WTM Latin America apresenta novidades da 8ª edição do evento

Manutenção do programa Women in Travel, realização da 1ª edição do Prêmio de Turismo Responsável e lançamento do Programa de Estudantes foram alguns dos temas debatidos.

O Palácio Tangará foi o espaço escolhido para receber os convidados da WTM Latin America em um café da manhã com muitas novidades. A diretora do evento, Luciane Leite e a gerente de marketing da WTM Latin America, Thais Del Bem, pontuaram os programas que se repetem na edição 2020 e o que há de novo para o próximo ano.

Luciane Leite destacou, entre outros, o empenho da equipe e os bons resultados conquistados na edição 2019, o trabalho contínuo de benchmark com as demais feiras do portfólio WTM, as boas práticas validadas junto ao Conselho Consultivo e a ativa participação de organizações da América Latina com a ampliação de ações, expositores e parcerias dentro e fora do evento.

Luciane Leite, Diretora da WTM

A 1ª edição do Prêmio de Turismo Responsável, único prêmio de abrangência latino-americana, foi destaque durante o bate-papo. Com cerca de 15 projetos inscritos, o tema recorrente em todo o portfólio global da WTM merece atenção e será cada vez mais presente no evento latino-americano. De acordo com Luciane, o turismo responsável precisa ser cada vez mais valorizado. “Estamos trabalhando a partir de três pilares de sustentação: econômico, ambiental e social. Neste sentido, temos uma série de ações de sustentabilidade já confirmadas como ecobags, catálogo com papel reciclado, programas de inclusão, parcerias com ONGs, entre outras ações que vão confirmando nosso compromisso com o tema. Sabemos que é um caminho desafiador e queremos, cada vez mais, implementar ações concretas para tornar o nosso evento mais sustentável”, explica.

No pavilhão 2020, a organização do evento contratará food-trucks de refugiados, incentivará a redução do uso de papéis e buscará alternativas para que, ao final da feira, os materiais utilizados tenham uma destinação correta e consciente.

O Travel Forward, evento de tecnologia em turismo e hospitalidade se mantém para o próximo ano, e na 8ª edição, terá dois dias de palestras específicas sobre o setor e um espaço para um trabalho em conjunto com start-ups. Assim como o programa Women in Travel, que a exemplo da edição deste ano, oferecerá mentoria para mulheres que desejam empreender no turismo.

Luciane refletiu sobre um questionamento muito comum: o futuro das feiras. E afirmou que as feiras continuam sendo uma importante ferramenta de networking, e as relações pessoais - o face to face-, seguem sendo diferenciais para a geração de negócios, proposição de parcerias, aproximação de interesses e gerador de confiança mútua. Acredito que mesmo com as tecnologias disponíveis, as feiras seguem em um ritmo de crescimento positivo e vemos isso inclusive no interesse das pessoas em visitarem o evento.

Nesse sentido, a executiva reforçou o WTM Live, uma iniciativa que fomenta negócios e experiências para além do pavilhão. “Tem destinos que querem ir além dos estandes, querem oferecer experiência. Com o WTM Live criamos oportunidades tailor made para atender essa demanda junto ao expositor”, afirma. Costa Rica, Peru e Chile são exemplos dessas ações, que trazem a América Latina fortalecida e mais presente no evento de formas diferentes.

Outro programa que será dado continuidade é Corporate Travel Area, que terá no primeiro dia do evento, conteúdo focado para travel managers. Já o 2º dia será dedicado aos meeting planners com curadoria da MPI e conteúdo específico para o segmento MICE.

O 3º dia do evento terá um Programa inédito para estudantes, em parceria com Institute of Travel & Tourism (ITT), responsável pelo programa Future You. Essa será a primeira edição do programa no evento latino-americano, que já está consolidado na feira de Londres. À frente do projeto está a professora Mariana Aldrigui, pesquisadora em Turismo na USP e Coordenadora da GTTP (Global Travel and Tourism Partnership) no Brasil.

Thais Del Ben, Gerente de Marketing da WTM

“É também nossa responsabilidade preparar os profissionais do futuro. Por isso, teremos uma programação dedicada à carreira deles, pois em breve, esses estudantes estarão no mercado desempenhando funções que podem determinar o futuro do setor”, reforça Thais.

Outros pontos como a parceria com a câmara LGBT - que terá ações especiais dentro do evento -, e o resultado de uma pesquisa realizada com os agentes de viagem que indicaram o continente asiático como principal destino, foram abordados, além da planta do evento.

“Estive por muitos anos no papel de cliente e hoje, atuo do outro lado. Essa expertise e olhar apurado agrega muito na concepção do evento. Temos uma preocupação enorme com a entrega e satisfação de nossos clientes e trabalhamos continuamente para trazer melhorias, inovações e atender as demandas do mercado. E vemos essa evolução ano após ano”, finaliza Luciane.

Luciane Leite e Thais Del Ben apresentam novidades da 8a edição do evento durante café da manhã


Fonte: assessoria