Uruguai traz o turismo GLS ao festival

Pelo quinto ano consecutivo, Festuris promove salão destinado ao segmento.
Punta del Este é um destino bastante procurado pelo público




O turismo homossexual no Uruguai vive um momento de forte crescimento, impulsionado por empresas que implementam variadas estratégias para seduzir um setor que se destaca por seu alto poder aquisitivo. Prevendo de antemão esta crescente no setor, o Festival do Turismo de Gramado criou, há cinco anos, o Salão GLS, onde reúne as empresas específicas deste segmento e busca evidenciar os negócios que podem ser realizados. Nesta 25ª edição do evento, o Uruguai é um entre vários destinos presentes no espaço, além de empresas internacionais, nacionais e imprensa.

Artigos em publicações internacionais especializadas no turismo gay, hotéis, pousadas ou discotecas "gay friendly" (amigáveis ou tolerantes com os homossexuais) mostram um nicho de mercado que nos últimos anos chamou a atenção de empresários e das autoridades turísticas, que trabalham pelo crescimento de um setor ainda incipiente no Uruguai.

Sinal do interesse deste público foi a inauguração, no fim de 2011, em Punta del Este, de um hotel onde os homossexuais são bem-vindos em uma praia nudista que já tinha duas pousadas com ofertas para este público. Além do desenvolvimento do setor, há uma aposta do governo nacional e da intendência de Montevidéu, que há três anos começaram a analisar a possibilidade de implementar políticas específicas para atrair esse setor turístico.

Nos últimos anos, o Uruguai se tornou um dos destinos preferidos dos brasileiros. O número de turistas brasileiros no Uruguai cresceu 13% entre 2010 e 2011, quase o dobro da alta registrada pela Argentina, que foi de 7%, de acordo com o Ministério de Turismo (MTur).

Fonte: Assessoria de Imprensa