ano, ou seja, um ritmo mais intenso se comparado ao mesmo período de 2018 que foi de 5,1%. O faturamento passou de R$ 38,762 bilhões para 41,464 bilhões. Considerando-se os últimos 12 meses, o crescimento foi de 7,5%, é o que revela a última pesquisa realizada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising. Quanto ao movimento de abertura e fechamento de lojas no 1º trimestre de 2019, o estudo apontou uma variação positiva do saldo total de 2,5%, mais do que o dobro do 1º trimestre de 2018. Os lançamentos e tendências deste setor serão o foco da 28ª ABF Franchising Expo, vitrine oficial do mercado de franquias brasileiro, que ocorre de 26 a 29 de junho, no Expo Center Norte. São esperadas cerca de 400 marcas expositoras, do Brasil e do Exterior, e uma visitação de mais de 60 mil empreendedores.

Para o presidente da ABF, André Friedheim, “dois fatores contribuíram com o desempenho do setor. O ritmo mais forte de expansão em 2018 e de janeiro a março de 2019 – associado a definição do quadro eleitoral e a um mercado de trabalho desaquecido – e alguns movimentos positivos no varejo alavancados por um consumidor menos retraído. O crescimento do setor reflete também os ajustes realizados pelas redes nos últimos três anos, principalmente a busca por mais eficiência, o desenvolvimento de modelos de negócio mais enxutos e a diversificação de canais de venda, linhas de produtos e consumidores”.

De acordo com a ABF, os segmentos do franchising que mais cresceram no primeiro trimestre de 2019 foram Casa e Construção (12,9%), Serviços Automotivos (12,7%), Comunicação, Informática e Eletrônicos (9,7%), Serviços e Outros Negócios (9,6%) e Saúde, Beleza e Bem Estar (9,2%).

Nos 31 mil m² de feira, a ABF Expo 2019 está se preparando para apresentar opções de franquias nos mais variados setores da economia nacional, com investimento inicial inferior a R$ 90 mil até mais de R$ 1 milhão, dos segmentos já citados e outros como Alimentação, Moda, Serviços Educacionais, Entretenimento e Lazer, Hotelaria e Turismo e Limpeza e Conservação. Completando o ecossistema do setor, participam também da feira fornecedores do franchising, shopping centers e pontos comerciais.

A pesquisa da ABF apontou movimentos importantes em relação ao ponto de venda, que também se refletem na feira de franquias. Depois de alguns anos de queda, cresceu a participação dos shoppings enquanto local do ponto de venda, passando de 21,5% em 2018 para 24,9% em 2019. “Desde o ano passado os shoppings esboçam uma reação que começa a aparecer em nossos números. A vacância e a mudança do mix, com mais lojas de alimentação e entretenimento, criaram boas oportunidades para o franchising”, explica Vanessa Bretas, gerente de inteligência de mercado da ABF. Esse movimento, no entanto, não reverteu outra tendência registrada nos últimos anos, o crescimento dos pontos alternativos, com destaque para o home office, cuja participação passou de 4,9% em 2018 para 6,7% em 2019. Em termos de modelo de operação, houve um crescimento expressivo dos quiosques (de 6,5% em 2018 para 8,6% em 2019), mas outras modalidades alternativas tem participações relevantes como é o caso de Home-based (6,0%) e Atendimento à Domicílio (2,1%).

“Esses dados mostram que os formatos alternativos têm muito potencial de crescer no Brasil. Não por acaso, muitas redes devem lançar formatos diferenciados ao longo da feira. Além de propiciar o alcance de novos mercados e consumidores, muitas vezes, esses formatos favorecem a chegada de novos empreendedores ao franchising”, ressalta André Friedheim.

