Canais
Feiras
publicado em 29 de abril de 2021 - 15h35

WTM Latin America revela vencedores da 1ª Edição do Prêmio de Turismo Responsável

Iniciativas do Brasil, Colômbia, Costa Rica e México tiveram seus projetos reconhecidos

Da Redação

Hoje, 29, às 14h foi realizada a cerimônia de entrega dos vencedores da 1ª edição do Prêmio de Turismo Responsável promovida pela WTM Latin America. A premiação revelou os Gold e Silver Winners em quatro categorias: Melhor contribuição para a conservação da vida selvagem; Melhor atração do patrimônio cultural; Melhor iniciativa para redução da pobreza e inclusão e Melhor destino para o turismo responsável.

Ao todo, foram 53 inscritos, dos quais 13 foram selecionados como finalistas e quatro os vencedores do prêmio. “Reconhecer, apoiar e incentivar as boas iniciativas que se perpetuam em nosso mercado de forma sustentável e inteligente é o que desejamos com a entrega desse prêmio”, disse Simon Mayle, diretor da WTM Latin America na abertura do evento.

Os projetos finalistas foram avaliados sobre seis aspectos: conquistas, influência, inovação, impacto para a comunidade local, gerenciamento e sustentabilidade do empreendimento e experiência do cliente. “Levamos em conta o fato das iniciativas serem viáveis, originais e replicáveis”, explicou Gustavo Pinto, Coordenador do Prêmio de Turismo Responsável na América Latina.

Da Colômbia a iniciativa Awake Travel foi o Gold Winner na categoria “conservação da vida selvagem”. A empresa tem por objetivo “inspirar e capacitar as pessoas a proteger a natureza", realizando um trabalho de acompanhamento e desenvolvimento de negócios turísticos que visem a conservação de ecossistemas e que tenham preocupações socioeconômicas.

Já na categoria “patrimônio cultural”, a Brasil Food Safaris, empresa brasileira foi a Gold Winner. A iniciativa promove a valorização das culturas regionais através do patrimônio alimentar, colocando grupo de viajantes em contato com pessoas ou comunidades que usem práticas tradicionais ou utilizem ingredientes que possam estar em risco de desaparecer.

A Expediciones Sierra Norte, do México, foi a Gold Winner na categoria “melhor iniciativa para redução da pobreza”. A iniciativa distribui os lucros das atividades turísticas realizadas nas comunidades com diversos prestadores de serviços, ao invés de uma única entidade. Dessa forma, permite que o turismo seja uma fonte de renda, mesmo como atividade complementar.

Por fim, na categoria “melhor destino para o turismo responsável”, o Instituto Costarricense de Turismo – ICT (da Costa Rica, foi o vencedor. Eles possuem certificados de sustentabilidade do Turismo, programas sociais para potencializar o desenvolvimento da atividade no país de forma sustentável, além de diversos programas em andamento há décadas.

Os outros nove finalistas selecionados para concorrer ao prêmio receberão o selo Silver Winner, como forma de reconhecer o empenho e a relevância dos projetos para o setor. “O fato de chegarem como finalistas já é por si só um reconhecimento importante. Nosso papel é continuar incentivando essas iniciativas para que estejam cada vez mais estruturadas e legitimadas no mercado em que atuam. Parabéns a todos os vencedores”, finaliza Thaís Del Ben, gerente de marketing da WTM Latin America.

Conheça os premiados

Fonte: Assessoria

Veja também:

06/05/2021
Francal Feiras promove webinário especial sobre os desafios da maternidade na pandemia
Encontro no dia 6 de maio convida mães com perfis diferentes para compartilhar suas trajetórias inspiradoras
04/05/2021
Festuris Connection apresenta Sebrae como apoiador do turismo
O Festuris Connection Top Performer, evento híbrido de conteúdo que terá como destaque a imersão em vendas Top Performer nos dias 6 e 7 de maio, em Gramado, contará com o Sebrae Nacional como patrocinador. Mais uma marca que acredita no potencial de transformação do turismo, aposta em eventos que levam conteúdo ao mercado e trabalha forte para o fomento ao empreendedorismo.
28/04/2021
Francal Feiras anuncia adiamento da Explolazer & Outdoor Living para 2022
O evento que acontece no Brasil, e é o único na América Latina, reúne todos os temas e novidades do setor, trazendo além de atividades integradas como aulas, fóruns e encontros para networking muitas oportunidades de negócio.
27/04/2021
Prêmio de Turismo Responsável da WTM Latin America acontece na quinta, 29 de abril
No próximo dia 29 de abril de 2021, às 14h, a WTM Latin America promove a cerimônia de entrega dos vencedores da 1ª edição do Prêmio de Turismo Responsável promovida pelo evento. A cerimônia será exibida na plataforma WTM Global Hub.
Newsletter
Receba as novidades