Atrações

A feira oferece também espaços temáticos como a Arena do Conhecimento, com apresentações sobre diversos temas associados ao mercado de franquias no Brasil, o Boulevard de Microfranquias, com redes cujo investimento inicial é de até R$ 90 mil, e o Montando Minha Franquia, que reunirá fornecedores do sistema de franchising à exemplo de ferramentas de TI, serviços de marketing, geolocalização, design de ponto de venda, sistemas de pagamento, entre outros. Haverá ainda o Lab ABF by Oasis Lab, um espaço que reúne diversas startups em um único ambiente com soluções para franqueadores e franqueados de diferentes segmentos. Por fim, destaque para a criação do Exhibitor Business Lounge, espaço dedicado para interações, encontros e negócios do expositor da feira.

A venda de ingressos online está aberta

Os interessados em visitar a ABF Franchising Expo 2019 já podem garantir seu ingresso. O primeiro passo é realizar o credenciamento online pelo site, o que facilita a entrada na feira, evita filas e garante o desconto de antecipação sobre o preço da bilheteria local. Ou seja, a compra do ingresso online sai pelo valor promocional de R$ 70,00 mesmo durante a realização do evento, de 26 a 29 de junho. E na bilheteria local, a venda de ingressos terá o custo de R$ 80,00 (sem o desconto). Cada ingresso é individual, intransferível e dá direito a uma credencial válida para acesso aos 4 dias do evento.


SERVIÇO

28ª ABF Franchising Expo

Data: 26 a 29 de junho de 2019

Horários: 26 a 28/6 – das 13h às 21h / 29/6 – das 11h30 às 18h30

Local: Expo Center Norte – Pavilhões Branco e Azul

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP

Preço do Ingresso Online: R$ 70,00

Preço do Ingresso na Bilheteria do Evento: R$ 80,00

Cada ingresso é individual, intransferível e dá direito a uma credencial válida para acesso aos 4 dias do evento.

Informações ao público: (11) 3017-6800

Website

Fotos da edição de 2018

Importante: A participação nas apresentações simultâneas à feira, que compõem a ABF Franchising Week, exige credenciamento específico e seu conteúdo está direcionado ao público de expositores e franqueadores. Saiba os valores de participação e detalhes da programação no site.

Confira abaixo imagens de alguns stands da ABF Expo 2019 (Fotos: Polly Feiras & Eventos)

 Projetando Artes para LAUNDROMAT
 Module Arquitetura para BICALHO
 JMK Design para TRIBUTARIE
 HGD Stands para DOCTOR FEET
 Focal Point para REI DO ESCONDIDINHO
 Central Eventos para LEGAL CONTROL
 AC1 Eventos para GSPP
 Arquiplano Stands e Cenografia para MERCADÃO DOS ÓCULOS
 Creall Arquitetura Promocional para SORRIDENTS
 Ideal Eventos para SCHOOL OF ROCK
 MMLA para NEW ERA
 Octarte Arquitetura em Eventos para LIVRARIA ABF
 Opção Arte em Eventos para MAXILABOR
 Pro 1000 Stands para MOURA SISTEMAS DE GESTÃO
 Proarts para BOBS
 Proarts para BOBS
 Triart para TRUST


Fonte: assessoria

Veja também:

17/10/2019
Jeanine Pires palestra no lançamento da Feira Internacional de Turismo da Amazônia
O lançamento da 9ª FITA terá palestra magna da diretora da Pires e Associados e ex-presidente da Embratur, a partir das 19h, no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia, em Belém.
15/10/2019
GCVB marca presença na FIT Argentina
A Viva Enjoy, empresa especializada em serviços receptivos (incoming), representou o Visite Guarujá na Feira.
03/10/2019
Longevidade Expo+Fórum termina em grande estilo
Edição conceito para público 50+ supera previsões dos organizadores e encanta as mais de 10 mil pessoas que visitaram o Expo Center Norte.
03/10/2019
Brasil é o segundo maior mercado pet do mundo
Animal Health South America 2019, que acontece de 2 a 4 de outubro, reúne mais de 100 marcas e mais de 200 horas de conteúdo.
Newsletter
Receba as novidades